A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Técnica

Como funciona o comando desmodrômico de válvulas?

Em 1956 o diretor da Ducati, Giuseppe Montano, chamou seu engenheiro Fabio Taglioni e disse mais ou menos o seguinte: "Só temos dinheiro para mais um mês de salário. Conheço seu talento e preciso de você. Se conseguirmos fazer 100 motos capazes de vencer o Tour d'Italia, a Ducati continua. Se não, fechamos a fábrica e vamos para casa". Taglioni topou o desafio e trabalhou por seis meses sem receber salário até entregar a moto que mudaria a história de sua vida e da Ducati: a 125 Desmo. Taglioni queria encontrar uma forma de fazer o pequeno motor monocilíndrico girar alto sem correr o risco de destruí-lo devido à flutuação de válvulas causada pela vibração das molas de retorno. Na época, o que limitava o desempenho dos motores era principalmente a capacidade das molas de válvula, que não tinham resistência para lidar com as cargas em velocidades altas  do motor e quebravam. Mesmo com um novo processo desenvolvido nos anos 1950, que usava fusão a vácuo para retirar as impurez

Matérias relacionadas

Como funciona a transmissão de dupla embreagem?

Leonardo Contesini

Por que as curvas inclinadas são mais rápidas (e mais seguras) que as curvas planas?

Leonardo Contesini

Especial motores V4 (sim, quatro cilindros em V): o samba do ogro doido

Juliano Barata