A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos

Este BMW 540i Motorsport com um V8 4.4 de 295 cv pode ser seu novo sedã alemão

Um comentário muito frequente nos Achados Meio Perdidos é o seguinte: “por este preço, eu compro um BMW V8”. Bem, chegou o dia, galera: nosso Achado de hoje é, de fato, um BMW V8! Mais precisamente, um 540i E39 Motorsport, pouco rodado e muito bem conservado, que se encontra no litoral paulista. E, pelo preço, bem… dá para comprar um BMW V8!

Ok, chega de piadas e vamos falar sobre o carro. Como você deve saber, o BMW Série 5 E39 é uma das gerações favoritas dos fãs das ultimate driving machines. Seu visual esbelto e elegante, típico dos carros lançados em meados da década de 1990, mais o conjunto mecânico sensacional do esportivo M5 e seu preço, que tem ficado mais acessível nos últimos tempos, são os grandes responsáveis por isto.

e39 (1)

A verdade é que qualquer versão do E39 é um carro bem interessante, do ponto de vista entusiasta. O 528i, por exemplo, tem um clássico seis-em-linha de 193 cv que já garante suavidade e agilidade na estrada (e um belo ronco, diga-se). No entanto, os dois cilindros a mais do V8 M62 são muito bem-vindos — especialmente se estivermos falando do 540i MSport, como é o caso.

O V8 de 4,4 litros com comando duplo variável VANOS é um belo motor, capaz de entregar 295 cv a 5.400 rpm e 44,8 mkgf de torque a 3.600 rpm. Era o bastante para que o carro chegasse aos 100 km/h em 6,1 segundos, com máxima limitada a 250 km/h. Para efeito de comparação, com seu V8 de 4,9 litros e 400 cv, o M5 da mesma geração leva cinco segundos para chegar aos 100 km/h, e sua velocidade máxima é a mesma, a não ser que se remova o limitador de velocidade — nesse caso, são 294 km/h.

e39 (4)

O pacote M Sport, além do motor ligeiramente mais potente (a versão “comum” tem 286 cv) traz suspensão mais rígida, rodas de 18 polegadas e um para-choque de desenho mais agressivo. Por outro lado, o interior traz acabamento mais voltado ao luxo, com madeira e couro. É disso que se trata o Achado Meio Perdido de hoje.

Trata-se, infelizmente para alguns, da versão equipada com câmbio automático de cinco marchas — há o modelo com transmissão manual de seis marchas, mais raro. No entanto, ainda é um grande carro. E este aqui nos parece muito bem cuidado.

e39 (3) e39 (7) e39 (5)

De acordo com o proprietário, Leonardo Lopes, o carro tem 84 mil km rodados e está com ele a cinco anos. Com exceção da cor grafite nas rodas de 18 polegadas, o visual é completamente original — da pintura ao revestimento interno. Sendo usado com certa frequência, o BMW é mantido sempre em dia: motor, câmbio, suspensão e elétrica funcionam como se o carro fosse novo.

É interessante observar que, se tratando de um exemplar fabricado depois da reestilização de 2001, este 540i já traz os cobiçados faróis do tipo “Angel Eyes”, com LEDs circundando as lentes dos faróis. O Série 5 E39 foi o primeiro BMW a contar com este item, que se tornou uma das marcas registradas da fabricante bávara desde então.

e39 (6)

Leonardo diz que já recebeu algumas ofertas — incluindo algumas bem atraentes — mas só agora teve coragem de se desfazer do carro. Ele também afirma que, ao que tudo indica, seu exemplar é o único no Brasil na cor branca — existem outros rodando pelo País, mas sempre prata ou pretos. E também é difícil achar um 540i MSport que tenha rodado menos de 120 mil km, o que pode agradar a quem faz questão da quilometragem mais baixa possível na hora de comprar um automóvel.

e39 (2)

 

O valor pedido pelo carro, que está em Praia Grande/SP, é de R$ 49,9 mil, o que não está muito distante da média no mercado. Considerando, porém, a quilometragem mais baixa do que se costuma encontrar por aí e o estado de conservação, estamos diante de um negócio que pode ser bem interessante. Se você está interessado, pode entrar em contato com Leonardo pelo telefone (13) 7089-6219.

[ OLX ]


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! na qual selecionamos e comentamos anúncios de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de uma reportagem aprofundada e não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios – todos os detalhes devem ser apurados com o anunciante.

 

Matérias relacionadas

Esta Chevrolet C-10 1975 com 92.000 km e motor seis-cilindros está à venda

Dalmo Hernandes

Este raríssimo Mitsubishi Lancer Evolution X com câmbio manual está à venda

Dalmo Hernandes

Não parece, mas este Porsche 964 RSR só rodou 10 km – e ainda é um dos mais raros que existem

Dalmo Hernandes