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Como lavar o carro do jeito certo – as dicas do profissional

Há quem diga que você não será um entusiasta completo se não tirar uns minutos no fim de semana para dar aquele trato no seu carro. Você até pode levar no lava-rápido aí perto da sua casa ou pagar por aquela lavada completa-com-cera-chefia, mas para fazer direito, bem feito e do seu jeito, é melhor meter a mão na massa e fazer tudo por conta própria. Não é uma tarefa difícil, mas é importante saber como fazer de modo correto para que seu trabalho não cause o efeito reverso e acabe piorando as coisas.

E para fazer do jeito certo, o negócio é conversar com quem manja do assunto, e esse cara é o nosso camarada Sol, da Redentora, que cuidou de boa parte dos carros que você vê no FlatOut Midnight. Com as dicas dele, vamos conhecer tudo o que é preciso saber para fazer uma lavagem de nível profissional na garagem de casa.

 

Parte 1: as preliminares

Não faça com seu carro o que não faria com seu próprio corpo. O que isso significa? Se você não usa sabonete para escovar os dentes, nem esponja de louça para lavar o rosto, não lave seu carro com sabão em pó, nem esfregue a carroceria com uma camiseta velha.

Para lavar o carro como um profissional, você precisará dos seguintes itens:

  • Duas luvas de microfibra;
  • Dois panos de microfibra;
  • Dois baldes com separador de partículas;
  • Dois pinceis de detalhamento – um interno e um externo;
  • Escova “pepino” para rodas;
  • Escova para pneus;
  • Xampu desengraxante;
  • Xampu neutro;
  • Limpador multiuso/APC;
  • Limpador de vidros;
  • Descontaminante ferroso para as rodas;
  • Lavadora de pressão ou mangueira com esguicho;
  • Aspirador de pó.

É uma lista considerável, mas é o necessário para lavar seu carro como um profissional. Caso não possa investir em tudo isso, concentre-se em uma luva, um pano, um balde, escova para rodas e outra para pneus, xampu desengraxante e mangueira com esguicho, pois isso é o mínimo para fazer bem-feito.

Antes de começar, você precisa de um local com sombra para estacionar o carro, pois a superfície aquecida e o sol vão evaporar a água antes da hora, e isso pode manchar a pintura. Não se esqueça do movimento do sol, pois a lavagem completa pode facilmente passar de duas horas, que é tempo suficiente para uma virada completa da sombra, dependendo da incidência da luz solar.

Parte 2: a hora do banho

A maioria das pessoas começa lavando o carro pelo teto e depois vem descendo pelos vidros, capô, porta-malas, laterais e rodas. Isso está quase certo, a não ser pela parte das rodas. Como elas tendem a acumular mais sujeira que todo o resto da carroceria, você deve começar a lavagem por elas para evitar que aquela sujeirada contamine o resto do carro quando ele já estiver limpo.

As rodas

O que usar? Dois baldes, descontaminante ferroso, xampu desengraxante, escova “pepino” para rodas e escova para pneus.

Encha um balde com água limpa, pura, e outro com uma dilução de xampu desengraxante e água. O balde de água limpa servirá para enxaguar a escova pepino após a limpeza da roda. É importante que rodas e sistema de freios estejam frios para evitar choque térmico.

Comece molhando a roda com água limpa para remover parte da sujeira. Com a escova para pneus, esfregue os flancos e os ombros dos pneus. Depois, mergulhe a escova para rodas na solução de água e xampu, e comece limpando a roda pelas cavidades, passando para a parte interna, e depois a face. Sempre que for buscar mais xampu para a limpeza, enxague a escova suja no balde de água pura antes de mergulhar a escova no balde de xampu novamente.

Detalhes menores e mais difíceis de acessar com a escova podem ser lavados com um pincel de cerdas firmes e curtas, porém este pincel para uso externo deve ser usado exclusivamente nas rodas — todo o material/ferramenta de rodas serve apenas para elas.

Com as rodas limpas, é hora de começar a lavar o resto do carro.

A carroceria

O que usar? Luva de microfibra, pincel para uso externo, dois baldes, xampu neutro.

Comece molhando a carroceria do teto para baixo. Se tiver um lavador de alta pressão, use-o para remover a sujeira grossa e a poeira mais solta. Se for usar uma mangueira comum de jardim, aumente a pressão do esguicho.

Em seguida, é hora do snowfoam, ou o banho de espuma.Para muita gente, o banho de espuma remete a cenas impublicáveis, mas ele é muito mais que um recurso visual, porque a lavagem do carro é um processo químico: a ação da espuma provoca o desplacamento da sujeira que contamina as superfícies da carroceria. Note que, enquanto a espuma escorre, ela leva consigo uma boa quantidade de sujeira e resíduos. Após a reação, enxague o carro, pegue a luva e os dois baldes. É hora de usar as mãos.

Novamente use um balde com água pura e outro com diluição de xampu, agora o xampu neutro. Coloque a luva de lavagem e mergulhe-a na solução de xampu e água. Comece a espalhar a espuma pelo teto sem esfregar com força – é o xampu quem deve agir, e não a pressão da luva. Sempre que a luva ficar suja demais, você deve mergulhá-la na água pura para remover as pequenas partículas de sujeira, evitando que elas risquem a pintura. Os vãos e frestas da carroceria devem ser esfregados com os pinceis de uso externo. Se você tiver um compressor, pode soprar um jato de ar suave nestas partes.

Observe constantemente o nível de partículas suspensas na água do enxágue. Todo o cuidado tomado até agora será em vão se você usar água suja demais para enxaguar as luvas, por isso troque a água do balde de enxágue sempre que achar conveniente.

Ao terminar de esfregar o teto, é hora de enxaguá-lo para remover a espuma do xampu. Deixe a água escorrer sobre o carro para remover completamente o xampu da carroceria.

Normalmente você desceria para os vidros, depois as laterais, capô e porta-malas e depois a parte de baixo. O movimento de cima para baixo está correto, mas é recomendável você separar as partes do carro para lavá-las individualmente. “Eu prefiro fazer peça por peça, porque você concentra a limpeza em uma área menor e, por isso, não corre o risco de deixar alguma parte sem a limpeza adequada”, explica Sol. “Quando você faz uma área muito extensa, fica mais propenso a esquecer alguma parte”, completa.

Depois do teto, portanto, faça as portas, para-lamas, para-brisas, capô e tampa do porta-malas, para-lamas e para-choques, sempre começando por cima e terminando por baixo e finalizando a peça com o enxágue da espuma.

A secagem

O que usar? Toalha de microfibra.

Esqueça as lâminas de silicone, toalhas super absorventes e até rodos de pia ou limpadores de para-brisa velhos. Houve um tempo em que se recomendou até mesmo água para secar o carro (sim, água…). Tudo o que você precisa é de uma simples toalha de microfibra de boa qualidade. Comece secando de cima para baixo com movimentos suaves — lembre-se: não faça com o carro o que você não faria com seu próprio corpo.

Parte 2: O lado de dentro

Já se foi o tempo que a limpeza do interior do carro se resumia à aspiração de poeira e silicone no painel. Hoje há um produto específico para absolutamente cada material usado na cabine. Carpete usa um tipo de limpador, borracha usa outro tipo, o couro dos bancos tem um arsenal completo de limpadores, hidratantes, restauradores e afins. Mas isso é papo para outra hora, porque já estamos falando de detalhamento e higienização. A limpeza básica do interior do carro, consiste na aspiração de poeira, na limpeza das frestas e vãos, e na remoção de contaminação das superfĩcies.

Bancos e carpete

O que usar? Aspirador de pó e, opcionalmente, um compressor de ar.

Se você tiver um compressor de ar, comece com ele, soprando ar nos cantos mais difíceis de se acessar com pincel ou aspirador. Em seguida, simplesmente aspire os bancos e carpetes.

Acabamento plástico ou emborrachado

O que usar? Toalha de microfibra, limpador multiuso (APC), pincel para uso interno

Comece com o pincel, removendo a poeira e sujeira dos vãos, reentrâncias e frestas do painel. Os pinceis de uso interno são pincéis coletores — suas cerdas têm as pontas irregulares para capturar as partículas de sujeira, então você não precisa se preocupar com o risco de sujar o que você já limpou.

Com a poeira removida, você vai para a parte molhada da coisa: usando um borrifador ou simplesmente umedecendo o pano de microfibra. O maior cuidado aqui é não exagerar na dose. O limpador multiuso (APC) pode ser usado até mesmo sobre couro e vinil, embora seja mais recomendado usar um limpador próprio para couro, se for o caso.

Parte 4: o acabamento

Agora que o carro está limpo é preciso protegê-lo. Praticamente todos os fatores naturais como chuva, orvalho, radiação solar e chuva ácida têm efeito sobre a pintura e vidros. Aqui o negócio é fazer o básico: cera na carroceria e um limpador/cristalizador de vidros com base de álcool isopropílico.

O processo completo, das rodas ao enceramento, leva cerca de 2,5 horas — tempo suficiente para ouvir o podcast do FlatOut e um pedaço da nossa Rádio FlatOut.

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