

Bem-vindo ao Goodguys Temporada 3, uma iniciativa do FlatOut!
Campanha autorizada pelo Ministério da Economia. Certificado de autorização SECAP/ME nº 01.018860/2022

com tantos nomes de peso como henri toivonen ari vatanen tommi makinen e ate mesmo kimi raikkonen a impressao que todos os grandes pilotos de rali sao finlandeses a finlandia e mesmo um celeiro de excelentes pilotos e de fato ate agora o unico piloto nao finlandes a figurar na nossa serie sobre as lendas do wrc foi o escoces colin mcrae mas isto muda hoje nosso personagem da vez e o veterano carlos sainz que começou sua carreira na decada 80 conquistou dois titulos mundiais na decada de 90 e esta na ativa ate hoje aos 56 anos de idade [gt40 content tag= toyota widget= 1 ] carlos sainz cenamor nasceu em madrid na espanha em 12 de abril de 1962 e começou a disputar ralis em 1980 aos dezoito anos de idade mas foi por pouco em sua adolescencia sainz tambem foi jogador de futebol e de squash e ele mandava bem em ambos chegando a fazer um teste com o real madrid e conquistando o titulo no campeonato espanhol de squash aos dezesseis anos de idade por sorte a paixao de sainz pelos ralis falou mais alto a ponto de faze lo largar a faculdade de direito apos dois anos de curso e dar inicio a sua carreira como piloto em 1980 uma carreira que ainda nao acabou diga se o inicio o primeiro rali disputado por carlos sainz ainda como amador foi o rally shalymar ali mesmo em madrid sainz conduziu um renault 5 ts versao esportiva do hatch frances movida por um quatro cilindros de 1 3 litro e 64 cv ele foi o 23º colocado entre 52 inscritos nao era exatamente um resultado brilhante mas seu desempenho foi bom o bastante para mante lo motivado no ano seguinte 1981 sainz inscreveu se na categoria que alavancou sua carreira a copa panda competiçao monomarca criada pela seat como incentivo a pilotos jovens e talentosos como o nome dizia a competiçao era disputada por exemplares identicos do seat panda versao rebatizada do fiat panda o compacto mais basico e frugal da fabricante italiana na epoca todos movidos por um quatro cilindros de 903 cm³ e 65 cv sainz foi o campeao da copa panda em 1981 e 1982 conseguindo reconhecimento o bastante para em 1983 fechar um contrato com a renault em 1983 carlos sainz voltou a apostar no renault 5 desta vez em sua versao turbo homologado tanto pelo grupo 4 quanto pelo grupo b ja na temporada de 1983 ele conquistou sua primeira vitoria no rallye de verano como parte do campeonato espanhol de rali foi o bastante para que ele seguisse firme com a renault ate 1986 ano em que foi o segundo colocado na competiçao [youtube id= iz22lvvfzce width= 620 height= 350 ] o bom desempenho de carlos sainz no campeonato espanhol nao apenas lhe rendeu o apelido el matador como tambem chamou a atençao da ford que lhe ofereceu um contrato para acelerar o sierra rs cosworth um dos ultimos representantes da traçao traseira nos alto escalao dos ralis embora seu principal objetivo fosse o titulo no campeonato espanhol de rali que obteve alias com sete vitorias sainz tambem disputou etapas o erc o campeonato europeu de rali e do wrc seus melhores resultados no mundial foram dois quintos lugares no rallye sanremo na italia e no rac rally britanico o grande problema e que em parte por causa do proprio sierra que nao conseguia acompanhar rivais de traçao integral como o lancia delta hf integrale o audi quattro e o toyota celica gt four a ford nao estava em sua melhor fase no wrc assim apos uma temporada sem brilho em 1988 tanto carlos sainz quanto seu colega de equipe didier auriol decidiram migrar para outras equipes auriol escolheu a lancia enquanto sainz optou por juntar se a toyota foi uma excelente escolha a toyota tinha no celica gt four um excelente carro mas ate a chegada de sainz nao tinha pilotos a sua altura com o espanhol no posto de piloto principal a toyota quase conquistou seu primeiro titulo em 1989 logo de cara carlos sainz foi o segundo colocado no rac rally e manteve boas posiçoes nas etapas seguintes incluindo dois podios no rallye sanremo e no rali da finlandia relatos da epoca diziam que caso nao tivesse abandonado as tres ultimas etapas da competiçao por problemas mecanicos e acidentes sainz poderia muito bem ter sido o vencedor naquele ano consagraçao na toyota o triunfo nao demorou muito porem o celica gt four mostrou se bem mais confiavel em 1990 e carlos sainz conseguiu vencer quatro provas no wrc o rali da acropole na grecia; o rali da nova zelandia o rac rally do reino unido e o rali da finlandia detalhe ele foi o primeiro piloto nao escandinavo a vencer na etapa finlandesa do campeonato mundial em toda a historia superando os finns em sua propria casa o titulo de carlos sainz tambem interrompeu a sequencia de titulos de pilotos da lancia que vinha acontecendo desde o inicio do grupo a em 1987 [youtube id= bhytli3z848 width= 620 height= 350 ] a temporada de 1991 foi extremamente disputada entre sainz e o finlandes juha kankkunen da lancia ambos venceram cinco provas e estavam tecnicamente empatados na etapa final o rac rally sainz liderava por um ponto mas nao conseguiu garantir a vitoria ficando em terceiro lugar isto posto no ano seguinte a toyota estreou a nova geraçao do celica um carro mais robusto e veloz que o anterior aquela seria a ultima temporada da lancia no wrc e a equipe italiana fez questao de oferecer um desafio a altura com juha kankkunen e didier auriol foi uma briga extremamente equilibrada embora auriol tenha vencido seis etapas contra tres de sainz e uma de kankkunen o numero de podios conquistados pelo espanhol foi suficiente para que ele conseguisse liderar o campeonato ate a ultima prova que mais uma vez foi disputada no reino unido sainz venceu com dois minutos de vantagem sobre ari vatanen o segundo colocado e com isto conquistou seu segundo e ultimo titulo na carreira [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] um piloto maduro [youtube id= cuabhnkycvi width= 620 height= 350 ] o patrocinador pessoal de carlos sainz por boa parte de sua carreira foi a fabricante de lubrificantes repsol por conta disto ele acabou saindo da toyota no fim de 1992 a equipe japonesa seria patrocinada pela rival castrol a partir de 1993 sainz foi contratado pela lancia para pilotar o delta hf integrale mas nao se deu bem o hatchback italiano havia conquistado seis titulos consecutivos no wrc entre 1987 e 1992 mas ja nao era tao competitivo diante de projetos mais modernos e eficientes sainz conseguiu apenas um podio na temporada na grecia e depois disto foi procurar outra equipe a subaru lhe ofereceu um contrato de dois anos para 1994 e 1995 aquela altura ja com 15 anos de carreira sainz mostrou se tao importante quanto o astro colin mcrae para o desempenho da marca das pleiades no wrc sua experiencia e seu feedback em relaçao ao carro ajudaram a equipe a acertar o carro de forma mais eficiente em 1994 sainz foi o segundo colocado no mundial dos pilotos perdendo seu terceiro titulo para didier auriol seu sucessor na toyota na ultima etapa em 1995 o confronto foi interno sainz e mcrae duelaram ponto a ponto ate o fim da temporada com o escoces levando a melhor no rac rally por apenas 36 segundos [youtube id= 0 08hdvwvfm width= 620 height= 350 ] carlos sainz era bastante requisitado pelas equipes por seu estilo de pilotagem preciso suave e sem espaço para erros algo que era incomum na decada de 1990 quando ainda se favorecia uma conduçao mais espetacular e acrobatica assim pelos anos que se seguiram sainz passou pela ford com o escort rs cosworth e com o focus rs wrc; retornou a toyota para ajudar os japoneses a aperfeiçoar o recem chegado corolla hatchback; e por fim foi contratado pela citroen onde competiu entre 2003 e 2005 com a versao de rali do xsara embora nao tenha conquistado mais titulos carlos sainz permaneceu como um dos destaques da competiçao com uma consistencia invejavel sendo vice campeao em 1994 e 1995 pela subaru e em 1998 pela toyota ele tambem conquistou cinco terceiros lugares quatro vezes com a ford 1996 1997 2000 e 2002 e uma vez com a citroen 2002 [youtube id= utqmtfuoxjc width= 620 height= 350 ] ao longo de sua carreira no wrc carlos sainz conquistou o recorde em eventos iniciados 196 largadas no total o segundo lugar no ranking e do finlandes jari matti latvala que atualmente e um dos pilotos da toyota e devera ultrapassar a marca no ano que vem ainda na ativa carlos sainz deixou o mundial de rali em 2005 25 anos depois de sua estreia mas isto nao significa que ele se aposentou longe disto entre 2006 e 2018 ele so nao participou de uma ediçao do rali dakar em 2012 entre 2006 e 2011 sainz inscreveu se na equipe da volkswagen conquistando a vitoria em 2010 com o vw touareg no ano seguinte ele foi o terceiro colocado [youtube id= shnwq8vw wi width= 620 height= 350 ] sua relaçao com a volkswagen o levou a posiçao de piloto de testes para o wrc em 2013 conduzindo o volkswagen polo de rali paralelamente o experiente espanhol seguiu participando de competiçoes historicas com seu navegador de longa data luis moya no ano de 2014 foi anunciada a contrataçao de carlos sainz como piloto pela equipe da peugeot no rali dakar posiçao que ainda ocupa e mais na ediçao de 2018 carlos sainz foi o vencedor com o peugeot 2008 dkr mostrando que continua em plena forma aos 56 anos de idade
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.