O Passat foi um divisor de águas para a Volkswagen, no Brasil e no mundo. E justamente por causa do motor de arrefecimento líquido na dianteira – praticamente o oposto de tudo o que a Volks vinha fazendo até então. Ao aproveitar a base do Audi 80, o Passat trazia à linha da VW conforto, desempenho e refinamento acima de qualquer um de seus modelos refrigerados a ar. Assim, apesar da desconfiança inicial – tanto do público quanto de algumas pessoas dentro da própria fabricante – o Passat mostrou qual seria o caminho traçado pela Volkswagen a partir dali.
Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!
E isto não aconteceu só na Europa, onde os primeiros VW Golf e Scirocco, por exemplo, foram diretamente influenciados pelo Passat. No Brasil, onde foi lançado em 1974 – só um ano depois de sua estreia na Europa – o Passat causou a mesma reação desconfiada, mas não demorou para que também se tornasse referência. Na verdade, por aqui o Passat de primeira geração viveu mais que na Europa: só deixou de ser fabricado em 1988 e conviveu com a segunda geração (nossos Santana e Quantum) por alguns anos. E ainda era um carro atual.
Nosso Achado meio Perdido de hoje não é apenas um Passat de primeira geração, mas também é sua melhor e mais cobiçada versão: um GTS Pointer fabricado em 1986, o primeiro com motor AP 1.8 – o mesmo do Gol GT, com bielas mais longas (garantindo funcionamento mais suave) e mais potência. O carro está anunciado no GT40 por um preço bem interessante, considerando o momento do mercado, e pode ser um excelente clássico para curtir aos fins de semana.
O motor tem, declarados, 99 cv e 14,9 kgfm de torque – porém, por questões tributárias, o número anunciado era um pouco menor que o real: na prática, o GTS Pointer tinha mais de 100 cv. Com câmbio de cinco marchas, ia de zero a 100 km/h em 10,9 segundos, com máxima de 170 km/h.
O carro anunciado no GT40 pertence a Felipe Franco, de São Caetano do Sul, no ABC paulista. Felipe diz que o carro está muito bem conservado e tem alto nível de originalidade – tanto que possui certificado e placa Mercosul de colecionador (com letras e números em cinza).
Estrutura e carroceria estão em ótimo estado, bem como a pintura Cinza Prata e todos os detalhes de acabamento – incluindo peças difíceis de encontrar, como os borrachões laterais, os frisos vermelhos e as faixas laterais. Por dentro é a mesma coisa: todos os itens de acabamento estão presentes e com bom aspecto, revestimentos dos bancos e forração das portas têm a padronagem correta e não apresentam sinais de desgaste, e todos os equipamentos funcionam – incluindo o ar-condicionado.
Segundo Felipe, o motor do Passat já foi retificado antes de o carro passar para suas mãos, e rodou 1.800 km desde o serviço. Além disso, nos últimos seis meses, foram realizados diversos serviços de manutenção: regulagem e limpeza do carburador, troca de elementos como correia dentada, juntas, tuchos, coxim frontal e embreagem. O sistema de arrefecimento foi revisado, os flexíveis dos freios são novos e toda a elétrica passou por uma revisão completa, com a instalação de uma chave geral.
O dono observa que, mesmo em um carro bem conservado como este, sempre há oportunidades para melhorar. Trata-se, porém, de um belo ponto de partida para um Passat GTS perfeito, impecável. Se você ficou interessado, pode clicar aqui para acessar o anúncio e pegar os contatos.
“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!
Leia também
Passat GTS Pointer: tudo o que você precisa saber antes de comprar