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Achados meio perdidos

Esta GMC Syclone é a sua chance de comprar uma legítima “superpicape” no Brasil

A cultura das picapes médias é bastante difundida no Brasil. Ao lado dos SUVs, elas são um sucesso absoluto nas grandes cidades por sua altura elevada e seu porte imponente. Mas sabe o que é ainda mais legal que uma picape média? Uma superpicape média — como a GMC Syclone, que tinha um V6 turbinado de 280 cv, e era a picape mais legal que você poderia comprar nos EUA na década de 90. E nós encontramos uma delas à venda no Brasil!

A GMC Syclone é uma versão de alto desempenho da GMC Sonoma que, por sua vez, é uma versão rebatizada da primeira geração da Chevrolet S-10, que nunca foi vendida no Brasil — a “nossa” S-10 era a segunda geração, lançada em 1994 nos EUA e no ano seguinte por aqui. Apesar do visual mais quadrado, a Sonoma (e a S-10) tinham porte semelhante e configuração mecânica parecidíssima — incluindo, até mesmo, o motor V6 Vortec de 4,3 litros que conhecemos aqui com a S-10 e com a Blazer.

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Era exatamente este o motor usado na GMC Syclone — na verdade, uma versão melhorada, equipada com um turbocompressor Mitsubishi TD06-17C e um intercooler Garrett, além de receber diversas outras melhorias. Entre elas, novos pistões, juntas dos cabeçotes, coletores de escape e admissão, além de um corpo de borboleta usado nos Chevrolet Small Block 350, com 48 mm de diâmetro.

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O resultado era um motor de 280 cv e 48,4 mkgf de torque. Acoplado a uma caixa automática de quatro marchas GM 700R4, o conjunto era capaz de levar a Syclone de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e fazê-la cumprir o quarto-de-milha em 13,6 segundos a 150 km/h — belos números para uma picape fabricada há 23 anos. Na verdade, essa picape era mais veloz até mesmo que a Ferrari 348 GTB da mesma época.

 

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No total, foram fabricadas exatamente 2.995 unidades da Syclone, sendo que 2.992 delas saíram da fábrica em 1991 — e outras três em 1992. Esta, de acordo com o anúncio no OLX, é uma delas.

Trata-se de uma GMC Syclone preta — o que é natural, visto que todas elas eram pretas. Entramos em contato com a loja e, segundo o vendedor, a picape foi importada de forma independente no mesmo ano em que foi fabricada.

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A julgar pelas fotos, o carro encontra-se em estado de conservação exemplar. O anunciante diz que não há detalhes aparentes na pintura, que é original, bem como no interior, que traz todos os itens de acabamento em muito boas condições. O hodômetro marca 60 mil milhas originais, cerca de 96 mil km — o que pode ser um bom sinal em um veículo desta idade, visto que passar 23 anos sem rodar não pode fazer bem a automóvel nenhum.

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O anunciante ainda diz que mecânica, elétrica e o sistema de suspensão são mantidos rigorosamente em dia e que, a princípio, não há serviços de manutenção urgentes a realizar na picape.

Mas quanto o dono pede por ela? R$ 120 mil. É um valor que parece alto para uma picape fabricada há quase um quarto de século, mas talvez possa ser encarado de outra forma quando levamos em conta o fato de este ser um dos únicos três exemplares fabricados em 1992 — e, provavelmente, o único no País.

[ OLX ]


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! na qual selecionamos e comentamos anúncios de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de uma reportagem aprofundada e não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios – todos os detalhes devem ser apurados com o anunciante.

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Gustavo Henrique Ruffo