foi apenas sua terceira ediçao mas para quem viu ouviu e acelerou nao existe muita duvida a subida da montanha de campo largo realizada num trecho da sinuosa estrada de concreto de seis quilometros que leva a jazida rio bonito ja e parte integrante dos eventos mais importantes do ano aos gearheads e entusiastas em geral a primeira ediçao aconteceu em agosto de 2010 e a segunda em dezembro de 2013 neste ano houve recorde de participantes 25 recorde de publico cerca de cinco mil presentes novo recorde de tempo absoluto 2 42 93 novamente pelo peugeot xrc do piloto de rali mauricio neves baixando sua marca em 2 15 s e recorde de imprevisibilidade climatica a chuva ja era dada como certa pelos pilotos e organizadores mas este foi o clima que nos recebeu quando chegamos no local das largadas contudo o fim da tarde foi castigado por uma garoa que rapidamente se transformou em chuva grossa comprometendo a terceira e ultima passagem de boa parte dos pilotos espantando o grande publico dos morros e fazendo a turma que acompanhava as largadas se espremer sob todo e qualquer tipo de toldo uma vez encerrada a prova e logico que o sol voltou a brilhar por puro sarcasmo de sao pedro nos falaremos desta subida de montanha em duas partes nesta primeira esta a nossa cobertura geral do evento na segunda detalharemos a espetacular participaçao do project cars #43 o ford focus mothafocus tributo ao colin mcrae de gustavo loeffler com direito a video on board e um depoimento do piloto vale mencionar que outro project car do flatout participou desta ediçao o bmw 325i e36 de track days de fabio baggio cujo seis em linha aspirado berrou bonito entre as montanhas mas como sabemos que voces estao sedentos por açao o quanto antes aumente o volume recline se na cadeira e acompanhe as largadas e passagens que filmamos [youtube id= m7cfowqoym4 width= 620 height= 349 ] o silencio antes da tempestade nossa aventura começa no fim da tarde do dia anterior a prova no hotel tulip inn de campo largo onde praticamente todos os participantes ficaram hospedados esgotando os quartos disponiveis o local ficou parecendo uma versao em miniatura do estacionamento de nurburgring nordschleife misturando carros de diversas culturas e estilos por uma causa em comum acelerar marcelo preiss organizador do evento liderou o briefing a reuniao foi bastante tranquila mas uma questao levou algum tempo para ser debatida a estrada onde ocorre a subida de montanha e feita de concreto emoldurada por uma faixa de asfalto dos dois lados que fica em nivel mais baixo este asfalto estava danificado em dois ou tres locais do percurso sendo um deles a famosa e perigosa curva do subaru onde um impreza sofreu uma capotagem morro abaixo em 2010 nao cortar pelo asfalto permitir duas rodas no asfalto ou liberar tudo em alguns trechos o veiculo conseguia ficar totalmente fora do concreto era a discussao acabou se optando pela terceira opçao salientando a responsabilidade dos riscos que cada um assumiria como dissemos no inicio do texto a previsao para o dia era de chuva e de fato entre o hotel e pouco mais de cinco quilometros da regiao do evento o ceu estava cinza e havia uma fina garoa no ar tudo desapareceu e ficou extremamente ensolarado mais de 30º c assim que chegamos a estrada da jazida project cars unidos lado a lado o pc #43 ford focus mothafocus de gustavo loeffler e o pc #123 o bmw 325i e36 de track days de fabio baggio falando em project cars luiz fernando lopes dono dos pcs #69 peugeot 208 gti aspro e #211 citroen ds3 competiu com um belo audi a3 branco e de quebra fez um video muito bacana mostrando os carros alinhados antes da prova [youtube id= 1wgz33g0cqm width= 620 height= 349 ] o evento foi patrocinado por diversas empresas como a mma lavagens especiais a dot pneus e a yokohama e estas duas ultimas nos deram a maior força e patrocinaram esta cobertura do flatout como voces podem ver na imagem de abertura fica o nosso agradecimento por acreditar e investir no nosso trabalho no fim de semana anterior ao evento a dot pneus organizou um encontro com os participantes da regiao do parana especialmente de campo largo onde fica a loja fisica nota o catalogo deles que inclui pneus para track days esta disponivel para venda on line e entregas para todo o brasil confira o site aqui a subida da montanha tambem contou com participantes da bahia de santa catarina e de sao paulo detalhe do ponto de largada com as fotocelulas ja posicionadas entre a saida de cada carro havia um intervalo de aproximadamente dois minutos foram tres levas de largadas de 25 carros no total que deveriam ter sido espaçadas por meia hora mas devido ao posicionamento de alguns veiculos do publico tudo acabou atrasando bastante o clima de festa do publico mesmo sob um sol escaldante era contagiante entre eles varios leitores do flatout em contraste com toda essa animaçao proximo as 10 30 da manha alinhou o primeiro carro a subir os desafiadores seis quilometros do percurso o peugeot 206 de thiago larossa preparado pela pro macchina oficina de preparaçao e restauraçao de mauricio neves a concentraçao de larossa instantes antes da largada a rota desta subida da montanha e extremamente desafiadora por uma serie de motivos a estrada de concreto e cheia de ondulaçoes sua temperatura e muito mais fria que o asfalto e ela forma uma camada de poeira de seus proprios detritos alem disso ha um degrau entre ela e as faixas de asfalto e as curvas sao em sua maior parte cegas com algumas descompensadas inclinadas para fora nao e brincadeira veja o video filmado pelo leitor roberto ercole com um drone dji phantom 3s e tenha uma pequena ideia do traçado e de quebra veja os carros em açao [youtube id= su8bqphg760 width= 620 height= 349 ] a hora da verdade alem do recorde de participantes e da riqueza cultural dos modelos dos carros que aceleraram esta ediçao foi marcada pela presença de quatro pilotos de rali e dois da categoria turismo um destes pilotos de rali era justamente larossa seu melhor tempo se deu na terceira passagem com 3 12 83 colocando o em oitavo na categoria street aspirado pombo pombo pombo pombo o publico fez a maior festa em todas as largadas do peugeot 205 de rafael pombo que largou energizado partiu para as cabeças e faturou o topo da categoria street aspirado com 2 59 74 em sua terceira passagem tao impressionante quanto este registro e o seu video onboard [youtube id= spnmsmjp_hm width= 620 height= 349 ] gustavo loeffler e seu mothafocus foi o assunto do dia por diversas razoes seu focus turbinado chegou a prova com um visual totalmente inesperado bem ao menos para quem nao viu a fanpage do flatout na vespera homenageando o carro de colin mcrae das temporadas de 2001 e de 2002 com um tema misto no capo o logo do site que voces mais gostam em sua primeira e unica passagem loeffler registrou 3 04 6 terceiro lugar na pro mod mas a parte mais impressionante e que ele obteve este tempo andando exatamente meio quilometro na banguela em subida ingreme pois o seu motor explodiu logo depois da curva s do zucarelli no trecho final do percurso foi um fim de semana bastante corrido e nao houve tempo para ajustar as falhas no mapa da ecu a explosao do motor foi bastante dramatica resultando em um principio de incendio que fez do mothafocus um dos carros mais memetizados do pais trocadalhos com de lorean ferrari e com uma situaçao identica que mcrae passou no rali da finlandia de 2002 nao faltaram o carro estara em breve de volta a açao ainda nesta semana voces verao as evoluçoes que o carro passou para chegar neste estagio e na semana que vem teremos a historia detalhada da participaçao de loeffler nesta prova com direito a camera on board de sua puxada no video abaixo filmado por henrique campos administrador da fanpage vwlandia brasil podemos ver o momento da explosao e do incendio [youtube id= 0 uhyzcpyhy width= 620 height= 349 ] marcio maia engenheiro da renault foi responsavel por um dos momentos mais chocantes do dia seu sandero rs totalmente original com exceçao da remoçao do filtro de ar registrou 3 06 37 em sua segunda passagem conquistando a terceira posiçao na street aspirado entre varios outros carros de preparaçao pesada sua performance foi tao excepcional que abriu espaço para boatos sobre o seu carro estar preparado mas quem viu o veiculo sabe que a geometria de suspensao e os pneus eram originais de fabrica e o ronco entregava rotaçao totalmente oem o segredo pra um tempo tao baixo balls of steel veja o video abaixo [youtube id= zdw0c6563qm width= 620 height= 349 ] em segundo lugar na categoria street aspirado bruno borba e seu extremamente musical nissan 350z em sua terceira e ultima passagem ele cravou 3 03 93 joao henrique dorigon e seu kadett gsi quinto lugar na street aspirado com o tempo de 3 07 89 obtido em sua terceira passagem [youtube id= h57zbceot_o width= 620 height= 349 ] honda civic si de joao vitor dorigon setimo lugar na street aspirado com o tempo de 3 09 90 poucos motores de quatro cilindros roncam tao bonitos quanto a familia k da honda [youtube id= hvnxma7cgfg width= 620 height= 349 ] vencedor da street turbo joao paulo wodiani e seu subaru wrx sti cravou o temporal de 2 50 51 que o colocou em segundo lugar na segunda passagem atras apenas do peugeot xrc de mauricio neves absolutamente impressionante [youtube id= negl_zhn pu width= 620 height= 349 ] nosso amigo luiz fernando lopes tambem deu um show com seu audi a3 cravando a quarta posiçao na geral e segundo na categoria street turbo acompanhe o seu on board [youtube id= rad9e3geodm width= 620 height= 349 ] o gol 2010 de leonardo zettel conquistou seu melhor tempo logo na primeira passagem de tres com 3 06 80 quarto na street aspirado fabio simsen peugeot 207 3 07 94 na terceira sexto na street aspirado o mitsubishi lancer evo x de gustavo trevizan melhor tempo 3 05 80 logo na primeira passagem colocando o no quarto lugar na street turbo [youtube id= sipy6emuiia width= 620 height= 349 ] subaru impreza preparado de leandro nabosne quarta posiçao na pro mod com 3 06 10 em sua primeira passagem marcel triska subaru wrx sti quinto lugar na street turbo com o tempo de 3 07 12 cravado em sua segunda passagem subaru wrx de luiz gustavo villella terceira posiçao na street turbo com 2 59 66 conquistado em sua ultima passagem o violento lancer evo ix com preparaçao de rali de vitor fischer que conquistou o topo do podio na categoria pro mod com o tempo de 2 51 18 obtido em sua segunda passagem provavelmente o carro de visual mais sinistro da prova o lancer evo vii de leonardo caldas segura cravou a quinta posiçao na pro mod com 3 11 28 tempo marcado em sua segunda subida o gol giii de turismo de nelson santos ficou com a setima posiçao na categoria pro mod com 3 22 20 cravado logo de cara na primeira passagem gol giii de leonardo kovalski que cravou a segunda posiçao na pro mod com o tempo de 2 58 43 detalhe o piloto tem apenas dezoito anos o bmw 325i de fabio baggio passou um susto logo em sua primeira passagem tocando a barreira apos perder a traseira do veiculo mesmo assim ele continuou firme e forte na pro mod cravando 3 14 23 na terceira passagem sexta posiçao o ronco sinistro do v8 do audi rs6 de michel moro arrata ecoou nas montanhas topo da categoria super com 3 04 10 logo atras do rs6 classificou se na mesma categoria a replica de lotus seven de wilson ramon com o tempo de 3 11 60 obtido ja na primeira passagem sendo um dos ultimos a subir ficou com a complicada missao de acelerar na sua ultima passagem no meio da chuva que o castigou durante toda a espera formando uma pequena piscina na cabine o grande vencedor da geral e da categoria ultra mauricio neves e seu peugeot 207 xrc 2 42 93 em sua segunda passagem tempo que certamente seria reduzido caso a chuva nao tivesse impedido a sua evoluçao neves usou esta prova para acertar o conjunto dinamico de seu carro para o rally de morretes que ocorre ja neste fim de semana 5 e 6 de dezembro mas diferentemente do rali mauricio subiu com uma versao turbinada do v6 ecotec resultando em 510 cv despejados nas quatro rodas em breve faremos uma materia bastante completa sobre este monstro acompanhe o video on board abaixo e descubra na pratica o que e o ditado zebra e pista e grama e zebra que tocada meus amigos [youtube id= 0l2mjirkzgs width= 620 height= 349 ] veja como o xrc gira em torno de seu proprio eixo nas curvas resultando em um power slide continuo e extremamente veloz a filmagem e de george amaral que tambem fez as imagens do sandero rs em açao la em cima [youtube id= mjk8qdpnfoy width= 620 height= 349 ] nota o nissan 240 sx de marco mallucelli aparece no video das largadas filmadas por nos mas ele sofreu um pequeno acidente em sua segunda passagem impossibilitando que nos o fotografassemos quase todas as fotos desta reportagem foram feitas na terceira largada sua primeira passagem foi de 3 00 40 mostrando que ele tinha potencial pra ser um dos primeiros mesmo assim terminou em oitavo na geral [youtube id= v8pglxccxk8 width= 620 height= 349 ] update o capturing moments fez um belo on board do 240 sx confira acima podio da categoria street aspirado por um erro na premiaçao marcio maia sandero rs nao foi chamado ao podio no momento certo mas o terceiro lugar e dele podio da street turbo podio da pro mod podio da super podio da ultra mauricio neves voltou ao topo logo depois para faturar o trofeu de rei da montanha graças ao seu novo recorde poste suas fotos e videos nos comentarios na subida da montanha de campo largo pudemos confirmar quantos leitores do flatout nos acompanham e sao uma porrada foi uma experiencia muito bacana e gratificante conhecer varios de voces pessoalmente ainda que muito rapidamente devido a correria non stop da prova sabemos que muitos filmaram e fotografaram as açoes em pista e quem ficou nas curvas com certeza conseguiu capturar fotos melhores que as minhas e gostariamos que voces as publicassem no espaço de comentarios vamos la para aquecer os motores seguem alguns videos que encontrei em uma rapida pesquisa no youtube ricardo stacho dos dois videos abaixo chegou a acompanhar o nosso mothafocus na estrada [youtube id= ul0pb5twu84 width= 620 height= 349 ] [youtube id= jp 3f7htrrk width= 620 height= 349 ] thyago cossuovski [youtube id= h2rpnihku18 width= 620 height= 349 ] daniel boiko [youtube id= jansc8btg4e width= 620 height= 349 ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.