A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos

BMW 323ti Compact Sport manual: encontramos um hot hatch BMW à venda no Brasil

O BMW 323ti Compact Sport é um dos modelos mais emblemáticos da Série 3, que fez 40 anos em 2015. No Brasil, ele também poderia ser considerado um modelo injustiçado. Vendeu menos do que tinha potencial exatamente por conta de o brasileiro comprar carro por metro, ao contrário do que acreditava Roberto Bogus, diretor comercial da Mercedes-Benz, o que explica o fracasso do Classe A no país. Em vez de querer o 323ti, eles partiam para o sedã ou mesmo para o cupê. Tudo para ter um porta-malas maior. Os Compact Sport que foram vendidos são raridade, especialmente os com câmbio manual. E um deles é nosso Achado Meio Perdido de hoje.

Pertencente à geração E36, a terceira do Série 3, o Compact foi um precursor do Série 1 e teve fabricação de 1993 a 2000. Com 4,21 m de comprimento, 2,70 m de entre-eixos, 1,70 m de largura e 1,39 m de altura, sua versão Compact Sport pesava 1.255 kg e tinha um belo motor 2.5 de seis cilindros em linha com 170 cv a 5.500 rpm e 25 mkgf a 3.950 rpm. A velocidade máxima era de 230 km/h e ele acelerava de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos. Esteticamente, ele também era equipado com os para-choques e rodas do M3, além de ter o volante Motorsport.

DSC_0011

O 323ti Compact Sport manual que encontramos é hoje de Daniel Santos, que é seu terceiro dono. Fabricado em 1998, mas já como modelo 1999, ele tem 157 mil km. Não é um carro pouco rodado, mas tem 17 anos. Dividindo sua quilometragem por sua idade, ele tem uma média anual de 9.235 km, o que está até abaixo da média anual de distância percorrida por brasileiros.

O vendedor destaca que o carro está em perfeito estado. Se o dono novo quiser trocar alguma coisa, só os amortecedores dianteiros e o sensor do airbag do banco do passageiro merecem substituição. Em frenagens muito bruscas, os amortecedores podem dar batente, por já terem perdido um pouco de sua eficiência de funcionamento. O sensor identifica se há algum passageiro no banco da frente. Pela segurança de eventuais passageiros, é melhor trocar. Fora isso, é ligar e abastecer. Nada mais.

DSC_0008

Quase todas as peças no carro são originais, trazidas por importador independente. As exceções começam pelas rodas, as mesmas do BMW Z4. O para-brisa também não é o mesmo que veio com o carro. O novo é Pilkington, mas foi trocado na própria concessionária. Segundo o anunciante depois de uma pedra trincar o anterior, a revenda deu duas opções: ou o Pilkington ou uma espera de 60 dias pelo vidro original, fabricado pela Sekurit. Como o caso era de urgência, ele foi de Pilkington, mesmo. O radiador ainda é original, algo raro no 323ti.

Outra peça não original é o coletor de admissão, que veio do BMW 325i para dar mais fôlego ao seis-cilindros. Os faróis de xenônio originais tiveram problemas no reator e um novo kit foi instalado. O sistema de som foi substituído pelo dono anterior por um com DVD e tela.

Toda a documentação do carro está em dia e ele vai acompanhado do laudo de três perícias cautelares, a última delas feita há menos de um mês. Em todas o carro foi aprovado sem restrições.

O dono atual nos confessou que está com dor no coração de vender o carro. Preferia continuar com ele, mas acha que isso não será possível. E colocou nele o preço de R$ 35.500. Negociáveis? Talvez. Cá entre nós, pelo carinho que ele tem com o carro, torcemos para que ele não precise vendê-lo. Se precisar, que seja para alguém que saiba valorizar a máquina.

 

[ WebMotors ]


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! na qual selecionamos e comentamos anúncios de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de uma reportagem aprofundada e não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios – todos os detalhes devem ser apurados com o anunciante.

Matérias relacionadas

Um VW Gol 1980 arrefecido a ar, todo original e à venda por um preço bacana

Dalmo Hernandes

Eis a sua chance de comprar um Toyota Corolla 1968 (com tração traseira!) no Brasil

Dalmo Hernandes

Que tal um Alfa Romeo Giulia Super 1600 praticamente impecável ficaria na sua garagem? Este aqui está à venda!

Dalmo Hernandes