

Bem-vindo ao Goodguys Temporada 3, uma iniciativa do FlatOut!
Campanha autorizada pelo Ministério da Economia. Certificado de autorização SECAP/ME nº 01.018860/2022

no dia 2 de abril de 1988 ha exatos trinta anos e quatro dias foi fundada a subaru tecnica international divisao de competiçao de uma das fabricantes japonesas mais populares do planeta na verdade podemos dizer que a subaru deve boa parte de sua reputaçao justamente a sti que nestas tres decadas esteve envolvida em todas as atividades de competiçao da fabricante e tambem no desenvolvimento do carro mais importante da subaru para seu publico entusiasta o wrx sti tanto o carro de rali quanto a versao de rua tem muito mais do que um dedo da subaru tecnica international [gt40 content search= subaru widget= 1 title= subaru no gt40 ] a divisao foi criada pela fuji heavy industries em 1988 com dois objetivos principais desenvolver os carros de competiçao da subaru especialmente para o campeonato mundial de rali world rally championship o wrc e tambem cuidar da criaçao e da venda de componentes de alto desempenho para carros de rua no fim das contas uma coisa dependia da outra e estranho pensar que ha 30 anos nao existiam o subaru legacy e nem o impreza certamente os dois carros mais populares da marca ate hoje mas e isto ai quando a sti começou a trabalhar em modificaçoes no legacy para chegar a uma receita para os ralis o seda ainda era novidade ele foi criado como um rival para caras como o honda accord e o toyota camry nas ruas do japao para isto a subaru deu a ele um novo motor boxer mais silencioso potente e economico o motor ej utilizado pela subaru ate hoje e um estilo mais comportado e convencional que os outros subaru lançados ate entao que tinham visual mais ousado e esquisito em comparaçao aos carros de outras companhias [youtube id= 2jibf2mgxdw width= 620 height= 350 ] acontece que a subaru tambem foi a unica companhia a apostar em seu seda careta para triunfar nos estagios de rali mas antes eles tiveram de provar que o legacy tinha calibre para isto as evidencias estavam ali seu tamanho relativamente compacto a força do novo boxer de quatro cilindros e o comportamento dinamico acima da media graças a adoçao da suspensao independente nas quatro rodas mcpherson na dianteira e chapman struts na traseira e da traçao integral faziam dele naturalmente adequado as competiçoes em estradas de terra entao em janeiro 1989 as vesperas do lançamento do legacy a sti pegou tres exemplar da versao mais potente do seda o legacy rs que era equipado com uma versao com turbo e comando duplo no cabeçote do motor ej20 e deu um trato neles o flat 4 de dois litros entregava 220 cv e era acoplado exclusivamente a uma caixa manual de cinco marchas havia versoes com motor naturalmente aspirado de 150 cv e cambio automatico e nas maos dos engenheiros da sti recebeu um novo turbo e componentes internos mais resistentes os tres carros todos com traçao nas quatro rodas tambem foram equipados com tanques de combustivel maiores depois eles foram levados para uma pista de testes da fia em phoenix no arizona como parte de uma estrategia para gerar buzz nos eua onde o legacy começaria a ser vendido em breve resultado do dia 2 ao dia 21 de janeiro de 1989 um dos carros foi guiado por 100 000 km durante 447 horas 44 minutos e 9 9 segundos sem parar a uma velocidade media de 223 345 km/h um recorde que foi oficializado e permaneceu de pe ate abril de 2005 como contamos recentemente foi com um legacy que a sti estreou no wrc o legacy rs preparado para ralis era equipado com uma de 290 cv e 40 mkgf de torque do motor ej20 turbo de dois litros a força era moderada por uma caixa manual da x trac e enviada para as quatro rodas atraves de um diferencial central com acoplamento viscoso alem de um diferencial de deslizamento limitado em cada eixo o legacy estreou no wrc em 1990 e de inicio pintura branca e rosa em 1992 ela foi substituida pela classica combinaçao de azul e amarelo da marca de cigarros 555 o legacy foi o carro que iniciou a parceria entre a sti e a equipe/preparadora britanica prodrive a sti trabalhava no conjunto de motor e cambio e no acerto dinamico do carro equanto a prodrive ficava responsavel pela execuçao do projeto e pela montagem e manutençao dos carros naquele mesmo 1992 a subaru lançou o impreza um carro mais compacto leve e moderno que gradualmente substituiu o legacy no posto de carro de rali da subaru ao longo de 16 anos a subaru conquistou tres titulos de construtores e tres titulos de pilotos no wrc o primeiro titulo foi conquistado em 1995 com o lendario colin mcrae que na epoca era a revelaçao da categoria [youtube id= 5a4x6n4igus width= 620 height= 350 ] ja o ultimo foi conquistado em 2003 a subaru ainda levou cinco anos para retirar se do wrc em 2008 preferindo concentrar se em categorias japonesas de turismo e modalidades alternativas de automobilismo como o rallycross a sti continuou e continua responsavel pela mecanica destes carros mas passou a dar mais atençao aos carros de rua nas decadas de 1990 e 2000 eles eram especiais de homologaçao os carros de rali mas nos ultimos anos eles se tornaram esportivos de rua por excelencia [youtube id= ci cbpnc6xy width= 620 height= 350 ] a geraçao mais recente do wrx lançada em 2015 e um exemplo alem de ser separado do restante da familia impreza o carro assumiu a personalidade de um rival de tres volumes para hot hatches como o ford focus rs o volkswagen golf r e o honda civic type r ha especulaçoes a respeito de um wrx sti hibrido baseado na atual geraçao do impreza o que sera uma evoluçao radical no perfil do modelo e da propria sti para marcar o aniversario selecionamos alguns dos carros mais interessantes que a sti fez em seus trinta anos confira agora subaru impreza wrx 22b claro que existiram outros wrx mais potentes e velozes que 0 22b mas so poderiamos começar com ele depois de seis anos recebendo atualizaçoes praticamente anuais em 1998 o impreza wrx sti de primeira geraçao alcançou seu apice alem da desejavel combinaçao de carroceria de duas portas pintura azul blue mica e rodas douradas o wrx sti 22b tinha um belissimo motor o ej22 que como o nome indica era um ej20 deslocamento ampliado para 2 2 litros de 1 994 cm³ para 2 212 cm³ [youtube id= a535xyidmf0 width= 620 height= 350 ] a potencia declarada era de 280 cv ainda que na pratica ficasse bem mais perto dos 300 cv o sti comum tambem tinha 280 cv mas eles chegavam 400 rpm antes no 22b — 6 000 rpm contra 5 600 rpm o torque maximo aumentava de 29 6 mkgf para 36 7 mkgf apenas 424 unidades do sti 22b foram produzidas em 1998 400 para o japao e 24 para exportaçao e elas custavam tres vezes o preço de um sti normal subaru impreza wrx sti s201 como voce deve saber por muito tempo as fabricantes de automovel japonesas seguiam um acordo informal que limitava a potencia de carros produzidos em serie vendidos no pais a 280 cv na pratica nao era dificil burlar o acordo bastava anunciar que o carro tinha a potencia limite e na pratica dar a ele um pouco mais contudo em 2001 a subaru decidiu fazer o certo pelo certo como a restriçao so se aplicava a carros produzidos em serie versoes especiais de tiragem limitada poderiam ser mais potentes e o wrx sti s201 fazia questao de mostrar que era um carro especial a subaru tecnica international deu a ele um body kit nada discreto quase tuning com para choques mais volumosos largas saias laterais e uma asa traseira obscenamente grande [youtube id= gpz4_dp7hpe width= 620 height= 350 ] mas nao era so perfumaria o s201 tambem tinha mais pressao no turbo escape menos restritivo e reprogramaçao eletronica para que o flat 4 de dois litros entregasse 300 cv alem disso o carro recebia um diferencial dianteiro com autoblocante e suspensao ajustavel foram feitos 300 exemplares [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] subaru impreza wrx sti s203 um novo wrx sti especial foi lançado em 2003 ja na segunda geraçao o chamado s203 tinha visual mais discreto e um motor 2 0 turbo preparado para entregar 325 cv a 6 400 rpm sendo capaz de girar ate as 8 000 rpm rotaçao impressionante para um sobrealimentado a turbina era nova roletada e o motor tambem passou por uma reprogramaçao eletronica [youtube id= vg ntglu2wc width= 620 height= 350 ] o s203 tambem tinha rodas exclusivas bbs de 18 polegadas calçadas com pneus pirelli novamente a produçao foi limitada em 300 carros subaru forester sti agora nem todo sti e um impreza em 2004 pela primeira vez o crossover forester recebeu uma versao sti o subaru forester e o tipo de crossover que a gente respeita um misto de perua com utilitario off road com estilo agradavel traçao integral e dinamica bem acertada no asfalto e fora dele o forester sti adicionava a receita o mesmo motor de 2 5 litros turbo do wrx sti vendido em 2005 acertado para render 320 cv acoplado a um cambio manual de cinco marchas o forester sti estava disponivel na classica cor azul blue mica e tinha todo o tratamento das versoes mais potentes dos carros da subaru freios brembo rodas maiores com pneus de perfil mais baixo bancos recaro supensao mais rigida e firme e aerodinamica retrabalhada subaru impreza wrx sti spec c type ra r em 2007 ultimo ano da segunda geraçao do impreza a subaru lançou a ediçao especial wrx sti spec c type ra r feita para homologar o carro de rali do grupo c para o wrc novamente 300 exemplares foram fabricados equipados com o mesmo motor 2 0 turbo de 325 cv e 8 000 rpm usado no s203 o toque extra ficava por conta dos paineis de aluminio na carroceria e dos vidros mais finos alem disso o carro ganhou novas rodas enkei de 18 polegadas pintadas de branco abrigando freios com discos slotados e pinças de seis pistoes segundo consta na ocasiao do lançamento um dos engenheiros da sti revelou que o r no final do nome do carro significava radical [youtube id= _xym2c2s9uy width= 620 height= 350 ] em 2010 a subaru anunciou uma parceria tao surpreendente quanto improvavel com a cosworth pra produzir uma versao especial do ja especial impreza sti apenas 75 unidades do sti receberam o sobrenome britanico que deu ao motor 2 5 turbo um aumento de potencia para 400 cv com turbo maior nova admissao e reprogramaçao da ecu subaru impreza sti cs400 em 2010 a subaru anunciou uma parceria tao surpreendente quanto improvavel com a cosworth pra produzir uma versao especial do ja especial impreza sti apenas 75 unidades do sti receberam o sobrenome britanico que deu ao motor 2 5 turbo um aumento de potencia para 400 cv com turbo maior nova admissao e reprogramaçao da ecu o impreza cossie tambem recebeu uma serie de upgrades na dinamica que incluiram novas pinças de freio de quatro pistoes amortecedores bilstein e molas eibach com mais carga que as originais a aceleraçao era de absurdos 3 7 segundos e a velocidade maxima limitada eletronicamente a 250 km/h
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.