A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos

Esta bela Audi S2 Avant está precisando de uma nova garagem

O Audi S2 nasceu com uma responsabilidade daquelas. Oficialmente, seu cupê era o sucessor do Audi Quattro, mas não foi só nessa carroceria que o emblema foi colocado. Houve também o raro sedã, de apenas 306 unidades, que já foi um de nossos Achados Meio Perdidos. O cupê, por sua vez, teve 7.370 unidades. Entre os dois extremos ficou a perua, ou S2 Avant, com suas 1.812 unidades. E uma delas apareceu à venda, muito inteira.

O S2 foi o primeiro da linha S, que hoje é conhecida por acompanhar todos os numerais da linha da Audi, do 1 ao 8, além dos SUVs. Como o cupê foi o primeiro a aparecer, em setembro de 1990, ele usava a plataforma B3, da terceira geração. A perua, que só apareceria em fevereiro de 1993, já vinha com a plataforma B4, que nasceu em 1991. O sedã, nascido em julho do mesmo ano, só aguentou no mercado até 1994, daí a baixa quantidade em que foi fabricado: somente 306.

Audi 5.jpg S PLACA

Com 4,51 m de comprimento, 2,60 m de entre-eixos, 1,70 m de largura e 1,39 m de altura, a perua pesava 1.560 kg e tinha um porta-malas de 370 litros, menor até que o de muitos sedãs compactos atuais. Mas seu apelo não era familiar, pelo contrário: ela tinha a desculpa da praticidade e de poder levar os filhos à escola escondendo seu motor 2.2 (2.226 cm³), turbinado, de cinco cilindros e 230 cv a 5.900 rpm e torque de 35,7 mkgf a meros 1.950 rpm. Tudo com a famosa tração integral quattro. A velocidade máxima era de 242 km/h, com 0 a 100 km/h em 6,1 segundos.

A produção da S2 Avant foi interrompida com o fim da geração B4 do Audi 80, em dezembro de 1995. Não sem que ela ajudasse, em março de 1994, no nascimento da espetacular perua RS2, desenvolvida em colaboração com a Porsche. E mãe dos Audi RS.

A S2 Avant de nosso Achados Meio Perdidos de hoje é do último ano de produção, 1995. Está com 103.000 km e é um carro que já rodou o Brasil. Seu atual proprietário comprou o carro em Juiz de Fora/MG. A perua hoje está em Cascavel/PR

Ainda que nunca tenha sido batida, a S2 Avant já recebeu retoques de pintura. O anunciante diz que, por ser antiga, ela tem algumas coisas a serem feitas. A suspensão ainda é original, e merece uma boa revisada — o vendedor afirma que está chegando aos batentes, o que pode indicar o fim da vida útil dos amortecedores. Faróis e lanternas são Hella, originais, e todas as correias e  tensores, além da bomba d’água, têm menos de 2.500 km. Todos os detalhes de acabamento são originais, assim como a ECU e os freios.

Audi 4

A polia do virabrequim foi trocada por uma forjada, já que a original não aguentaria os 400 cv a que o vendador pretendia chegar com sua S2 Avant. Para isso, ele substituiu as válvulas injetoras originais pelos da RS2, da Bosch, assim como a bomba 044, também Bosch e nova em folha. A pressão do turbo é de 1 bar contínuo, algo que ele conseguiu ao tirar pressão da válvula wastegate, regulada originalmente para 1,9 bar.

Faltam a caixa de ar original, o escapamento e a capa do radiador, que não vieram na compra do veículo — perua está com um filtro esportivo e escapamento de três polegadas de aço carbono. O sistema de freios não tem hidrovácuo, mas uma peça chamada brake booster, que está sem pressão e precisa ser revisado. O ar-condicionado veio desmontado, sem o condensador e a mangueira, mas tudo acompanha o carro. Só nunca sentiu necessidade de instalá-los. Seria prudente revisar o sistema.

Audi 1.S. PLACA

A promessa do vendedor é que o carro poderá seguir para sua nova garagem sem pendência nenhuma que não as que ele já relatou. Para entregar sua S2 Avant ao novo dono, ele pede R$ 45 mil. Pela honestidade do vendedor na descrição dos detalhes do carro, talvez valha uma conferida. E, dependendo do interesse, a devida negociação.
[ WebMotors ]


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! na qual selecionamos e comentamos anúncios de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de uma reportagem aprofundada e não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios – todos os detalhes devem ser apurados com o anunciante.

Matérias relacionadas

Este raríssimo BMW 2002 Tii Touring está à venda no Brasil

Dalmo Hernandes

Tem um Escort RS1600 de rali da equipe de fábrica à venda… alguém aí nos empresta R$ 500 mil?

Dalmo Hernandes

Este BMW 330i Motorsport E46 tem apenas 65.000 km rodados e está à venda

Dalmo Hernandes