A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos

À venda: um BMW Série 3 E30 para curtir a céu aberto

A geração E30 do BMW Série 3 é considerada por muitos entusiastas a melhor – em muitos casos, pelo fato de ele ter dado origem ao primeiro de todos os M3. Seu visual emblemático, muito bem acertado e harmônico; a quantidade de receitas de preparação e seu potencial para project car também possuem influência nesta percepção. E claro, sua idade: lançado em 1982, logo menos o E30 completará 40 anos – em excelente forma.

Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicoshistórias de carros e pilotosavaliações e muito mais!

 

FLATOUTER

Plano de assinatura com todos os benefícios: acesso livre a todas as edições da revista digital do FlatOut e demais matérias do site, download de materiais exclusivos, participação em sorteios e no grupo secreto no Facebook (fique próximo de nossa equipe!), além de veiculação de até 7 carros no FlatOuters e até 3 anúncios no site GT40, bem como descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$20,00 / mês

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura na medida para quem quer acessar livremente todas as edições da revista digital do FlatOut e demais matérias do site1, além de veiculação de até 3 carros no FlatOuters e um anúncio no site GT402.

De R$14,90

por R$9,90 / mês

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.

Mas se você é dos que sempre sonharam com um E30, nosso Achado meio Perdido de hoje é sua cara. Quer dizer, se você não se importar com o fato de ser um conversível…

Lá fora é cada vez mais difícil encontrar um Série 3 E30 em boas condições: muitos carros foram modificados, transformados em réplicas do M3, projetos de drift, restomods e toda sorte de projetos. Isto quando não foram simplesmente usados por muito tempo, o que é perfeitamente compreensível dada a qualidade da experiência ao volante que o E30 proporciona. É fácil achar um carro judiado a um bom preço, esperando um dono cuidadoso que saiba o que fazer com ele. Já os que têm carros bem conservados e originais preferem não vendê-los… ou pedem uma pequena fortuna por eles.

A situação é um pouco diferente no caso da carroceria cabriolet, que tem menos apelo entusiasta e uma aura mais luxuosa – isto os torna menos procurados. E, por isto mesmo, um E30 a céu aberto pode ser uma boa alternativa para quem faz questão do modelo.

O nosso Achado meio Perdido de hoje é um bom exemplo – só o fato de ser um E30 em bom estado no Brasil já pode ser suficiente para que alguns o cobicem.

Anunciado no GT40, trata-se de um exemplar fabricado em 1988, do modelo 325i – o topo de linha das versões “normais”, ficando abaixo apenas do já citado M3. O motor é o seis-em-linha M20 em sua versão de 2,5 litros (mais uma vez: bons tempos quando os nomes dos BMW correspondiam ao deslocamento…), 171 cv a 5.800 rpm e 23 kgfm de torque a 4.300 rpm. No caso deste exemplar, infelizmente, o câmbio é automático de quatro marchas – o que, de todo modo, pode ser mais apropriado para um highway cruiser com bom torque e a possibilidade de dirigir com vento no rosto.

De acordo com o anunciante, Murilo, da The Garage, o carro está em excelente estado de conservação. Com 66.000 milhas marcadas no hodômetro (cerca de 106.000 km), o Série 3 exibe uma carroceria lisa, com pintura brilhante e muito bem preservada, todos os itens de acabamento originais e em seus devidos lugares – incluindo faróis, lanternas, emblemas, para-choques, frisos, borrachões, grade e rodas (estas, repintadas há pouco tempo).

O interior também é um ponto de destaque: o revestimento em couro das portas e carpete na cor creme sé original e está em ótimo estado, enquanto os bancos Recaro não exibem quaisquer imperfeições. O mesmo vale para o painel de instrumentos, que não tem rachaduras ou mesmo riscos. O quadro de instrumentos funciona perfeitamente, bem como o computador de bordo e sistema de abertura e fechamento elétricos da capota – que também está muito bem conservada.

Mecanicamente o E30 também está em ordem – o conjunto de motor e câmbio foi revisado recentemente, com troca de fluidos e correias. O que não elimina, claro, o fato de ser uma boa ideia realizar uma revisão em um carro com mais de 30 anos. Por outro lado, o fato de ele ter uma quantidade razoável de quilômetros rodados trabalha a seu favor: quase sempre um carro que passou décadas parado, circulando muito pouco, acaba sofrendo com isto – sedentarismo nunca faz bem, seja para pessoas, seja para os carros.

O preço pode ser um fator um tanto problemático – estamos falando de seis dígitos, pouco mais que um sedã médio como um Toyota Corolla ou Honda Civic recheados de equipamentos. Por outro lado, você conhece o ditado: “poucas coisas são mais caras que um BMW antigo barato”. Não estamos dizendo que este carro é um exemplar imune a imprevistos, obviamente. Mas a possibilidade é inegavelmente bem menor – especialmente porque, nesse caso, estamos falando de um carro para curtir aos fins de semana, como alternativa ao marasmo dos SUVs e sedãs do dia à dia.

Ficou interessado? Então acesse o anúncio clicando aqui – lá você encontra os contatos do vendedor para pedir mais detalhes.


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!

Matérias relacionadas

Esta pode ser a sua chance de comprar um Skyline R33 e começar seu próprio projeto

Dalmo Hernandes

Este Fusca 1964 com motor stroker 2200 é um sleeper de responsa – e pode ser seu

Dalmo Hernandes

Chevette, SLK55 e C63 AMG, XR3 Conversível, Accord Wagon e mais à venda no GT40!

Juliano Barata