OIs carros da década de 1990 em diante já estão se tornando clássicos – são o que chamamos de neoclássicos, ou youngtimers. Alguns, claro, são mais desejáveis que outros. E um dos mais desejáveis é o Ford Escort XR3 Mk5 – o último dos XR3 vendidos no Brasil. Em especial, o modelo conversível, que traz o mesmo motor AP 2.0 e a mesma qualidade de acabamento, mais a possibilidade de curti-lo a céu aberto.
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Evidentemente, é um Escort XR3 Mk5 conversível nosso Achado meio Perdido de hoje. Trata-se de um carro conservadíssimo, extremamente original e com quilometragem relativamente baixa – e exemplares assim estão cada vez mais difíceis de achar.
A Ford lançou o Escort Mk5 no Brasil em 1993, tanto nas versões mais básicas quanto nos XR3 hatchback e conversível – o hábito de deixar os modelos mais bacanas para mais tarde é relativamente recente no Brasil. E, por mais que o XR3 anterior seja considerado o mais icônico, a verdade é que o Mk5 era um carro mais interessante. Isto porque, diferentemente das duas gerações anteriores, Mk3 e Mk4, ele não ficava atrás do Gol GT/GTS/GTi em motor, pois tinha exatamente o mesmo AP 2.0 de 116 cv.
Com cerca de 3.600 exemplares fabricados, o Mk5 conversível já é um carro relativamente raro – e ainda mais em bom estado de conservação, com todas as características originais preservadas. Peças raras, como os para-choques e grade exclusivos da versão, os faróis de dupla parábola e o console central, muitas vezes acabavam trocados por componentes dos Escort mais comuns, que são perfeitamente compatíveis e muito mais acessíveis.
O exemplar anunciado no GT40 é um Escort XR3 conversível do primeiro ano de fabricação, com aproximadamente 70.000 km rodados. Anunciado por Bird Clemente Jr., de Curitiba (PR), ele traz todos os itens exclusivos da versão em seus devidos lugares, e tem uma aparência excelente. Embora tenha recebido um banho de tinta – na tonalidade prata original, diga-se – o carro tem os revestimentos internos de fábrica muito bem conservados.
Sendo um exemplar 1993, este carro ainda possui o sistema de injeção Bosch L-Jetronic – o mesmo do Gol GTi. É um sistema mais complexo e propenso a defeitos que o utilizado nos carros produzidos a partir de meados de 1994, que usavam uma injeção FIC da própria Ford. Este é um ponto de atenção, e recomendamos que você tenha um especialista de confiança para fazer o acerto. Existem oficinas especializadas nas injeções da Bosch, mas há quem considere a possibilidade de instalar uma injeção programável.
O preço está dentro da faixa para carros nestas condições – sem detalhes estéticos a resolver, com alto nível de originalidade e mecânica em dia. Além disto, estes carros só tendem a valorizar ainda mais nos próximos anos. Portanto, se você pensa em comprar um Escort XR3 Mk5, o momento é este. E não deixe de ler o Guia de Compra que publicamos há algumas semanas para o modelo: ele tem algumas dicas preciosas.
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“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!