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Achados meio perdidos

Esta BMW 528i Touring pode ser a perua alemã de tração traseira que você queria


Não se consegue mais comprar uma perua nova no Brasil sem apelar para as marcas “premium”, com preço nos seis dígitos… ou para a Fiat Weekend, que já é uma anciã e não é exatamente barata. É uma pena, mas os SUVs e crossovers acabaram mesmo com elas.

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Por outro lado, procurando bem é possível encontrar alternativas. Se você é entusiasta, quer uma perua de tração traseira acessível, e sabe onde está se enfiando, temos aqui uma possibilidade interessante: esta BMW 528i Touring da geração E39, Não se trata de uma garage queen, nem de um carro que ficou guardado vários anos sem uso: ela tem cerca de 140.000 km rodados (o que não é tanto assim para um carro fabricado em 1998, há 21 anos) e é muito bem cuidada por seu atual proprietário, Leo, de Uberlândia/MG. E ela é nosso Achado meio Perdido de hoje.

Fabricado entre 1995 e 2004, o BMW Série 5 E39 é visto pelos entusiastas como o último representante da fase old school do modelo, com linhas sóbrias, carroceria esbelta, e fabricação anterior à adoção em massa de sistemas eletrônicos sofisticados que se daria nos anos seguintes – no caso dos BMW, liderada justamente pelo sucessor do E39, o Série 5 E60.

Naquela época, a nomenclatura da BMW ainda refletia o deslocamento do motor. Desse modo, o 528i utilizava o seis-em-linha de 2,8 litros M52. Entre 1995 e meados de 1998, o motor era o M52B28, com 193 cv a 5.300 rpm e 28,5 kgfm de torque a 3.950 rpm. No caso deste exemplar, porém, o motor é o M52TUB28, sendo que o “TU” significa technical update, ou “atualização técnica” em português”. Adotado na segunda metade de 1998, esta versão do M52 contava com o sistema VANOS de comando variável, que melhorava o torque em baixas rotações. Os números de potência e torque são os mesmos, mas a faixa  de rotações é diferente: 193 cv a 5.500 rpm e 28,5 kgfm de torque a 3.500 rpm.

O único detalhe que pode incomodar os mais tradicionalistas é o câmbio – este carro é automático, com cinco marchas.

O carro é totalmente original, de acordo com seu proprietário. A pintura verde metálico está em bom estado, e todos os detalhes de acabamento interno e externo são de fábrica – faróis, lanternas, grade, emblemas e rodas, por exemplo. A situação do lado de dentro é a mesma, com os revestimentos de couro originais e todos os itens de acabamento em seus devidos lugares.

Leo afirma que sempre toma cuidado de manter o carro em dia, com revisões periódicas em oficina especializada, e que todos os sistemas e equipamentos do Série 5 funcionam perfeitamente. E a lista de equipamentos, aliás, é generosa para um automóvel de mais de duas décadas: airbags, ar-condicionado digital automático, volante com ajustes elétricos e teto solar.

O carro tem algumas marcas do tempo visíveis na pintura e nos acabamentos internos mas, considerando sua idade, não é nada inaceitável. E o valor pedido – menos que um hatchback compacto básico zero-quilômetro – pode ser o empurrão que falta para quem está procurando um project car com forte veia entusiasta. Nossa sugestão: um swap para câmbio manual, embora em uma perua elegante e espaçosa como esta, o câmbio automático também tenha seu apelo.

Se você ficou interessado, pode clicar aqui para acessar o anúncio e pegar os contatos do dono.


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!

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