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Zero a 300

Equinox RS no Brasil // Dodge Challenger com seis-em-linha turbo // BMW terá X8 além do XM e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Equinox ganha versão RS no Brasil

A Chevrolet anunciou a chegada do Equinox RS ao Brasil na linha 2022 do crossover, que foi sutilmente reestilizada em 2020 no exterior. O modelo faz parte dos quatro lançamentos previstos pela GM no mercado nacional ainda neste ano, e deve chegar entre o final de dezembro e o início de janeiro.

O pacote RS, embora seja encarado como “esportivo” por alguns, é tradicionalmente um pacote estético da GM, oferecido desde os anos 1960 em diversos modelos. No caso do Equinox, ele tem faróis escurecidos e dispensa os cromados da grade e demais acabamentos externos, substituindo-os por acabamento preto brilhante ou preto fosco. As rodas também são pretas e, por dentro, o acabamento de couro ganha costuras vermelhas e o motivo escurecido como no exterior.

Mecanicamente não há mudanças em relação ao modelo atual, nem às demais versões: o Equinox RS vem com o motor 1.5 turbo de quatro cilindros e 170 cv a 5.600 rpm combinado ao câmbio automático de seis marchas.

A GM ainda não falou de preços, mas considerando tudo o que está acontecendo em todo o mundo e na economia brasileira, não espere que ele custe os mesmos R$ 212.000 da versão atual Premier. (Leo Contesini)

 

Próximo Dodge Challenger poderá usar um seis-em-linha turbo

Sim, a Dodge vem falando de “muscle car elétrico” há alguns meses, mas o tal “muscle car elétrico” não será o único esportivo que a marca americana pretende oferecer nos próximos anos. Eles só precisam de um elétrico para atender parte da demanda e para sinalizar que estão preocupados também com as questões de sustentabilidade e não apenas em destroçar pneus com motores de 100 kgfm de torque.

Mas eles também precisam atender as regras dos governos de todo o mundo, o que significa que eles terão que readequar seus motores. E isso significa, talvez, abrir mão do Hemi (que não é mais hemi de verdade) em favor de um seis-em-linha biturbo, como se fosse um BMW ou um Mercedes.

Agora, citando “fontes anônimas” o pessoal dos fóruns StellPower (ainda fico impressionado com a capacidade dos americanos criarem e lotarem fóruns sobre coisas relativamente novas), a Dodge está trabalhando em um seis-em-linha de 2,9 litros que seria usado para tornar o novo Challenger mais viável para mercados globais.

Ainda segundo as fontes do StellPower, o motor será batizado GME T6 e substituirá o V8 5.7 usado atualmente no Challenger. Isso indica que, caso seja mesmo lançado, esse motor deverá produzir entre 350 e 400 cv no Challenger R/T.

Embora pareça um sacrilégio, essa história de colocar um seis-em-linha ou um motor turbo no Challenger, lembre-se houve coisa pior nos anos 1980, quando o Charger foi reduzido a um compacto de quatro cilindros e só teve sua redenção pelas mãos de Carroll Shelby, que foi piedoso o suficiente para instalar um turbo no carro e permitir que ele vivesse com 175 cv.

Além disso, os australianos (e quem mais poderia ter carros bizarros?) tiveram um Valiant Charger com motor hemi de seis cilindros que se tornou razoavelmente desejável e relativamente valorizado. (Leo Contesini)

 

O projeto do BMW X8 deve continuar, apesar do XM

Como se não bastasse o inexplicavelmente kitsch XM, novo carro-chefe da marca de Munique na categoria das peruas altas monstruosas, megapesadas e megapotentes, a BMW parece que não desistiu do projeto de uma versão cupê (ein?) do seu mega-SUV X7. A revista alemã AutoBild afirma que esta outra perua alta monstruosa, megapesada e megapotente, a se chamar “X8”, também será lançada no próximo ano, como o XM.

O X8 será posicionado como uma alternativa coupé-SUV (cuma?) ao X7, mas deve ficar abaixo do XM em termos de potência e preço. A publicação alemã diz que um preço inicial de aproximadamente € 100.000 na Europa pode ser esperado, bem abaixo do que deve ser o preço do exclusivo e “original” XM.

O BMW XM

A BMW acredita que existe espaço para todas estas versões similares do que é, no frigir dos ovos, a mesma coisa. Com o XM, a BMW espera atingir os clientes de SUV de alto desempenho (hã?). Mais precisamente, clientes “não conformistas” e “extrovertidos”. Bom, extrovertido ele vai precisar ser, isso não há dúvida. Já o X8, atenderá clientes menos extrovertidos. Mas que também quer andar numa enorme perua de duas toneladas de alto desempenho que por algum motivo desconhecido perdeu utilidade e ganhou mais preço pelo simples expediente de se pregar um teto fastback no lugar do desenho tradicional de perua.

Mas o pior não é isso. O pior é que estão certos. Há realmente lugar para toda mutação genética possível do SUV hoje em dia. A moda persiste, sem fim à vista. (MAO)

 

Frente do Aston Martin V12 Vantage é revelada em teaser

O futuro nunca foi tão difícil de prever como hoje em dia, mas paradoxalmente todo mundo parece ter uma necessidade de afirmá-lo como imutável e inevitável, na forma da singularidade elétrica. Que está prevista acontecer não há dúvida, mas aparece por canetada legislatória, algo que não é exatamente eterno; o futuro, como sempre, é apenas um conceito abstrato que pode ser mudado imediatamente, a cada minuto.

Mas todo mundo insiste que o Aston Martin V12 Vantage será o último Aston V12 da história, e não somos nós que vamos brigar por isso. Dá um mote de marketing legal, afinal de contas, uma coisa que dá uma urgência de compra impossível de resistir. Agora a Aston Martin mostrou uma nova imagem teaser do carro, para manter esse assunto em evidência como um fato histórico importante. Apresentado ao lado de seus predecessores, parece algo realmente interessante, pelo menos. Que será algo fantástico, não há dúvidas. Rumores sobre a especificação falam de 650cv e uma carroceria mais leve, com peças em fibra de carbono. Talvez até inteiramente em fibra de carbono. Aparentemente, apenas 299 carros serão feitos.

Será ele mesmo o último dos Moicanos? Uma espécie de Chingachgook da Aston Martin? Sei não. Gente,  quando morre, desaparece de verdade; artefatos podem voltar a ser feitos sempre que se deseje. Ou que alguma legislação se abrande num futuro que ainda não conseguimos ver. (MAO)

 

Akio Toyoda fazendo “zerinhos” de Yaris GR

Esse mundo anda engraçado. No mesmo dia em que recebemos a notícia de que o vilão de filme de 007 com sonhos de dominação global empresário Elon Musk é a “Personalidade do Ano” da revista Time, chega também um vídeo do presidente da Toyota, Akio Toyoda, fazendo “zerinhos” com um Yaris GR. Se isso não for um belo simbolismo dos dias de hoje, não sei o que é. Quem diria: o entusiasmo por automóveis está sendo salvo pela empresa que nos deu o Corolla. E tem gente que ainda acha que o futuro é fácil de prever…

A coisa aconteceu da seguinte forma: Toyoda, sob seu pseudônimo de corrida agora tradicional, “Sr. Morizo”, teve alguns minutos para brincar em torno de alguns cones no estacionamento num evento da equipe de WRC, no Japão. O CEO mais entusiástico da atualidade dá um verdadeiro show, se você nos perguntar… (MAO)