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Técnica

Como funciona o comando desmodrômico de válvulas?

Em 1956 o diretor da Ducati, Giuseppe Montano, chamou seu engenheiro Fabio Taglioni e disse mais ou menos o seguinte: "Só temos dinheiro para mais um mês de salário. Conheço seu talento e preciso de você. Se conseguirmos fazer 100 motos capazes de vencer o Tour d'Italia, a Ducati continua. Se não, fechamos a fábrica e vamos para casa". Taglioni topou o desafio e trabalhou por seis meses sem receber salário até entregar a moto que mudaria a história de sua vida e da Ducati: a 125 Desmo. Taglioni queria encontrar uma forma de fazer o pequeno motor monocilíndrico girar alto sem correr o risco de destruí-lo devido à flutuação de válvulas causada pela vibração das molas de retorno. Na época, o que limitava o desempenho dos motores era principalmente a capacidade das molas de válvula, que não tinham resistência para lidar com as cargas em velocidades altas  do motor e quebravam. Mesmo com um novo processo desenvolvido nos anos 1950, que usava fusão a vácuo para retirar as impurez

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