A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos

Este raro BMW 2000 CS feito pela Karmann foi premiado e agora está à venda no Brasil

Se fosse possível misturar o charme de um Karman-Ghia com a precisão técnica de um BMW, o que resultaria deste cruzamento? Em tempos modernos, você precisará colocar a imaginação para funcionar. Nos anos 1960, a resposta seria o BMW 2000 CS, exatamente o carro que encontramos meio perdido e à venda aqui no Brasil.

IMG_3644

Em 1965, a BMW resolveu usar a plataforma New Class — que havia estreado em 1962, com o sedã 1500 —, para criar um novo cupê. Seria o substituto do 3200 CS, um cupê desenhado por Bertone que, de 1962 a 1965, teve apenas 603 unidades construídas. Vender mais do que ele, portanto, não seria tarefa das mais difíceis.

IMG_3656

Também chamado de New Class Coupé, o 2000 vinha com duas opções de alimentação: a C, com carburação simples, de 100 cv a 5.500 rpm, e a CS, com carburação dupla e 120 cv a 5.500 rpm. Seu motor era um quatro-cilindros de dois litros, o chamado M10, cuja versão modificada, o M12, ajudou Nelson Piquet a vencer seu segundo título mundial, em 1983. As duas versões do carro eram equipadas com transmissão manual de quatro marchas. Curiosamente, foi a versão menos potente, a 2000C, que recebeu a opção de transmissão automática, com apenas três marchas.

IMG_3633

Apesar de a BMW ser da Baviera, o cupê era fabricado pela Karmann, na Baixa Saxônia, mais especificamente em Osnabrück. Com 4,53 m de comprimento, 1,68 m de largura e 1,36 m de altura, ele tinha o bom entre-eixos de 2,55 m. Pesava 1.150 kg e conseguia atingir a velocidade máxima de 177 km/h. Nada estonteante.

IMG_3635

Desenhado por Wilhelm Hofmeister, chefe de design da marca de 1955 a 1970 e pai da famosa curva Hofmeister da coluna C dos modelos BMW, o cupê gerou reações diversas, especialmente por sua dianteira, que parecia usar óculos. Era do tipo “ame ou odeie”, mas os números de vendas mostram que o ódio não teve vez nessa história: foram fabricados 11.720 New Class Coupés. Destes, 9.999 eram 2000 CS, 3.249 eram 2000 C automáticos e apenas 443 eram 2000 C manuais.

IMG_3640

Se você acha o carro parecido com o 3.0 CSL, está coberto de razão. Foi sobre o 2000 que o 3.0 CS e o CSL foram construídos. A dianteira e o entre-eixos foram ampliados para comportar o motor de seis cilindros e 3 litros. Olhando os carro de lado, ficará fácil notar que a cabine é praticamente a mesma, enquanto o balanço dianteiro é cerca de um palmo maior no modelo mais novo.

IMG_3661

O modelo à venda no Brasil, ainda que faça parte da versão mais vendida, é raridade por aqui. Segundo o vendedor, estima-se que existem somente outros dois exemplares no país. Nenhum deles à venda. Este é de 1967 e está com 58.000 km, em seu terceiro proprietário.

IMG_3652

 

O vendedor ainda diz que o modelo passou por uma restauração cuidadosa, que preservou as características originais do veículo. Tanto que ele foi premiado na categoria D, para veículos de 1961 a 1970, a Contemporâneos 1, no XX Encontro Paulista de Autos Antigos, em Campos do Jordão, São Paulo. Depois de restaurado, ele já rodou 14.000 km até chegar à quilometragem atual.

IMG_9021

IMG_9022 IMG_9020

Fotos: Teresa Gago

Para não dizer que ele está 100%, seu próximo dono terá de cuidar de uma pequena regulagem de carburação, algo que não irá tirar o sono do comprador que desembolsar os R$ 120.000 cobrados pela raridade. De resto, segundo o vendedor, não há com o que se preocupar.

IMG_3659

Como sempre, não vamos julgar o valor. Para dizer se vale ou não, talvez seja uma boa ideia entrar em contato com o vendedor pelo e-mail [email protected]. Uma coisa é certa: você não verá outro Bimmer assim classudo (e premiado) tão cedo.

[ WebMotors ]


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! na qual selecionamos e comentamos anúncios de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de uma reportagem aprofundada e não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios – todos os detalhes devem ser apurados com o anunciante.

Matérias relacionadas

Sim, este é um Golf GTI Mk3 impecável à venda

Dalmo Hernandes

Escort XR3: um clássico nacional a céu aberto por R$ 25 mil. É um preço justo?

Dalmo Hernandes

Chevette Ouro Preto: encontramos um raro exemplar da série especial à venda

Dalmo Hernandes