A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos

Este Passat B5 1.8T: turbinado, acessível e à venda

Quando alguém vai comprar um carro com o famoso motor 1.8 turbo da Volkswagen, os modelos mais procurados são o Audi A3 de primeira e o Golf GTI Mk4 – dois carros que ajudaram a popularizar os motores turbinados de fábrica no Brasil.

Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicoshistórias de carros e pilotosavaliações e muito mais!

 

FLATOUTER

Plano de assinatura com todos os benefícios: acesso livre a todas as edições da revista digital do FlatOut e demais matérias do site, download de materiais exclusivos, participação em sorteios e no grupo secreto no Facebook (fique próximo de nossa equipe!), além de veiculação de até 7 carros no FlatOuters e até 3 anúncios no site GT40, bem como descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$20,00 / mês

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura na medida para quem quer acessar livremente todas as edições da revista digital do FlatOut e demais matérias do site1, além de veiculação de até 3 carros no FlatOuters e um anúncio no site GT402.

De R$14,90

por R$9,90 / mês

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.

Tivemos, porém, o Volkswagen Passat com este mesmo motor foi oferecido no Brasil a partir de 1998 – o Passat B5, importado da Alemanha. Feito sobre a plataforma do Audi A4, ele era um carro muito mais sofisticado que seu antecessor. Detinha um coeficiente aerodinâmico invejável, apenas 0,27, e trazia um salto em qualidade de construção e acabamento, com a solidez típica dos automóveis alemães. E uma lista de equipamentos que, há mais de 20 anos, era muito generosa.

Nosso Achado meio Perdido de hoje é um Passat 1.8T da primeira leva, 1998/99. Com motor de 150 cv a 5.700 rpm e 21,4 kgfm de torque a 1.750 rpm, ele não vai empolgar ninguém por seu comportamento esportivo, mas tem bastante força em baixas rotações e não fica atrás de sedãs médios bem mais novos em desempenho – vai de zero a 100 km/h em 9,2 segundos, com máxima superior a 210 km/h. Então, se você procura um carro confortável, relativamente rápido e não quer gastar muito na compra, vai querer dar uma olhada. Detalhe: o câmbio é manual, com os engates confortáveis e precisos típicos dos Volkswagen.

 

O carro anunciado no GT40 pertence a José Roberto, de Piratininga (SP). Ele diz que está com o Passat há cinco anos e que o mesmo é completamente original, íntegro e bem preservado.

O sedã prata tem a pintura em boas condições, com umas poucas marcas de uso – perfeitamente aceitáveis em um automóvel que já completou seus 23 anos (e não paga IPVA em São Paulo, o que para muitos é bem interessante). O interior está ainda melhor: os materiais usados pela VW deixam evidente que são de boa qualidade, com o revestimento do painel quase impecável, o volante sem sinais de desgaste e os bancos cujo tecido parece novo.

O dono arfirma que a mecânica do Passat está completamente em ordem e não sofreu modificações – ECU, turbos e componentes internos. O hodômetro marca 195.000 km mas, se a manutenção foi feita corretamente, o 1.8T ainda tem um bom tempo de vida. Por sorte, apesar do cabeçote de projeto mais complexo, o motor continua sendo um EA113 e conta com bastante suporte das concessionárias em mão de obra e peças. E também pode ser uma base interessante para um projeto diferente, oferecendo uma boa folga para preparação – dá para obter mais de 200 cv deste motor com relativa facilidade e transformar o Passat em um excelente carro de estrada, com ar-condicionado, direção assistida, freios ABS, trio elétrico e um porta-malas de 475 litros sem rebater os bancos.

Claro que, considerando a idade, é sempre bom fazer uma revisão geral ao comprar um carro usado. Se você ficou interessado, basta clicar aqui para acessar o anúncio e pegar o contato do proprietário.


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!

Matérias relacionadas

Este Porsche 911 996 com câmbio manual de seis marchas está à venda

Dalmo Hernandes

Este raro Fiat 147 Racing com frente Europa está à venda

Dalmo Hernandes

Este Astra “belga” com o bodykit do Opel GSi 16v alemão está à venda!

Dalmo Hernandes