A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
História Motos Zero a 300

A história das motos BMW, parte 1: dos motores de avião às motos de guerra

Sheer Driving Pleasure, ou "puro prazer de dirigir". Este é o atual slogan da BMW, que é reconhecida pela excelência na condução de seus carros. Você não precisa ser um fã da Bayerische Motoren Werke para reconhecer que seus carros, mesmo os não-esportivos, costumam ser referência no quesito comportamento dinâmico. Eles são, é um fato. Mas uma coisa que nem todo mundo sabe – ou melhor, nem todo mundo lembra – é que a BMW começou fabricando veículos de duas rodas, e não quatro. É esta história que vamos contar hoje: a da BMW Motorrad, divisão motociclística da BMW. Antes das motos, motores - de avião A empresa que hoje chamamos de BMW é fruto de uma fusão. Em 1913, um engenheiro/empresário chamado Karl Rapp (o cara aí do lado) fundou a Rapp Motorenwerke, que concentrava suas atividades na fabricação de motores seis-em-linha e V8 para aeronaves. Eram bons motores, que tinham alta demanda, e por isso em 1916 Rapp juntou sua co

Matérias relacionadas

Iso Autoveicoli, parte 2: o belíssimo Grifo e a decadência da fabricante italiana

Dalmo Hernandes

Uma pequena homenagem a Herbie, o Fusca mais querido do planeta

Dalmo Hernandes

A história da Auto Union parte 2: a inovadora (e esquecida) Wanderer

Dalmo Hernandes