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Achados meio perdidos

Esta Chevrolet Caravan 1980 é uma sobrevivente – e está à venda


Se você quer uma perua brasileira zero-quilômetro, too bad: a última delas, a Palio Weekend (apenas “Weekend” há alguns anos) deixou de ser fabricada neste mês – 23 anos depois do lançamento, quando as peruas eram muito populares no Brasil, e todas as grandes fabricantes tinham a sua. Bons tempos.

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Agora, se você é do tipo que enxerga o lado bom das coisas, certamente vai considerar a compra de uma perua usada, ou mesmo de uma perua clássica. Como esta Chevrolet Caravan 1980 que é uma verdadeira sobrevivente, com diversos itens originais e algumas interessantes modificações de época. Ela está anunciada no GT40, como de costume – e tem potencial, a nosso ver, para ser seu novo carro antigo.

É interessante o fato de ser um exemplar fabricado em 1980, ano em que foi realizado o facelift mais radical da família Opala. Embora a silhueta, a área envidraçada e a maior parte dos painéis da carroceria fossem praticamente os mesmos, o estilo da dianteira e da traseira mudou o suficiente para atualizar o cupê e a perua para a nova década, com estilo mais limpo e retilíneo – faróis e piscas retangulares, lanternas maiores e para-choques mais volumosos, ainda em chapa de metal.

Curiosamente, o interior do Opala e da Caravan em 1980 ainda era igual ao que se via no ano anterior – foi só em 1981 que a Chevrolet introduziu o painel “quadrado” que acompanhou o carro até o fim de sua linha.

O exemplar anunciado no GT40 é uma Caravan Comodoro, versão intermediária da linha (acima do modelo básico, ou Standard, e abaixo do Diplomata e do SS). O carro pertence a Marcos Sabei, de Garibaldi (RS), e ele diz que cuida muito bem do carro, com o intuito de preservar suas características originais – uma das razões para o carro jamais ter sido restaurado.

A pintura dourada, por exemplo, é de fábrica – nota-se algumas imperfeições (riscos, queimaduras e outros pormenores), naturalmente, mas isto não surpreende em um carro que completa 40 anos em 2020. Outro ponto interessante: o interior marrom, que também traz revestimentos originais nas portas, bancos, carpete e teto – todos em bom estado; e os itens de acabamento todos em seus devidos lugares.

E há, ainda, os acessórios de época, como o volante Walrod SS, que cai como uma luva com o painel de 1980; rádio toca-fitas com equalizador Tojo (coqueluche da época, para usar um termo adequado); bagageiro de metal no teto e rodas Cruz-de-Malta.

Marcos diz que o conjunto mecânico está em ordem e revisado – no caso, estamos falando do motor quatro-cilindros de 2,5 litros a gasolina, com tuchos hidráulicos e carburador. Ele entregava, em 1980, 90 cv a 4.500 rpm e 18 kgfm de torque a baixas 2.800 rpm e era acoplado a uma caixa manual de quatro marchas.

A Caravan também está com quatro pneus novos e, de acordo com seu proprietário, está estruturalmente íntegra, sem danos ao assoalho e às longarinas. Existem alguns pontos de corrosão visíveis, porém são superficiais.

Considerando o preço pedido, julgamos esta Caravan Comodoro bastante interessante – ela pode ser uma boa base para uma restauração nos padrões de fábrica, mas também pode ser mantida como está: em boas condições de funcionamento e exibindo orgulhosamente as marcas de um carro que não passou a vida trancado em uma garagem.

Se você ficou a fim de levar esta perua para casa, pode clicar aqui para acessar o anúncio e pegar os contatos do dono.


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!

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