se voce achou que a iminente fusao entre a fca e renault nao poderia render mais assunto achou errado caso voce nao tenha se dado conta a mitsubishi tambem faz parte da aliança renault nissan a aliança começou ha vinte anos em 1999 quando a nissan vendeu 36 9% de suas açoes a renault a fabricante japonesa que estava a beira da falencia apostou todas as suas fichas na parceria e deu certo a nissan conseguiu se recuperar e hoje as duas empresas possuem parte uma da outra a renault e acionista majoritaria da nissan com 43 4% de suas açoes enquanto a fabricante japonesa possui 15% das açoes da companhia francesa em 2016 a mitsubishi entrou na jogada eles tambem estavam passando por uma crise motivada por denuncias de fraudes no consumo de combustivel de seus modelos comercializados no japao a soluçao encontrada vender 34% da companhia para a nissan e quase automaticamente entrando para a jogada formava se ali a aliança renault nissan mitsubishi com a proposta de fusao da renault com a fca os pormenores da operaçao ainda sao incertos mas em principio diz se que a cooperaçao entre a empresa francesa e suas parceiras niponicas pode seguir inalterada o que nao descarta eventuais parcerias entre todas as marcas envolvidas incluindo por exemplo chrysler e mitsubishi o que veja so ja aconteceu antes voce ja ouviu falar da diamond star motors mais conhecida como dsm na decada de 1970 as fabricantes norte americanas buscavam uma forma de combater a invasao de modelos japoneses no mercado menores mais economicos mais acessiveis e mais confiaveis os imports eram vistos como uma ameaça a industria automobilistica dos eua e ate mesmo ao american way of life eles eram bons e vendiam bem do outro lado do mundo a mitsubishi estava ciente disto e queria encontrar uma forma de aumentar sua participaçao no mercado norte americano a soluçao veio da chrysler com de um acordo que entrou em vigor em 1971 a chrysler importaria modelos da mitsubishi fabricados no japao e os venderia atraves de sua propria rede de concessionarias a ao contrario das rivais ford e general motors a chrysler nao tinha nenhum modelo compacto ou subcompacto desenvolvido in house a ford tinha o pinto e a chevrolet tinha o vega a chrysler nao tinha nada o primeiro modelo mitsubishi vendido pela chrysler foi o compacto colt uma versao rebatizada do mitsubishi galant de primeira geraçao posicionado na base da linha da dodge e movido por um quatro cilindros de 1 6 litro e 100 cv em 1973 ele tambem começou a ser vendido como plymouth cricket no mercado canadense poucos anos depois em 1977 a dodge começou a vender o cupe mitsubishi galant lambda como dodge challenger uma manobra controversa dada a reputaçao do muscle car original foi uma boa decisao os mitsubishi rebatizados fizeram relativo sucesso e preencheram uma lacuna importante na linha da chrysler so o colt em sete geraçoes foi vendido pela chrysler ate 1994 o challenger por sua vez foi vendido ate 1983 no inicio da decada de 1980 porem começou a rolar um pequeno desentendimento entre as duas partes a mitsubishi queria mais independencia a fim de manter sua marca nos carros vendidos nos estados unidos mas a chrysler nao gostava muito da ideia ao mesmo tempo o governo norte americano começou a impor restriçoes a este tipo de operaçao limitando a quantidade de carros que poderiam ser importados do japao para os estados unidos a soluçao encontrada pelas duas empresas para contornar esta situaçao foi abrir uma nova empresa a diamond star motors foi batizada com inspiraçao nos emblemas das duas marcas os diamentes da mitsubishi e a estrela da chrysler o modus operandi era muito simples abrindo uma nova fabrica localizada nos eua seria possivel fabricar modelos desenvolvidos em conjunto pelas duas partes e vende los sob qualquer uma das marcas do grupo gastos com desenvolvimento seriam compartilhados assim como os lucros as duas companhias aumentariam sua participaçao no mercado e poderiam continuar vendendo modelos importados como o mitsubishi starion que era oferecido nos estados unidos como conquest e vendido tanto pela chrysler quanto pela dodge e pela plymouth win win situation como dizem nos estados unidos [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 229920 229921 ] a diamond star motors ou dsm foi incorporada oficialmente em outubro de 1985 a construçao da nova fabrica teve inicio em abril de 1986 no estado de illinois contando com um subsidio de us$ 274 milhoes por parte do governo daquele estado quase dois anos depois em março de 1988 a obra foi concluida e a fabricaçao de carros começou em 1989 o primeiro modelo fabricado em illinois foi um velho conhecido nosso o mitsubishi eclipse sua plataforma criada pela mitsubishi e pela chrysler era exclusiva e foi feita para acomodar um motor transversal nada menos que uma versao mais antiga do famoso 4g63t o quatro cilindros de dois litros com turbo e comando duplo no cabeçote usado no lancer evolution cuja primeira geraçao lançada so em 1992 o motor ja era usado no mitsubishi starion porem com comando simples e era sua versao mais potente o eclipse gs turbo com cambio manual entregava 195 cv enquanto o modelo automatico com um turbo menor entregava 180 cv no eclipse gsx este motor era casado a um sistema de traçao integral e o tempo de 100 km/h era de 8 5 segundos havia ainda um eclipse com motor 2 0 naturalmente aspirado 4g63 sem o t de 135 cv e a versao basica movida por um motor 1 8 com comando simples e 92 cv o eclipse foi um sucesso por seu visual esportivo tipico do fim da epoca com farois escamoteaveis que deram lugar a peças fixas em 1991 perfil baixo traseira fastback e proporçoes muito bem acertadas ele rendeu versoes rebatizadas para o mercado americano o plymouth laser e o eagle talon a eagle foi uma marca fundada pela chrysler em 1987 cujos modelos tinham uma pegada mais europeia voltada ao publico entusiasta [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 213460 213461 ] das quatro geraçoes que o eclipse teve apenas a ultima vendida entre 2006 e 2012 nao teve envolvimento da chrysler em seu projeto um ano depois do eclipse em 1990 foi a vez de outro futuro icone o mitsubishi 3000gt usando a plataforma do proprio eclipse como ponto de partida ele era um esportivo de ponta feito para brigar com o nissan skyline gt r o toyota supra o mazda rx 7 e o honda nsx na versao mais potente a vr 4 o motor era um v6 biturbo de tres litros com 300 cv a 6 000 rpm e 42 3 mkgf a 2 500 rpm combinado a uma caixa manual de cinco marchas o conjunto era o bastante para levar o 3000gt de zero a 100 km/h na casa dos cinco segundos no japao o 3000gt era vendido como gto uma homenagem ao mitsubishi galant gto cupe esportivo vendido na decada de 1970 da mesma forma que o eclipse o 3000gt tambem rendeu um modelo proprio para o mercado norte americano o dodge stealth comercializado entre 1990 e 1996 o 3000gt foi vendido ate 1999 com uma reestilizaçao em 1995 a versao da mitsubishi foi um sucesso de publico e critica oferecendo desempenho proximo de supercarros como o porsche 911 turbo e a ferrari 348 por uma fraçao do preço o dodge stealth nem tanto de qualquer forma o carro foi para muitos entusiastas o auge da relaçao entre mitsubishi e chrysler mas como costuma acontecer depois do auge vem a queda no inicio da joint venture tanto a chrysler quanto a mitsubishi eram donas de 50% da dsm em 1991 porem a fabricante norte americana vendeu sua parte a parceira niponica legalmente os veiculos da chrysler eram fabricados em illinois sob contrato em 1993 a dsm mudou de nome e passou a se chamar mmma mitsubishi motors manufacturing america na pratica porem as duas empresas mantiveram um alto nivel de cooperaçao no desenvolvimento de seus produtos e ambas consideravam todos os carros fabricados ate 1995 como modelos da diamond star motors alem do eclipse e do gto que sao os mais conhecidos e lembrados houve outros quatro geraçoes do mitsubishi colt o mitsubishi galant vendido no canada como dodge 2000gtx o dodge avenger/chrysler sebring ambos feitos sobre a plataforma do eclipse e o dodge stratus vendido no brasil como chrysler stratus com o passar dos anos porem a participaçao da chrysler nos projetos foi diminuindo e em 2000 houve a fusao da chrysler com a daimler benz formando a daimlerchrysler a nova empresa passou a ser dona de 37% mas isto nao durou muito em 2005 uma nova crise financeira se abateu sobre a mitsubishi que teve todas as suas açoes vendidas pela chrysler em 2007 aquela altura ainda se fabricava modelos como o mitsubishi eclipse de quarta geraçao o galant e o suv endeavor na fabrica de illinois em 2012 começou a ser produzido o mitsubishi rvr vendido como outlander sport nos eua e como asx no brasil que ja nao tinha qualquer relaçao com a chrysler era questao de tempo porem para que os efeitos da crise comprometessem a atuaçao da fabrica que operou muito abaixo da capacidade em seus ultimos anos e fechada em novembro de 2015 os carros da mitsubishi vendidos nos eua passaram a ser importados do japao como era no inicio de tudo trinta anos antes mesmo que tenha durado efetivamente pouco tempo a diamond star motors foi a responsavel por levar a mitsubishi para os estados unidos e estabelece la naquele pais abrindo tambem as portas para sua chegada em outros paises como o nosso
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