FlatOut!
Image default
Car Culture Eventos

Civic Nation 6 em Águas de Lindóia: acelere em nossa mega galeria do evento!

Em 28 de maio de 1992 era inaugurada a concessionária SP Japan e, com ela, começavam a chegar os primeiros Honda importados oficialmente ao Brasil (saiba a história completa nesta reportagem). Ainda faltam sete anos para os primeiros placa preta da marca desta época pintarem, mas ninguém mais duvida da proporção e da relevância que a interpretação brasileira do movimento JDM style – japanese domestic market – assumiu entre vários nichos de entusiastas no País, criando raízes e passando muito além de uma simples moda. Dentre eles, o dos aficionados por Honda é o maior, até por uma questão de volume de produção.

Ainda assim, é uma história muito mais recente e segmentada que a dos Volkswagen no Brasil, o que ajuda a explicar a diferença do porte deste evento para o colossal Bubble Gun Treffen – que rolará a partir de 30 de outubro e que também iremos cobrir. Como o BGT, o Civic Nation 6, realizado entre os dias 31 e 2 de agosto na famosa praça Adhemar de Barros, em Águas de Lindóia (SP), consolidou todas as manifestações – encontros de posto, passeios, eventos de pista (como o Honda Race, Meet & Barbecue) – em um grande evento anual.

Aro_CN6_161 Aro_CN6_001

Muitos dos entusiastas se instalaram em Águas de Lindóia entre sexta-feira e domingo. Com vários conhecidos entre si e sem cercas de isolamento em torno dos veículos, a sensação era mais de uma grande festa do que a de um evento formal. Nosso leitor Pedro Spina registrou estas três fotos abaixo (não deixe de ver mais imagens em sua página do Flickr), que capturam bem esta sensação de comunidade. A última fotografia mostra a competição de burnouts que rolou em um espaço próximo à praça.

19639784323_b399674e85_h
20074559699_32a4227161_h 20267507451_abbb0bfe55_h

Abaixo, temos o vídeo do canal Fundrive, do nosso leitor Márcio Fujii. Ele mostra muitos dos carros que chegaram no domingo, quando não estávamos mais no evento.

Aro_CN6_108

Na galeria de quase 200 fotos que preparamos para você abaixo (cliques do Fábio Aro), vocês notarão que existem diversos estilos de customização, tanto no sentido de estilo versus funcionalidade quanto em termos culturais. Alguns carros seguem uma orientação de estilo mais próximo ao JDM original, outros possuem uma pegada mais californiana e europeia.

Alguns são veículos de preparação extrema (como o Civic EK de Luis Mengatti – o branco com cofre dourado –, que faremos uma matéria dedicada em breve: tem swap de K24 com cabeçote do K20, alívio extremo, freios e suspensão redimensionados, etc), outros possuem uma pimenta mais discreta sob o capô. Muitos usam peças de marcas de performance originais, mas também havia número considerável de carros com reproduções chinesas, talvez um dos únicos pontos de atrito mais sério entre estes entusiastas.

Agora aperte os cintos e tome o kick do Vtec nas imagens! Separamos os carros de forma razoavelmente cronológica, de forma que os fãs de determinadas gerações do Civic encontrarão as fotos mais facilmente. E não perca de vista o Acura Integra GS-R lá no final!

Aro_CN6_191Aro_CN6_195 Aro_CN6_169Aro_CN6_121Aro_CN6_038Aro_CN6_083Aro_CN6_042 Aro_CN6_080 Aro_CN6_078 Aro_CN6_039 Aro_CN6_033 Aro_CN6_046 Aro_CN6_037Aro_CN6_032    Aro_CN6_213Aro_CN6_060Aro_CN6_069Aro_CN6_043 Aro_CN6_162 Aro_CN6_016 Aro_CN6_100 Aro_CN6_183 Aro_CN6_106 Aro_CN6_223 Aro_CN6_218 Aro_CN6_193 Aro_CN6_054 Aro_CN6_166  Aro_CN6_165 Aro_CN6_236 Aro_CN6_235 Aro_CN6_094 Aro_CN6_104 Aro_CN6_150 Aro_CN6_124 Aro_CN6_152 Aro_CN6_240 Aro_CN6_125 Aro_CN6_154 Aro_CN6_087 Aro_CN6_188 Aro_CN6_231 Aro_CN6_015 Aro_CN6_095 Aro_CN6_229 Aro_CN6_226 Aro_CN6_225 Aro_CN6_181 Aro_CN6_049 Aro_CN6_021 Aro_CN6_168 Aro_CN6_008 Aro_CN6_163 Aro_CN6_009 Aro_CN6_052 Aro_CN6_097 Aro_CN6_036 Aro_CN6_002 Aro_CN6_035  Aro_CN6_028Aro_CN6_157 Aro_CN6_156 Aro_CN6_004 Aro_CN6_160 Aro_CN6_003 Aro_CN6_030 Aro_CN6_067 Aro_CN6_064 Aro_CN6_070 Aro_CN6_029 Aro_CN6_017 Aro_CN6_026 Aro_CN6_019 Aro_CN6_018 Aro_CN6_063 Aro_CN6_062 Aro_CN6_077 Aro_CN6_075 Aro_CN6_155 Aro_CN6_167 Aro_CN6_164 Aro_CN6_088 Aro_CN6_239 Aro_CN6_058 Aro_CN6_061 Aro_CN6_056 Aro_CN6_208 Aro_CN6_206 Aro_CN6_212 Aro_CN6_196 Aro_CN6_071

 

Civic Nation 6: os detalhes JDM

D Aro_CN6_089

Tecnicamente, o que cada país fora do Japão chama de JDM é uma apropriação cultural. A maioria dos nossos carros na verdade foi produzida nos EUA, Canadá ou Brasil, e isso os torna diferentes não apenas no código de chassi, mas também em algumas especificações e detalhes. Quando transpomos isso para o universo da customização e da preparação, uma segunda variante ocorre baseada nas circunstâncias locais, como disponibilidade e preço das peças, mas principalmente na cultura: muitas das coisas que fazemos aqui não seriam consideradas “estilo JDM” nos EUA, muito menos no Japão. Mas o que isso importa?

Todo mundo tem uma certa noção dos detalhes que envolvem o estilo de rua JDM da maioria dos carros: adesivos, emblemas, mascotes (como o Pedobear e o Domo), lips, saias e asas, rodas esportivas, tow hooks, escapes de baixa restrição e ponteiras chamativas, faróis e lanternas clear, sistema de admissão do tipo CAI (leia nossa reportagem especial sobre os cold air intake clicando aqui), volantes de saque rápido, bancos do tipo concha, tampas de válvulas personalizadas, cabos de velas coloridos. Aqui temos uma pequena fração deste universo, misturando componentes de diversos estilos e graus de funcionalidade.

D Aro_CN6_144

D Aro_CN6_238 D Aro_CN6_234 D Aro_CN6_228 D Aro_CN6_227 D Aro_CN6_222 D Aro_CN6_219 D Aro_CN6_215 D Aro_CN6_214 D Aro_CN6_211 D Aro_CN6_210 D Aro_CN6_209 D Aro_CN6_207 D Aro_CN6_203 D Aro_CN6_201 D Aro_CN6_198 D Aro_CN6_197 D Aro_CN6_192 D Aro_CN6_187D Aro_CN6_186 D Aro_CN6_180 D Aro_CN6_179 D Aro_CN6_173 D Aro_CN6_159 D Aro_CN6_158 D Aro_CN6_153 D Aro_CN6_151 D Aro_CN6_148 D Aro_CN6_147 D Aro_CN6_145 D Aro_CN6_143 D Aro_CN6_136 D Aro_CN6_134 D Aro_CN6_131 D Aro_CN6_130 D Aro_CN6_129D Aro_CN6_128 D Aro_CN6_127 D Aro_CN6_126 D Aro_CN6_118 D Aro_CN6_117 D Aro_CN6_116 D Aro_CN6_115 D Aro_CN6_114 D Aro_CN6_111 D Aro_CN6_107 D Aro_CN6_105 D Aro_CN6_103 D Aro_CN6_102 D Aro_CN6_099 D Aro_CN6_098 D Aro_CN6_096 D Aro_CN6_093 D Aro_CN6_091 D Aro_CN6_081 D Aro_CN6_079 D Aro_CN6_076 D Aro_CN6_073 D Aro_CN6_068 D Aro_CN6_066 D Aro_CN6_065 D Aro_CN6_059 d Aro_CN6_048 D Aro_CN6_041 D Aro_CN6_034 D Aro_CN6_031 D Aro_CN6_027 D Aro_CN6_024 D Aro_CN6_023 D Aro_CN6_013 D Aro_CN6_012D Aro_CN6_011 D Aro_CN6_010 D Aro_CN6_007 D Aro_CN6_006 D Aro_CN6_005 Aro_CN6_050
Aro_CN6_072 Aro_CN6_200 Aro_CN6_176