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Acredite: este Golf é na verdade um Porsche 928

O ano de 2014 está sendo o ano do Golf — primeiro, veio o Golf R Evo, com tração integral e 370 cv. Depois, mais dois conceitos —  o Golf R400 e o Vision Gran Turismo. Além de tudo isto, é o ano em que o Golf completa 40 anos de existência — o primeiro Golf foi lançado em maio de 1974. Tudo isto torna o momento bastante propício para lembrarmos de um dos Golf mais insanos que existiram: o Artz Golf 928.

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Bem, na verdade ele não é exatamente um Golf — apesar de parecer um Mk1 que comeu fermento. Na verdade ele é um Porsche 928 — o carro lançado em 1978 com o intuito de substituir o 911 mas, como tinha o motor no lugar errado (para um Porsche), acabou se tornando um grand tourer de luxo dentro da linha. E, apesar de ser considerado um “anti-Porsche”, ele até fez relativo sucesso e se tornou “cult”, sendo fabricado de 1977 a 1995 — quase 20 anos, e com o visual quase inalterado. Era definitivamente um carro à frente de seu tempo.

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Quatro anos antes dele, era lançado o Volkswagen Golf na Europa. Sua missão? Substituir o Fusca (ou Käfer, se preferir). Como o Passat um ano antes, ele rompeu com uma tradição da VW ao pegar o motor e a tração traseiros e levar tudo para a frente, com uma carroceria de linhas retas e simpáticas e coluna traseira larga, projetada por Giorgetto Giugiaro. Deu certo, o carro se tornou o VW mais vendido de todos os tempos — e o segundo mais vendido entre todos os carros do mundo.

Pois estes dois carros têm mais em comum do que o fato de representarem mudanças drásticas na filosofia de seus fabricantes: eles se juntaram para criar um dos carros mais insanamente legais de todos os tempos.

Não se sabe ao certo como surgiu a ideia — o caso é que, em 1978, uma autorizada VW na alemanha chamada Nordstadt de colocar pegar toda a estrutura do Porsche 928 (incluindo o motor e o câmbio) e colocar sobre ela a carroceria modificada de um Golf — praticamente um engine swap ao contrário. Nossa aposta: por que eles podiam.

Na verdade, todas as peças da carroceria tiveram que ser modificadas para encaixar perfeitamente — além da grade, dos para-choques e dos vidros, que tiveram que ser feitos sob medida. O resultado foi um carro que era mais longo (ainda que a plataforma do 928 tivesse sido encurtada), mais alto e, principalmente, mais largo do que um Golf comum.

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Talvez sem um Golf original por perto não desse para perceber, mas na estrada, em alta velocidade, não temos dúvida de que ele colocasse um ponto de interrogação piscante sobre a cabeça dos motoristas que aceleravam seus sedãs esportivos pelas Autobahnen. E, quando falamos “alta velocidade”, não estamos brincando. Dados de testes da época indicam que o carro ia de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e chegava aos 230 km/h — cortesia do V8 de 4,5 litros com comando duplo nos cabeçotes e 240 cv do 928, que naturalmente tinha sua força levada para as rodas traseiras.

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O interior do 928 também foi mantido e, se querem saber, se encaixava feito uma luva no carro, o tornando mais confortável e luxuoso — ainda que o banco traseiro fosse mais apertado do que o do Golf. Mas, sinceramente, ao volante deste carro você iria se importar com o conforto de quem estivesse atrás?

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Não se sabe ao certo quantos carros foram feitos — as informações que se encontram por aí dão números entre 2 e 20 unidades fabricadas. E quanto elas custavam? Günter Artz, o proprietário da Nordstadt (e que emprestou seu sobrenome para o carro) não revelava mas, em uma publicação da época, disse: “se você estiver realmente interessado, podemos negociar regados a um bom vinho!” Hoje em dia, contudo, o valor destes carros é inestimável — e faríamos qualquer coisa para dar uma volta!

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