A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture História

A primeira Ferrari com câmbio semi-automático era do Sultão de Brunei – e você nunca ouviu falar dela

A última Ferrari com câmbio manual foi a 599 GTB Fiorano — o último exemplar do grand tourer italiano foi vendido em janeiro de 2012 e, desde então, nenhum outro carro saiu de Maranello com pedal de embreagem. Mas qual foi a primeira Ferrari com borboletas para trocas de marcha atrás do volante? Nos registros oficiais, conta que foi a F355 F1, que estreou em em 1997 (19 anos atrás) a transmissão sequencial de seis marchas capaz de realizar trocas em 125 milissegundos que revolucionou o modo de dirigir supercarros. Mas e se a gente dissesse que, na verdade, a primeira Ferrari de rua com borboletas atrás do volante para troca de marchas foi outra, que veio dois anos antes — um carro que, para própria fabricante, nem existe de verdade? É exatamente este o caso da Ferrari FX. Não, a gente não escreveu "FXX" errado (até porque isto não faria sentido): trata-se de um projeto exclusivo, encomendado em segredo por Hassanal Bolkiah — ele mesmo, o Sultão de Brunei. A Ferrari é bastant

Matérias relacionadas

Fiat Seicento Michael Schumacher: o pequeno “hot hatch” de 54 cv assinado pelo heptacampeão mundial de F1

Dalmo Hernandes

Quando o Porsche 911 se chamava “901” – e por que ele não se chama mais assim

Dalmo Hernandes

Ressulcagem: como são feitos os pneus “riscados” — e por que você não deve usá-los

Dalmo Hernandes