A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos

Esporte fino: este Tempra Turbo Stile com 15 mil km rodados está à venda

Não é fácil encontrar Tempra Turbo à venda — e mais difícil ainda se você estiver procurando um Tempra Turbo Stile, versão com a mesma mecânica, porém quatro portas e visual mais sóbrio. Sendo assim, este exemplar com apenas 15 mil km rodados certamente é um belo achado, não?

Se o Uno Turbo foi o primeiro carro turbinado de fábrica do Brasil, a Fiat aperfeiçoou o conceito com o Tempra Turbo, lançado em um ano depois, em 1995. Baseada no Tempra de duas portas — exclusividade do mercado brasileiro —, a versão Turbinada trazia visual mais esportivo e, debaixo do capô, um motor 2.0 com oito válvulas, comando duplo e turbocompressor operando a 0,8 bar. Seus 165 cv (mesma potência do Omega CD 3.0) a 5.250 rpm e 26,5 mkgf de torque levavam o Tempra Turbo de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos, com máxima de 210 km/h.

fiat_tempra_turbo

O Tempra Turbo também tinha câmbio acionado por cabos em vez de varões, embreagem hidráulica e suspensão retrabalhada, com novas molas e amortecedores, barras estabilizadoras, buchas e coxins mais firmes e cambagem dianteira mais negativa — tudo para melhorar o comportamento dinâmico. O painel era o mais completo da linha, com manômetro de óleo e medidor de pressão do turbo. As modificações estéticas incluíam um aerofólio com luz de freio integrada, novas rodas (iguais às do Uno Turbo) e a opção pela cor vermelha.

Acontece que, se você quisesse o desempenho do Tempra Turbo (todos queriam), mas preferisse algo mais elegante, a Fiat lançou o Tempra Turbo Stile. A mecânica era exatamente a mesma, bem como o desempenho, mas a carroceria de quatro portas não trazia nada que o denunciasse além dos emblemas, o que fazia dele um típico sleeper.

tempra-turbo-stile-15280-km-rodados-12069-MLB20053061516_022014-F

O carro das fotos é um Tempra Turbo Stile 1997, já com a leve reestilização na dianteira e as rodas de 15 polegadas, e está em muito bom estado de conservação. Segundo o anúncio no Ateliê do Carro, o carro rodou pouco mais de 15 mil km desde que foi fabricado. O anunciante diz ser o segundo dono, e que comprou o carro em 2009 com menos de 10 mil km rodados. Ele também aponta detalhes como o plástico sobre o carpete e o extintor original, embora eles não apareçam nas fotos. Talvez o único “problema” deste carro seja um ponto descosturado no couro do banco do passageiro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O estado de conservação invejável, obviamente, cobra seu preço: este carro está anunciado por R$ 21 mil. Apesar de não ser barato — o preço de tabela do Turbo Stile é de pouco mais de R$ 8 mil —, seu preço não está tão inflado quanto o de outros anúncios que já passaram por aqui. Além disso, está cada vez mais difícil encontrar  um Tempra em bom estado, e não estamos falando só das versões turbinadas.

P1010519_zps6fdc74c4

Você acha que este Tempra Turbo Stile vale o quanto custa?

[ Sugestão de post: Thiago E. de Albuquerque, via Mercado Livre ]


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! na qual selecionamos e comentamos anúncios de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de uma reportagem aprofundada e não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios – todos os detalhes devem ser apurados com o anunciante.

Matérias relacionadas

Este Chevrolet Opala 1977 pode ser seu próximo project car

Dalmo Hernandes

Este Lotus Elan, raríssimo e bem cuidado, está à venda no Brasil

Dalmo Hernandes

Tem R$ 58 mil sobrando? Compre este Karmann Ghia Dacon de corrida!

Dalmo Hernandes