FlatOut!
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Automobilismo

24 Horas de Le Mans 2019 ao vivo: acompanhe cada segundo com os flatouters!

Fala, galera! Chegou o mais longo dia do ano: as 24 Horas de Le Mans. E mantendo nossa tradição, aqui está mais uma uma edição do nosso guia para acompanhar cada segundo das 24 Horas de Le Mans. Há muita coisa bacana sobre a corrida deste fim de semana espalhada por aí, mas não se preocupe: juntamos aqui tudo o que você precisa para acompanhar cada minuto das 24 Horas de Le Mans ao vivo!

A primeira coisa que você vai precisar é um monte de café ou energéticos que te ajudarão a se manter acordado pelas 24 horas de prova. Depois, sempre é legal ter com quem comentar a corrida e isso nós vamos oferecer aqui, na nossa caixa de comentários, como fazemos todos os anos — e quebramos recordes de comentários no site.

Mas números são apenas números, e o que importa de verdade pra gente é que vocês estejam por aqui acompanhando com os FlatOuters. Por isso, vamos logo ao que interessa!

 

Os destaques

Não precisamos dizer que o grande nome deste ano ainda é Fernando Alonso. Ele está disputando a temporada completa do WEC e já venceu a edição passada da 24 Horas de Le Mans. Mas diferentemente da edição passada, neste ano a pole position ficou com o outro trio, de Kamui Kobayashi, Pechito López e Mike Conway, que também são favoritos afinal estão com um carro tecnicamente superior aos demais LMP1, que não usam tecnologia híbrida.

Contudo, para este ano o regulamento alterou a Equivalência de Tecnologia (EoT) para diminuir a diferença de desempenho entre os híbridos (LMP1-H) e os não-híbridos. O resultado é que os melhores LMP1 ficaram a menos de 1 segundo dos LMP1-H da Toyota na classificação — a pole foi conquistada com 3:15,497 — o que significa que, se depender apenas do desempenho do carro, a Toyota terá uma concorrência mais acirrada neste ano.

Mas… dizem que Le Mans escolhe seus vencedores, então qualquer palpite seria apenas um palpite. Por isso não podemos descartar as chances das demais equipes da LMP1, em especial os BR1 da SMP Racing e os R13 da Rebellion Racing.

Farfus, Baptista, Derani, Serra, Senna, Negrão e Fraga. Foto: José Mário Dias

Se você faz questão de torcer pelos brasileiros, neste ano não teremos tantos quanto em 2017, mas serão sete pilotos: Bruno Senna no Rebellion #1 (LMP1), André Negrão no Alpine A470 #36 da Signatech (LMP2), Daniel Serra na Ferrari 488 GT Evo #51 da AF Corse (GTE Pro), Pipo Derani na Ferrari 488 GT Evo #89 da Risi (GTE Pro), Augusto Farfus no BMW M8 GTE #82 da BMW Mtek (GTE Pro), Felipe Fraga no Ford GT #85 (GTE Am) e Rodrigo Baptista na Ferrari 488 GTE #84 (GTE Am).

 

As categorias

Como você já deve saber, a categoria principal de Le Mans é a LMP1, identificada pelos números sobre o fundo vermelho. São os protótipos mais rápidos e mais avançados, com regulamento relativamente permissivo para motores, uma subcategoria para híbridos e restrições para pilotos: das classificações Platinum, Gold, Silver e Bronze usadas pela FIA, os pilotos do nível Bronze não podem disputar a corrida na LMP1, ficando limitados à LMP2 ou GTE.

A LMP2 é uma categoria de protótipos com custos mais controlados, o que equilibra mais a disputa — e por este motivo é mais concorrida que a LMP1. Todos eles usam motores V8 de 4,2 litros — atualmente fornecidos somente pela Gibson — e são identificados pelos números brancos sobre o fundo azul. Os pilotos precisam ter o nível Silver ou Bronze, no mínimo.

Abaixo da LMP2 estão os GTE, baseados em carros produzidos em série. A categoria é dividida em duas subcategorias: Pro e Am. A LM GTE Pro é voltada aos pilotos profissionais, que precisam ter o nível Silver ou Bronze, enquanto a Am é voltada aos “gentlemen drivers”, que precisam apenas de um membro do trio de pilotos com nível Silver ou Bronze. Os carros da GTE Am também precisam ter ao menos um ano de competição ou usar as configurações da GTE Pro do ano anterior.

 

Quem é quem?

Não quer ficar perdido? Então este guia do Spottersguides.com, com todos os carros, pilotos e números, é exatamente o que você procura. Para baixar  a versão em alta resolução (um PDF de três páginas) basta clicar aqui.

 

Como assistir

A prova começará às 10h da manhã de amanhã, horário de Brasília (15h no horário local), mas você já pode ir se preparando para acompanhar. Como todos os anos, serão feitas transmissões em tempo real por rádio, Facebook, TV paga, streaming ao vivo, Twitter e aplicativos para dispositivos móveis. E é claro que a gente vai te dar uma mãozinha para encontrar as melhores formas de acompanhar!

O site oficial do evento fará a transmissão ao vivo, mas desde 2016 ele não é gratuito: é preciso comprar o stream completo por 10 euros mais impostos (6,8% de IOF) o que dá cerca de R$ 46. Se você não quiser desembolsar essa grana, as fabricantes também farão suas tradicionais transmissões com câmeras dentro dos carros — Ford e Toyota (basta clicar nos links). Se você manja um pouco de inglês, vale ficar ligado na transmissão ao vivo da Radio Le Mans enquanto assiste à corrida. No site oficial de Le Mans, também há a tabela de tempos atualizada em tempo real.

https://www.youtube.com/watch?v=snELu2T1ZOs

Na TV paga, você precisa ter Fox Sports 2. O canal irá transmitir duas janelas da prova que somarão oito horas e meia ao vivo; a primeira de seis horas das 10h às 16h; e a segunda transmitindo as duas últimas horas a partir das 8h de domingo. A transmissão será narrada por Hamilton Rodrigues e comentada por Edgard Mello Filho.