A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture

As inovações e conquistas da Lancia – e sua melancólica decadência

Se você abrir seu navegador de internet e digitar www.lancia.it irá se deparar com algo que parece mais um hotsite do que uma página institucional daquela que já foi uma das maiores fabricantes do planeta. Atualmente o único Lancia que você pode comprar é o diminuto Ypsilon, que é uma versão mais refinada do Fiat 500 — ou um "fashion city car", como a própria fabricante o define. É uma situação melancólica. Porque, embora nunca tenha sido uma gigante industrial como as três grandes dos EUA, a Volkswagen, a Toyota ou mesmo sua irmã Fiat, a Lancia foi uma das fabricantes mais inovadoras e mais bem-sucedidas do automobilismo. Quer ver? Pense em um carro do WRC e ele provavelmente será um Subaru ou Mitsubishi, talvez um Audi Quattro ou um Escort Cosworth, até mesmo um Peugeot 205. Mas, a menos que você tenha aprendido a gostar de rali no início dos anos 1990, ele dificilmente será um Lancia. Ainda que a fabricante italiana tenha vencido nada menos que dez vezes — sim: dez vezes

Matérias relacionadas

Como a Ford colocou um Mustang no topo do Empire State Building (de novo)

Dalmo Hernandes

1.600 cv, 480 km/h e motor flex: este é o novo Koenigsegg Jesko, o sucessor do Agera

Leonardo Contesini

O Jetta de Jesse em “Velozes e Furiosos” está à venda!

Leonardo Contesini