Quando alguém vai comprar um carro com o famoso motor 1.8 turbo da Volkswagen, os modelos mais procurados são o Audi A3 de primeira e o Golf GTI Mk4 – dois carros que ajudaram a popularizar os motores turbinados de fábrica no Brasil.
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Tivemos, porém, o Volkswagen Passat com este mesmo motor foi oferecido no Brasil a partir de 1998 – o Passat B5, importado da Alemanha. Feito sobre a plataforma do Audi A4, ele era um carro muito mais sofisticado que seu antecessor. Detinha um coeficiente aerodinâmico invejável, apenas 0,27, e trazia um salto em qualidade de construção e acabamento, com a solidez típica dos automóveis alemães. E uma lista de equipamentos que, há mais de 20 anos, era muito generosa.
Nosso Achado meio Perdido de hoje é um Passat 1.8T da primeira leva, 1998/99. Com motor de 150 cv a 5.700 rpm e 21,4 kgfm de torque a 1.750 rpm, ele não vai empolgar ninguém por seu comportamento esportivo, mas tem bastante força em baixas rotações e não fica atrás de sedãs médios bem mais novos em desempenho – vai de zero a 100 km/h em 9,2 segundos, com máxima superior a 210 km/h. Então, se você procura um carro confortável, relativamente rápido e não quer gastar muito na compra, vai querer dar uma olhada. Detalhe: o câmbio é manual, com os engates confortáveis e precisos típicos dos Volkswagen.
O carro anunciado no GT40 pertence a José Roberto, de Piratininga (SP). Ele diz que está com o Passat há cinco anos e que o mesmo é completamente original, íntegro e bem preservado.
O sedã prata tem a pintura em boas condições, com umas poucas marcas de uso – perfeitamente aceitáveis em um automóvel que já completou seus 23 anos (e não paga IPVA em São Paulo, o que para muitos é bem interessante). O interior está ainda melhor: os materiais usados pela VW deixam evidente que são de boa qualidade, com o revestimento do painel quase impecável, o volante sem sinais de desgaste e os bancos cujo tecido parece novo.
O dono arfirma que a mecânica do Passat está completamente em ordem e não sofreu modificações – ECU, turbos e componentes internos. O hodômetro marca 195.000 km mas, se a manutenção foi feita corretamente, o 1.8T ainda tem um bom tempo de vida. Por sorte, apesar do cabeçote de projeto mais complexo, o motor continua sendo um EA113 e conta com bastante suporte das concessionárias em mão de obra e peças. E também pode ser uma base interessante para um projeto diferente, oferecendo uma boa folga para preparação – dá para obter mais de 200 cv deste motor com relativa facilidade e transformar o Passat em um excelente carro de estrada, com ar-condicionado, direção assistida, freios ABS, trio elétrico e um porta-malas de 475 litros sem rebater os bancos.
Claro que, considerando a idade, é sempre bom fazer uma revisão geral ao comprar um carro usado. Se você ficou interessado, basta clicar aqui para acessar o anúncio e pegar o contato do proprietário.
“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!