xperimental research 3 se voce e fa da ford certamente sabe que estamos falando do escort xr3 esportivo que marcou as decadas de 1980 e 1990 no brasil quando carros importados ainda eram sonho ou realidade distante e versoes apimentadas de carros genuinamente brasileiras eram o desejo da maioria dos entusiastas os oculos embaçados da nostalgia as vezes nos fazem enxergar as coisas do passado de uma forma melhor do que elas realmente eram mas isto nao importa o escort xr3 e um classico nacional mas nao foi so com o escort e nao so no brasil que a ford apostou na sigla xr modelos vendidos em varias partes do mundo a carregaram de hatchbacks a muscle cars com diferentes niveis de preparaçao aproveitando que estamos falando bastante de siglas recentemente decidimos explorar mais esta alem disso precisamos mesmo de um motivo razoavel para falar de carros esportivos ford ka xr e ford focus xr foto aaron ardingen nem precisamos ir para fora do brasil para encontrar outro ford xr por aqui mesmo tivemos o ford ka xr versao esportiva do ousado compacto de quatro lugares o ka comum fez relativo sucesso no brasil mas nasceu na europa como um subcompacto destinado a vaga de segundo ou terceiro carro da familia tanto que em 2008 a segunda geraçao do ka exclusiva para nosso mercado passou a levar cinco pessoas e a ter um porta malas de verdade como modelo de nicho porem o ka de primeira geraçao era excelente e isto ficava ainda mais claro com o ka xr que tinha um motor rocam de 1 6 litro e 95 cv 30 cv a mais que o 1 0 sendo o ka mais potente do planeta na epoca do lançamento na europa o ford streetka podia ate ter visual mais agressivo mas tinha 94 cv e so veio depois em 2003 [youtube id= br3wkx op4e width= 620 height= 350 ] o ka xr tinha rodas de 14 polegadas com visual exclusivo spoiler traseiro funcional saias laterais e suspensao diferenciada com barras estabilizadoras e ajustes mais firmes somadas ao entre eixos curto so 2 45 m as rodas nas extremidades da carroceria e ao baixo peso de apenas 930 kg a potencia e as modificaçoes na suspensao garantiam um comportamento dinamico para la de empolgante com numeros satisfatorios 0 100 km/h em 10 8 segundos e maxima de 186 km/h ha quem diga que so 100 cv nao fazem um esportivo mas no caso do ka xr desempenho em linha reta nao e tao importante galgada no sucesso do ka xr que foi vendido entre 2001 e 2007 a ford lançou o ford focus xr em 2003 a primeira geraçao do focus e bastante apreciada pelos entusiastas graças a seu design e sua boa dirigibilidade nata mas o focus xr sofreu pela execuçao preguiçosa da receita e tambem com a perda de 4 cv e 1 mkgf de torque no motor 2 0 16v da linha 2003 os motores passaram a vir do mexico e nao da inglaterra exceto pelos modelos com cambio automatico os 126 cv e 17 2 mkgf de torque eram suficientes para que o focus xr chegasse aos 100 km/h em 10 8 segundos mesmo tempo do ka xr e seguisse acelerando ate os 205 km/h alem disso a ford foi bem careta na hora de realizar outras modificaçoes limitando se a colocar uma mascara negra nos farois e dar ao esportivo uma nova grade e por isto que o ka xr e lembrado e o focus xr nao ford fiesta xr2 lançado em 1977 ha exatos 40 anos o ford fiesta e um dos grandes best sellers da ford por aqui ele e foi o rival que a marca do oval azul encontrou para o vw gol na europa e um dos hatchbacks mais tradicionais do mercado com versoes esportivas bacanas ao longo de toda a sua longa e bem sucedida carreira a xr2 e uma da mais famosas presente nas tres primeiras geraçoes do fiesta [youtube id= eso5wphemas width= 620 height= 350 ] o primeiro fiesta xr2 foi apresentado em 1981 quando o fiesta ja era um sucesso absoluto enquanto as versoes basicas podiam ter um quatro cilindros de 950 cm³ e parcos 40 cv o xr2 tinha um motor kent de 1 6 litro com comando no bloco e 84 cv parece pouco mas o fiesta de primeira geraçao pesava so cerca de 700 kg era o bastante para que chegasse aos 100 km/h em 9 5 segundos com maxima de 171 km/h e para que o fiesta xr2 se tornasse um dos favoritos dos pilotos de rua da epoca que no reino unido eram conhecidos como boy racers em 1983 foi lançada a segunda geraçao do fiesta que na pratica era uma atualizaçao da primeira novos farois e lanternas na dianteira para choques envolventes e um interior mais moderno e confortavel o fiesta xr2 foi atualizado de acordo ganhando um novo body kit e tambem um novo motor o cvh derivado do kent porem com comando simples no cabeçote com isto chegava aos 95 cv e levava o fiesta xr2 aos 100 km/h em 9 4 segundos com maxima de 180 km/h ate entao o fiesta xr2 usava carburadores para alimentar o motor isto mudou com a chegada da terceira geraçao desta vez uma nova geraçao de fato o fiesta mk3 tinha linhas mais modernas e acabamento ainda mais caprichado e a versao esportiva ganhava injeçao eletronica [youtube id= loi1gbxm9r0 width= 620 height= 350 ] o chamado fiesta xr2i tinha uma versao de 110 cv do motor cvh com comando no cabeçote e com ele o hatch de 890 kg chegava aos 100 km/h em 9 8 segundos com velocidade maxima de 193 km/h depois dele em 1990 a ford lançou o fiesta rs turbo mas esta historia vai ter de ficar para outro post ford escort xr3i o escort brasileiro voce conhece pois ja falamos dele por aqui inumeras vezes lançado no brasil em 1983 o escort xr3 de primeira geraçao tinha um motor cht de 83 cv e tinha mais carisma do que desempenho a situaçao melhorou no fim da decada de 1980 com a adoçao do motor ap de 1 8 litro da volkswagen de 99 cv mas a coisa so ficou interessante de verdade a partir de 1993 quando o escort xr3 ganhou o motor 2 0 de 116 cv da volkswagen [youtube id= a_wra0phkfa width= 620 height= 350 ] na europa porem houve o escort xr3i que utilizava o mesmo motor cvh encontrado no fiesta com 110 cv seu visual tambem parecido com o do nosso xr3 porem certamente andava mais na america do sul apenas os uruguaios tiveram esta versao disponivel — nos nao tivemos porque a ford ja tinha seu cht com 83 cv de qualquer forma vale lembrar que o escort esportivo de verdade na europa era o rs por la a linha xr era mais ou menos como a linha st hoje em dia ford sierra xr4i xr4x4 e xr8 voce talvez reconheça o ford sierra por causa da versao rs cosworth um dos maiores icones entre os esportivos britanicos de todos os tempos que deu origem ao escort rs cosworth a versao esportiva xr4i porem e mais obscura o motor era um v6 de 2 8 litros que entregava 150 cv levados para as rodas traseiras atraves de uma caixa manual de cinco marchas praticamente igual a do ford mustang foi fabricado entre 1983 e 1985 ja o sierra xr4x4 como o nome denunciava tinha traçao nas quatro rodas e foi o sucessor do xr4i havia tres diferenciais sendo que o central dividia a força do motor que continuou sendo o v6 cologne de 2 8 litros e 150 cv em dois terços para o eixo traseiro e um terço para o eixo dianteiro o sierra xr4x4 foi vendido entre 1985 e 1993 quando o modelo saiu de linha de uma vez e deu lugar ao ford mondeo na europa [youtube id= yqdah0nydpw width= 620 height= 350 ] fora do velho mundo o sierra ainda deu origem ao merkur xr4ti que foi vendido apenas nos eua pela submarca merkur e era na pratica um sierra xr4i rebatizado com visual ligeiramente diferente e em vez de um motor v6 um quatro cilindros turbo de 2 3 litros 175 cv com comando simples no cabeçote e uma versao sobrealimentada do motor quatro cilindros usado pelo ford maverick uma da versoes mais curiosas porem e o sierra xr8 que so foi vendido na africa do sul para homologaçao no campeonato local de turismo que seguia as regras do grupo a no total 250 exemplares do sierra equipado com o motor v8 302 cinco litros de 210 cv do ford mustang acoplado a caixa manual de cinco marchas da borgwarner foram fabricados entre 1984 e 1988 ford falcon xr6 e xr8 o mais moderno dos xr ja nao e mais fabricado tambem a ultima unidade do ford falcon deixou a fabrica australiana da ford em outubro de 2016 e era um xr6 movido por um seis em linha turbinado de quatro litros e 360 cv o falcon xr8 por sua vez tinha debaixo do capo o motor v8 do ford mustang com supercharger e 470 cv a linhagem xr do falcon vem desde a quarta geraçao quando foi lançado em 1993 o primeiro ford falcon xr6 equipado com um seis em linha de quatro litros e 198 cv o xr8 lançado no mesmo ano ja tinha um v8 windsor de 4 9 litros e 221 cv [youtube id= 8iydg8wtzpa width= 620 height= 350 ] a cronologia do ford falcon e bastante complicada e merece um post so para si sao literamente dezenas de variaçoes de carroceria motorizaçao e nomenclatura a cada geraçao mas o padrao xr6 = seis cilindros xr8 = oito cilindros se repetiu ate o fim da linha ah e tem um detalhe no caso do falcon xr quer dizer xperimental racing e nao xperimental research assim como nos eua onde foi vendido o mercury cougar xr 7 o mercury cougar lançado em 1967 era a versao chique do ford mustang quando nasceu tinha a mesma carroceria aproveitando a versao hartop do stang com tres volumes bem definidos e compartilhava motores com o pony car mas tinha um apelo mais luxuoso que esportivo no lançamento o mercury cougar estava disponivel em duas versoes basica e xr7 a diferença entre ambas era o nivel de acabamento pois as duas podiam receber as mesmas motorizaçoes incluindo um v8 big block de 6 4 litros 390 pol³ e 335 cv que fazia parte do pacote gt de alto desempenho o xr 7 tinha mais cromados do lado de fora e por dentro acabamento que imitava madeira no painel e instrumentos com fundo escuro [youtube id= shg fgvbz0s width= 620 height= 350 ] a versao xr 7 acompanhou o cougar ao longo de toda a sua longa carreira que durou oito geraçoes incluindo a decadente fase da decada de 1990 quando o carro era um enorme cupe de traçao dianteira e desenho discutivel a oitava geraçao que tambem foi vendida como ford cougar na europa perdeu o numero 7 e passou a se chamar apenas xr
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