A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Carros Antigos História

Alpina 50 jahre: os 50 anos da segunda maior construtora de BMW do planeta

Tudo começou com um carburador na mão e uma ideia na cabeça. Ah, sim: e também um novo BMW que mudaria a história da fabricante bávara e de um cara chamado Burkard Bovensiepen. O carburador era o Weber de corpo duplo; o carro era o BMW Neue Klasse com o motor 1500. A ideia você já deve ter deduzido a essa altura: colocar o carburador no novo modelo. Foi assim, com uma simples flange para instalação do carburador, que Bovensiepen (leia “bovenzípen”, vai ficar mais fácil) deu seu primeiro passo no mundo automotivo e criou o embrião daquela que se tornaria a segunda maior construtora de BMW do planeta, mais conhecida como Alpina. A primeira, logicamente, é a própria BMW. Tal como a Ruf, a Alpina é registrada no Kraftfahrtbundesamt, o ministério dos Transportes da Alemanha, como um fabricante de automóveis, e não uma simples preparadora. Mas voltaremos a isso mais adiante; antes vamos continuar a história. Bovensiepen era membro de uma família tradicional de industriais alem

Matérias relacionadas

De lado na pista: um onboard matador com o clássico GT Malzoni

Leonardo Contesini

Opel Rekord C Schwarze Witwe: o misterioso “Opala de corrida” que você não conhecia

Dalmo Hernandes

50 anos de uma lenda: a história do Ford Mustang contada pelo museu Petersen

Leonardo Contesini