FlatOut!
Image default
WTF?

Este cara escava o porão de sua casa com modelos de controle remoto. Há dez anos!

Quando um trabalho é dificil ou penoso, a gente costuma chamá-lo de “quebrar pedras”. Imagine fazer isso usando escavadeiras e caminhões de controle remoto. Impossível? Pois tem um canadense que faz isso desde junho de 2005. Por hobby, só para curtir. Estamos, portanto, há alguns meses de completar dez anos desde que Joe Murray, 47, começou a empreitada. Tudo com modelos radiocontrolados feitos por ele mesmo.

Nosso personagem vive em Saskatchewan, uma província bem no centro do Canadá. Murray é fazendeiro, não tem mulher nem filhos e costumava ser pecuarista, também, mas preferiu vender suas 150 cabeças de gado em 2011. Ele disse ao CarScoops já estar muito velho e cansado para esse negócio de ser caubói. Para o FlatOut, ele revelou seu sobrenome, coisa que havia recusado, anos atrás, e nos deu alguns detalhes a mais de sua vida. Hoje ele se dedica apenas ao plantio e à colheita de grãos em 3.400 acres de terra, durante sete meses do ano. Além disso, ele também aluga seu pasto para vizinhos que se mantêm na criação de gado. No vídeo abaixo, ele mostra o que faz para viver.

Os outros 5 meses, de frio mais intenso, ele gastava vendendo e transportando a colheita. Sem muito mais coisas para fazer.

A ideia de escavar seu porão veio no inverno de 2004, que, no Canadá, começa em dezembro. “A maior parte do porão já existia. Eu só o estou ampliando”, disse Murray.

Foi daí que veio o projeto de escavar seu porão com os caminhões e escavadeiras de controle remoto. “Muita gente acha que eu precisava escavar o porão e resolvi usar os RC, mas isso é um equívoco. É justamente o contrário. Eu queria usar meus modelos de controle remoto em algum lugar, para me divertir. Que lugar melhor para brincar eu teria do que sob minha própria casa? Fica só a alguns passos de distância, quando me sobra tempo, e é um lugar confortável para estar quando a temperatura lá fora cai para menos de -30ºC. Por isso eu não tinha a menor pressa de terminar”, diz Joe. “Há semanas em que trabalho na lavoura 16 horas por dia e há outras, no inverno pesado, em que não tenho muito o que fazer. E era pior antes, quando eu tinha o gado, e não podia viajar para longe com vacas para alimentar todos os dias.” Para o FlatOut, Murray se queixou de todo artigo focar na questão do tempo. “Acho chato e desnecessário ter esse selo de tempo em tudo que leio a respeito do que faço. Afinal, é antes de mais nada e acima de tudo um passatempo, não é algo que consome todas as horas do meu dia a cada dia do ano. Eu não tenho uma planilha de tempo. Eles só estão lá quando resolvo me divertir. Outros artigos que já li levaram seus leitores a pensar deste modo, e é um erro.” Nós, não, Joe, fica tranquilo!

Em sua entrevista exclusiva ao FlatOut, Murray deu mais alguns detalhes do projeto. “Em 2013, criei uma oficina fora de casa. Tenho a intenção de ligá-la ao meu porão por um túnel, que devo começar a escavar no inverno deste ano. A ampliação do meu porão está praticamente concluída. Com o túnel, porém, acho que eu ganho mais uns cinco anos de trabalho com meus modelos de controle remoto.”

O passatempo com os radiocontrolados, segundo Murray, é tão divertido quanto desafiador. “Aprendi algumas técnicas de soldagem, de eletrônica e de mecânica que acabaram se tornando úteis em reparos complicados e em melhoramentos na condução da minha fazenda. Além disso, eu me divirto construindo esses modelos em escala. É uma boa válvula de escape dos problemas do dia a dia e do estresse da vida. Bons tempos!” Joe começou a se interessar pelo assunto em 1996 e comprou seu primeiro kit de veículo de construção em meados de 2001. A escavação do subsolo de sua casa viria quatro anos depois.

“Todo ano eu tiro de 1,5 m³ a 2,5 m³ de material de lá. Eu escavo as paredes durante o inverno, quebro os pedaços em um esmagador de terra, peneiro e levo para fora nos dias de verão.”

“Tenho esse esmagador, que muitos confundem com um quebrador de rocha, porque a argila de que o subsolo de minha casa é feito é muito dura e, quando eu a esfarelo, ela fica muito mais fácil de manejar.”

“Em meus primeiros vídeos no YouTube eu mostrei descarregamentos em um esteira e, por alguns anos, enquanto escavei a parede leste, foi o que eu usei para colocar a sujeira para fora.”

“O ângulo da esteira era muito inclinado e, quanto mais fino fosse o material a descartar, menos ele voltava para trás. Assim que a parede leste e parte da sul foram escoradas e preenchidas, construí uma rampa em espiral em torno de duas paredes e meia, a uma altura de cerca de 1,8 metro, para os caminhões caçamba levarem a sujeira para fora por meio de uma janela.”

“Como a esteira era muito rápida e eficiente, eu a coloquei para fora em meados de 2010 para ter mais coisa para fazer com meus modelos a rádio-controle. Além disso, eu estava ficando de saco cheio de rastejar por baixo ou subir na esteira para ir de um lado para o outro do meu porão em construção.”

Murray perdeu a conta de quantos modelos comprou e construiu para seu projeto. “O que eu uso normalmente são cinco máquinas da Fumotec, da Alemanha, sendo duas escavadeiras, uma carregadeira, um caminhão caçamba e um trator 4×4 para puxar vários implementos que eu mesmo construí, como um escrêiper. A carregadeira que tenho é um kit americano, feito pela IzzyBilt.”

Só uma coisa deixa o fazendeiro sem paciência. “As pessoas me torram o saco sobre como meus equipamentos ficam sujos e cheios de poeira, mas tem muita poeira aqui embaixo e com equipamentos hidráulicos, e um ou outro vazamento de óleo, eles ficam sujos, mesmo!”

Para quem curte modelismo, Joe tem um canal no YouTube, que ele carinhosamente batizou de LilGiants ContrCo., algo como Companhia de Construção Pequenos Gigantes. Como você deve ter suposto, é composto de vídeos dos feitos de seus vários caminhões, escavadeiras, tratores e afins. É só dar uma espiada e se munir de tempo. Os vídeos são longos, com mais de dez minutos.