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Achados meio perdidos

Este é o BMW M3 E36 europeu que você estava procurando

Uma letra e um número mexem com a imaginação da maioria dos entusiastas: M3. Se você quer um destes, a versão mais acessível é o BMW M3 E36, e encontramos este aqui à venda no Mercado Livre. Melhor ainda: é o modelo europeu , o que significa que ele é mais potente. Vai encarar?

O M3 E36 EU-Spec é o que você quer. Claro que o modelo americano também é uma máquina bem divertida — a combinação seis cilindros, opção de câmbio manual e tração traseira não deixa muita margem para erros. Mas  a versão europeia é simplesmente melhor devido a uma série de mudanças sutis que fazem uma bela diferença no final.

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A começar, pelo motor. O M3 E36 europeu é mais potente: enquanto os americanos receberam uma versão de 243 cv e 31 mkgf, do outro lado do Atlântico a potência chegava a 286 cv e o torque, a 32,5 mkgf. Só que dizer apenas que o modelo europeu é “mais potente” é simplificar demais as coisas. Os motores, embora usassem o mesmo código — S50 — eram bem diferentes entre si.

Na verdade, é mais fácil apontar o que os dois motores têm em comum do que suas diferenças. Sim, ambos são seis-em-linha de três litros e dividem o bloco. Já o cabeçote é totalmente diferente. Enquanto o do modelo americano é mais simples, mais parecido com o do motor M50 que equipa as versões “não M” do série 3 E36, o europeu traz um desenho bem mais complexo. Além disso, a taxa de compressão é mais alta (de 10:8:1 contra 10:5:1), corpos de borboleta são individuais para cada cilindro, a molas das válvulas são de alta resistência e comando duplo VANOS tem variação contínua (no modelo americano, o VANOS tem dois estágios). Até mesmo em fotos dá para notar que o motor europeu é mais sofisticado.

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Para completar, não é só o motor que é diferente. Embora a estrutura dos carros fosse exatamente a mesma, a suspensão do modelo europeu é mais rígida, graças às molas mais duras e amortecedores com mais carga. No mais, ambos são mecanicamente idênticos, dos freios com discos ventilados nas quatro rodas à transmissão manual de seis marchas (embora o modelo americano oferecesse a opção de câmbio automático).

As diferenças cosméticas são sutis. O modelo americano não tinha faróis elipsoidais, lavadores de farol ou luzes de neblina traseiras. Por dentro, o que diferencia os dois modelos é a marcação do velocímetro — obviamente, o M3 americano marca a velocidade em milhas (máxima de 160 mph), enquanto o europeu usa km (280 km/h no painel).

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Na prática, o desempenho do modelo europeu é ligeiramente superior — aceleração de 0 a 100 km/h do modelo europeu leva 5,4 segundos, enquanto o americano faz o mesmo em 5,6 segundos. A velocidade máxima do modelo europeu, porém, é maior — 250 km/h contra 220 km/h.

Como já dissemos, o carro branco das fotos é um M3 europeu. Fabricado em 1995 e com 141.000 km registrados no hodômetro, o exemplar se encontra em estado excelente para a idade e tempo de uso (embora o couro dos bancos esteja pedindo um pouco de carinho). As rodas de 17 polegadas são do modelo M Staggered, de tala mais larga na traseira, calçadas com pneus Toyo.

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O anunciante deixa claro que a pintura passou por alguns retoques, mas ressalta que esta “perfeita e com brilho intenso”. Ele também afirma que o carro está totalmente íntegro, que o sistema de suspensão foi todo revisado e que o motor recebeu um “chip de potência” (nome popular para a reprogramação da ECU) Alpha-N. Além disso, toda a documentação de importação do carro está disponível.

Por este M3, o dono pede R$ 55 mil — totalmente dentro da média, que fica entre R$ 40 mil e R$ 60 mil. Vale lembrar que, apesar de o M3 E36 ser um carro relativamente acessível, é preciso ter certeza de que será possível mantê-lo com componentes originais para poder aproveitar o máximo da performance que ele oferece. Isto inclui pneus, amortecedores, óleo e fluidos, entre outros componentes.

 

Você levaria este M3 para sua garagem?

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[ Mercado Livre / Dica do leitor Saci d’Patinete ]


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! na qual selecionamos e comentamos anúncios de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de uma reportagem aprofundada e não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios – todos os detalhes devem ser apurados com o anunciante.

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