A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos

Este Mitsubishi 3000GT com menos de 25.000 km já foi do Maluf – e está à venda

Nos nossos Achados Meio Perdidos, sempre começamos com uma história do modelo apresentado. Este não será exceção, mas recomendo fortemente que vocês leiam nosso post 3.000, de 21 de abril deste ano, que conta toda a história do Mitsubishi… 3000GT. Ali você encontrará tudo e mais um pouco sobre o modelo. Aqui, você conhecerá um belíssimo exemplar 1995, nosso Achado de hoje.

MitMaluf3

O 3000GT foi criado em 1990. Ele era a encarnação do conceito HSX, apresentado um ano antes no Salão de Tóquio. O cupê trazia uma ficha técnica de respeito em sua versão mais potente, a VR4: motor V6 biturbo e tração nas quatro rodas.

Mitmaluf8

No Japão, o cupê de 4,60 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,29 m de altura e apenas 2,47 m de entre-eixos era chamado de GTO. Além de Dodge Stealth, nome sob o qual ele era vendido nos EUA e no Canadá depois de um pesado “badge engineering”. Os EUA também tinham o 3000GT. A VR4 foi a única vendida no Brasil oficialmente. Havia também um V6 sem turbo e com apenas duas válvulas por cilindro.

mitshubishi-3000-gt-3

O V6 3.0 tinha quatro e rendia 300 cv a 6.000 rpm e 42,3 mkgf a 2.500 rpm. A transmissão era manual, de cinco marchas. Em sua primeira safra, o carro era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 5 s e atingia a máxima de 252 km/h. Impressionante para um carro de 1.735 kg. A plataforma do 3000GT era a mesma do Eclipse, outro esportivo que deu as caras no Brasil na mesma época.

MitMaluf5

As rodas traseiras também esterçavam levemente. A suspensão era McPherson na frente e com braços triangulares sobrepostos na traseira. Prova de sua sofisticação era o sistema de aerodinâmica ativa, que abaixava o defletor dianteiro, para ter menos ar passando embaixo do carro, e um aerofólio traseiro que mudava de posição acima dos 70 km/h.

Em 1994, o carro sofre modificações. Os faróis escamoteáveis dão lugar a faróis fixos e o motor passa de 300 cv a 324 cv, na mesma faixa de rotação, graças a mais pressão dos turbos (de 0,6 para 0,8 bar). É dessa safra o carro que encontramos à venda, exatamente um 1994. Com apenas 15.000 milhas originais (24.140 km), de acordo com o vendedor. Ele é o terceiro proprietário do 3000GT.

MitMaluf4

Mas a baixíssima milhagem não é o único fator de interesse sobre o modelo. Ele também pertenceu à famosa garagem de Paulo Maluf, um político reconhecidamente apaixonado por automóveis. Ele foi o primeiro dono do carro e, segundo a declaração de bens ao TSE, ficou com o carro até, pelo menos, 2010.

De acordo com o vendedor, o único detalhe não original do carro é o escapamento, de aço inox, que deve ter sido trocado por um dos dois donos anteriores. O modelo nunca foi batido nem repintado.

MitMaluf2

 

Todos os sistemas funcionam bem e a única coisa que merece atenção é a suspensão. Os batentes do amortecedor ressecaram e eles precisam ser trocados, mas o vendedor já comprou tanto os amortecedores quanto as molas, que também cederam por conta do tempo que o carro ficou parado. Problema praticamente resolvido, portanto.

MitMaluf6

Pelo 3000GT do Maluf, o vendedor pede R$ 120 mil. É mais do que o carro valia novo, mas não é qualquer automóvel que, com 21 anos, tem menos de 25.000 km rodados. Nem que já pertenceu a alguém famoso. Vale ou não vale? Debatam nos comentários e, caso alguém tenha interesse no carro, falem com o vendedor no link abaixo.

[ Mercado Livre ]


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! na qual selecionamos e comentamos anúncios de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de uma reportagem aprofundada e não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios – todos os detalhes devem ser apurados com o anunciante.

Matérias relacionadas

Você não vai encontrar um Fiat Uno Mille Brio tão novo quanto este à venda

Dalmo Hernandes

Este é nada menos que o Mercedes-Benz 560 SL AMG 6.0 V8 de Michael Schumacher – e um dos três que existem no mundo

Dalmo Hernandes

Esta Chevrolet Caravan pode ser a perua de tração traseira que você queria

Dalmo Hernandes