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Achados meio perdidos

Direto dos EUA: esta GMC Sonoma norte-americana está à venda no Brasil

A primeira geração da Chevrolet S10 é uma das picapes mais populares do Brasil. Lançada em 1995, a S10 unia visual harmônico a um conjunto mecânico robusto e confiável, acabamento caprichado e rodar confortável para a categoria. O motor era o quatro-cilindros de 2,2 litros Família II, com comando no cabeçote, muito parecido com o que havia acabado de ser adotado no Chevrolet Omega da época, porém com injeção monoponto e 106 cv (10 a menos que no Omega, que usava injeção multiponto). Não demorou para que ela se tornasse um best seller, disputando com a Ford Ranger a preferência do público.

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Não por acaso, a primeira geração permaneceu no mercado até 2012, à base de atualizações estéticas e mecânicas que trouxeram, entre coisas, versões de cabine estendida e dupla, motores V6 a gasolina e quatro-cilindros turbodiesel e formas mais retilíneas. Ainda vemos por aí muitos exemplares fabricados há mais de vinte anos trabalhando duro, sem descanso. E também há muitas S10 que são utilizadas como carros de passeio por fãs do modelo, que podem atestar as qualidades que citamos.

A questão é que a S10 não é o que se pode chamar de um veículo raro no Brasil. Mas, se o que você quer é se destacar com uma S10… então você precisa dar uma olhada neste exemplar de uma de suas versões norte-americanas: uma GMC Sonoma SLS 1995, anunciada no GT40. Ela é nosso Achado meio Perdido de hoje!

A GMC Sonoma era, em essência, uma versão rebatizada da Chevrolet S10 norte-americana desde a primeira geração, introduzida em 1982 – a qual é lembrada pelos entusiastas, é lembrada por dar origem à cobiçada GMC Syclone. A segunda geração, tanto para a S10 quanto para a Sonoma, foi lançada em 1994, e ambas compartilhavam a maioria dos componentes estéticos e mecânicos.

 

Existem alguns exemplares da Chevrolet S10 norte-americana no Brasil, trazidos na época por importação independente. A GMC Sonoma é mais rara neste aspecto – é a primeira vez que um exemplar à venda aparece na nossa seção.

O proprietário, Lucca Payaro, diz que a picape foi importada nova para o Brasil, em 1995. Ele comprou a Sonoma no fim de 2016 e, pelo que conseguiu recuperar do histórico, é o terceiro dono. O hodômetro marca cerca de 93.000 milhas, o que equivale a aproximadamente a 149.000 km – abaixo da média para um utilitário com mais de vinte anos.

A picape de cabine estendida, de quatro lugares, (sendo os bancos traseiros individuais e dobráveis) aparenta excelente estado de conservação, com a pintura para lá de apresentável e nenhum tipo de problema estrutural. Todos os emblemas, adesivos e demais detalhes externos estão presentes e com bom aspecto, e o mesmo se pode dizer do acabamento interno.

O motor é um V6 Vortec de 4,3 litros muito parecido com o encontrado na S10 brasileira, porém, não idêntico – existem componentes que são incompatíveis, como as juntas, por exemplo. O sistema de injeção eletrônica é do tipo TBI, monoponto, e o motor entrega 155 cv a 4.000 rpm, com 32,6 mkgf de torque a 2.400 rpm. A transmissão é automática de quatro marchas, e a tração é traseira.

Lucca conta que a GMC Sonoma passou por uma revisão no início de 2019, na qual foram realizados serviços de manutenção no motor (incluindo a troca de cabos, velas e fluidos, e também a limpeza do sistema de injeção), suspensão e freios – segundo ele, a picape roda perfeitamente. Todas as peças novas são originais AC Delco, importadas dos EUA. Lucca também possui o manual do proprietário e a chave reserva originais.

Se você é admirador da Chevrolet S10, mas busca algo mais exclusivo, esta GMC Sonoma pode ser a picape que estava procurando. Ficou interessado? Então basta clicar aqui para acessar o anúncio, onde você encontrará os contatos do proprietário.

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