A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos GT40 Classificados Zero a 300

Este Porsche 928 1978 já foi da concessionária Dacon – e agora está à venda!

Se a reputação e a excelência do Porsche 911 são praticamente unanimidade, o mesmo não pode ser dito daquele que deveria ser seu substituto: o Porsche 928. Em 1977, o pessoal de Stuttgart achou que a receita do 911, com motor boxer arrefecido a ar pendurado na traseira, estava com os dias contados – e decidiu que ele seria um cupê com visual futurista, pegada grand tourer e um motor V8 na dianteira.

Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicoshistórias de carros e pilotosavaliações e muito mais!

 

FLATOUTER

Plano de assinatura com todos os benefícios: acesso livre a todas as edições da revista digital do FlatOut e demais matérias do site, download de materiais exclusivos, participação em sorteios e no grupo secreto no Facebook (fique próximo de nossa equipe!), além de veiculação de até 7 carros no FlatOuters e até 3 anúncios no site GT40, bem como descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$20,00 / mês

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura na medida para quem quer acessar livremente todas as edições da revista digital do FlatOut e demais matérias do site1, além de veiculação de até 3 carros no FlatOuters e um anúncio no site GT402.

De R$14,90

por R$9,90 / mês

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.

A tal substituição jamais aconteceu e o Porsche 928 definitivamente não goza do mesmo prestígio que o Nine-Eleven, mas já se tornou um clássico cult. E, se a ideia de ter um exemplar do 928 na garagem te agrada, você vai curtir o Achado meio Perdido de hoje.

Não era a primeira vez que o Porsche colocava o motor na dianteira de um carro – o 924, modelo “de entrada” da fabricante desenvolvido em parceria com a VW, foi lançado em 1976. Mas o Porsche 924 usava um motor de quatro cilindros com bloco Volkswagen e cabeçote Porsche. O Porsche 928 apostava em um V8 de 4,5 litros totalmente novo, com comando simples nos cabeçotes, quatro válvulas por cilindro e injeção Bosch K-Jetronic. O motor tinha 240 cv e 37 mkgf de torque, e era ligado a uma caixa manual de cinco marchas montada na traseira, a fim de melhorar a distribuição de peso e torná-lo mais estável e equilibrado nas curvas. E ainda levava o 928 de zero a 100 km/h em 7,5 segundos, com máxima de 230 km/h.

WhatsApp Image 2018-11-01 at 11.16.37 (1)

O Porsche 928 foi imediatamente bem recebido em sua apresentação, durante o Salão de Genebra de 1977. Mas as vendas, que começaram ainda naquele ano como modelo 1978, não decolaram. Além de ser um carro mais caro que o 911, o Porsche 928 não conquistou os porschistas mais radicais – que ainda faziam questão do boxer arrefecido a ar montado na traseira.

O fracasso do 928 deu origem a um período duro para a Porsche – a ponto de o ano de 1980 ser o primeiro que a fabricante fechou com prejuízo. Por conta disto, o CEO Ernst Fuhrmann deixou o cargo. Fuhrmann já era o executivo-chefe da Porsche desde 1972, e havia partido dele a iniciativa de fazer do 928 o sucessor do 911. Peter Schutz, que assumiu o posto de Fuhrmann, tinha outros planos: para ele o 911 ainda tinha muito potencial e o 928 poderia se encaixar como uma alternativa mais luxuosa e cara. E assim o 928 foi produzido até 1995, passando por sucessivas atualizações – no fim da vida, ele tinha um motor V8 de 5,4 litros e 350 cv.

WhatsApp Image 2018-11-01 at 11.16.33WhatsApp Image 2018-11-01 at 11.16.34

O exemplar anunciado no GT40 pertence a Denis, de São Paulo/SP, e foi fabricado em 1978 – ou seja, ele faz parte da primeira leva. Denis diz que o carro tem uma história interessante: o 928 foi trazido zero-quilômetro para o Brasil e seu primeiro dono foi Paulo Goulart, fundador da famosa concessionária Dacon. Originalmente a carroceria era prata – é possível vê-lo em frente ao prédio da Dacon em algumas fotos da época.

928-7

Poucos meses depois da compra o carro foi pintado de preto, cor que mantém até hoje. Denis afirma que o 928 pertenceu a dois conhecidos seus antes passar para suas mãos, e que ambos cuidavam muito bem do carro. Ele diz que possui registros de toda a manutenção realizada nos últimos anos, incluindo serviços como trocas de correia dentada; revisões na mecânica, suspensão e freios; instalação de componentes novos como injetores e caixa de direção.

Segundo Denis o estado geral do carro é bom, com alguns pequenos detalhes a acertar – nada que surpreenda em um esportivo fabricado há 40 anos, porém. A pintura está em muito bom estado, assim como o interior, que já teve revestimento de couro refeito no padrão original.

WhatsApp Image 2018-11-01 at 11.16.36 (4) WhatsApp Image 2018-11-01 at 11.16.36 (3) WhatsApp Image 2018-11-01 at 11.16.36 (2)

Um ponto interessante deste 928 é o fato de ser um exemplar de especificação europeia. Denis diz que a maioria dos exemplares à venda no Brasil é da versão americana que, por conta das leis de emissões mais rígidas, era estrangulada – tinha 220 cv, ou 20 cv a menos que o modelo vendido na Europa. Além disso, carros com câmbio manual também são mais difíceis de encontrar.

WhatsApp Image 2018-11-01 at 11.16.32 (1) WhatsApp Image 2018-11-01 at 11.16.37 (2)

Por ser um carro “renegado”, o Porsche 928 não atingiu o mesmo patamar de preço que o 911. O que significa que ele é mais acessível que um 911 da mesma época – e pode torná-lo uma boa opção para quem procura seu primeiro Porsche e não se incomoda em sair do lugar-comum. Além disso, os exemplares da primeira fase já começaram a valorizar lá fora.

Deniz finaliza dizendo que o 928 possui toda a documentação regularizada, incluindo uma cópia do certificado de importação. Se ficou interessado, você pode clicar aqui para acessar o anúncio e pegar os contatos do proprietário.

inbanner-fim-post


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!

Matérias relacionadas

Próximo Velozes e Furiosos terá mais carros por vontade de Paul Walker, Ford terá novos modelos RS, o novo esportivo Lexus V8 aspirado de 470 cv e mais!

Leonardo Contesini

Chegaram! Os primeiros modelos de camisetas do FlatOut Official Gear já estão disponíveis

Juliano Barata

Lewis Hamilton conquista o título de F1, Vettel a 350 km/h com a F12berlinetta, um SUV do Wolverine com garras de adamantium e mais!

Leonardo Contesini