Os Volkswagen aircooled são uma escolha popular como primeiro carro antigo por algumas razões simples. Eles venderam muito, então há sempre muitas opções; são carros de mecânica simples, com componentes fáceis de encontrar; e ainda existem exemplares acessíveis, que não vão demandar um investimento inicial muito alto (considerando os gastos que virão depois). E eles seguem como uma boa forma de aprender mecânica, pois existem vários serviços que os novatos mais corajosos podem fazer por conta própria – e aprender errando.
Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!
É claro que existem carros impecáveis, sobreviventes e restaurados, que podem custar bem caro – para lá dos R$ 50.000. Mas, escolhendo o carro certo e fazendo concessões, dá para chegar a alguns candidatos interessantes.
Por exemplo: se você quer uma Kombi aircooled, esqueça as famosas “Corujinhas” de primeira geração – elas já se tornaram produto de exportação no Brasil, sendo vendidas para entusiastas europeus e americanos, que vão restaurá-las ou comprar um carro já pronto. Assim, a oferta diminui e, inevitavelmente, os preços sobem. Por outro lado, as Kombi de segunda fase, chamadas Kombi Clipper, podem ser uma alternativa interessantíssima.
As Kombi Clipper foram produzidas entre 1976 e 1997. Naturalmente os exemplares mais antigos, especialmente da década de 1970, são os mais procurados – e, por isso, mais caros. Já entre as Kombi da década de 1990 – muitas das quais ainda são usados para trabalho regularmente – ainda é possível encontrar unidades em bom estado na faixa dos R$ 10.000.
É o caso do nosso Achado meio Perdido de hoje: uma Kombi Clipper fabricada em 1997, último ano antes da adoção do teto alto e das portas corrediças – assim, a Clipper ainda preserva parte do charme das primeiras Kombi.
O motor usado era o boxer 1600, que na época entregava 54 cv e 11 kgfm de torque, moderados por um câmbio de quatro marchas – um conjunto antigo que foi conservado até 2007, quando foi adotado o motor 1.4 de arrefecimento líquido. Segundo o proprietário, a Kombi está com a mecânica em dia e em pleno funcionamento, assim como os sistemas de suspensão, estrutura, carroceria e funilaria. É possível notar alguns sinais de desgaste, especialmente no interior, mas o estado geral do veículo parece bom.
A Kombi deixou de ser fabricada apenas em 2013, sete anos atrás – o que significa que encontrar peças para manutenção não deve ser problema. Em especial componentes dos freios, suspensão e acabamentos internos, que foram os mesmos por décadas.
Se o intuito é ter a experiência ao volante de um aircooled clássico, uma Kombi Clipper não deve nada às mais antigas – a condução orgânica, sem interferências, com o ronco característico do boxer de quatro cilindros da Volkswagen invadindo a cabine junto com o cheiro de combustão. E esta unidade pode ser um ótimo ponto de partida para uma restauração abrangente ou mesmo como um daqueles “projetos eternos” para ocupar seu final de semana – fazendo pequenos reparos e melhorias em um e curtindo ao volante em outros. Até para motorhome ela tem potencial.
Além disso, a Kombi Clipper é uma forte candidata a valorizar vertiginosamente nos próximos anos. Então, o momento de comprar um exemplar por um preço mais em conta é este.
O anunciante diz que a Kombi está com a documentação em dia e já com a placa Mercosul. Se você ficou interessado, pode clicar aqui para acessar o anúncio e pegar os contatos do proprietário.
“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!