A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
História Zero a 300

Bimota: a história das motos fora-de-série que quebraram paradigmas – parte 2

Há alguns dias, começamos a contar a história de uma fabricante de motos – algo diferente do que pensamos em fazer aqui. Não foi por acaso que escolhemos a Bimota para ser a primeira a ter sua trajetória contada no FlatOut: a empresa italiana que surgiu nas pistas desenvolveu sua própria maneira de fazer motocicletas. Para começar, dá para comparar seu modo de produção com o das companhias que faziam carros "fora de série" no Brasil de meados dos anos 70 e 80: a partir de conjuntos mecânicos de outras fabricantes, eles construíam seus próprios chassis, instalavam carenagens de fibra de vidro e criavam motos com outros nomes e personalidade própria. Por mais que fosse apenas o "ta" da Bimota, Massimo Tamburini era o principal membro da companhia. Foi dele a ideia de transformar a fabricante de peças de ar-condicionado fundada por ele, mais os amigos Valerio Bianchi, Giuseppe Morri. Os três concordavam com a ideia de que motos japonesas eram boas de motor e de design, porém ru

Matérias relacionadas

Alfa Romeo de volta ao Brasil, o novo Porsche de Le Mans, Audi TT e S1 no Brasil e as novidades de Genebra

Leonardo Contesini

Afinal, quem inventou o espelho retrovisor – e qual foi o primeiro carro a utilizá-lo?

Dalmo Hernandes

De Rolls-Royce Silver Shadow 1967 a VW Amarok turbodiesel, de Monza SL/E a Focus Duratec: mais novidades do GT40

Dalmo Hernandes