A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos

Este raro e impecável Saab 9000 Turbo está à venda no Brasil

A Suécia não tem só bandas de heavy metal e garotas bonitas — eles também têm carros dos bons. A Saab, por exemplo, tem muitos entusiastas que a admiram por seus veículos seguros, cheios de inovações (para a época) e potentes, além de ter um design único. Só não é fácil encontrá-los à venda no Brasil, o que signfica que este Saab 9000 Turbo que encontramos à venda é um achado muito perdido.

Por si só, o Saab 9000 tem uma história curiosa: ele foi um dos frutos de uma parceria entre a Fiat e a Saab, que dividiram recursos para criar a plataforma Tipo Quattro, que foi lançada em 1984 e dividida entre quatro modelos: Fiat Croma, Lancia Thema, Alfa Romeo 164 e, claro, o Saab 9000.

saab-achados (2)

O mais legal é que, embora dividam componentes e recursos, cada um dos quatro carros tem sua identidade própria. E o Saab 9000, sendo o único “não italiano”, destaca-se bastante sobre os outros três. A plataforma Tipo Quattro era bastante versátil — a ponto de suportar um V8 Ferrari no caso do Lancia Thema 8.32 — e a Saab se aproveitou disso para implementar boa parte de sua tecnologia sueca sobre a plataforma italiana.

Sendo assim, boa parte dos componentes que parecem intercambiáveis entre Saab 9000 e o Lancia Thema ou o Alfa Romeo 164, por exemplo, não o são por causa dos reforços estruturais extras que a marca sueca instalou sob os paineis das portas e para-lamas, por exemplo. Os motores também variavam entre quatro-cilindros de dois e 2,3 litros, com turbo ou aspiração natural e, nos últimos modelos, um V6 de três litros e 210 cv.

saab-achados (6)

Não é exatamente o caro mais comum de se encontrar no Brasil, certo? Sim, mas a gente encontrou um deles à venda — e o anúncio no OLX é um dos mais completos e honestos que já vimos. O dono parece saber tudo sobre o carro, o que nos permite saber algumas informações importantes sobre ele.

Trata-se de um Saab 9000 CD 1991. Naquele ano, o motor era um quatro-cilindros de 2,3 litros turbo, capaz de entregar 200 cv e 34 mkgf de torque, dotado de intercooler e ignição direta. O câmbio é automático da ZF, de quatro marchas, e era compartilhado com modelos como o Audi 100, o Alfa Romeo 194 e o Peugeot 605.

saab-achados (16)

O dono ainda exalta o recheio generoso deste carro: controlador de velocidade, freios a disco nas quatro rodas com ABS, airbags, teto solar elétricos, bancos de couro com ajustes elétricos e aquecimento, ar-condicionado digital, CD player (em 1991!) e computador de bordo. E, o mais importante: tudo funcionando perfeitamente.

Mas o anunciante, como dissemos, é honesto, e não esconde alguns pequenos poréns do carro: a necessidade de realizar alguns pequenos consertos na funilaria (em compensação, todos os detalhes de acabamento, frisos e emblemas estão no lugar) e a troca de alguns componentes:

O que precisa trocar neste carro é o silencioso traseiro (o original caiu e está guardado comigo). Este silencioso custa cerca de 60 dólares lá fora e pode ser trazido. É necessário trocar também alguns coxins do motor, pois está vibrando um pouco. A vibração também é causada pelo rolamento (trizeta) de um dos semi-eixos (eixo da homocinética). Este semi-eixo completo, com a trizeta e homocinéticas, custa cerca de 70 dólares lá fora. Passarei todos os detalhes ao comprador do veículo.

O carro pinga um pouco de óleo, não deve ser nada grave, mesmo assim, qualquer junta pode ser trazida de fora. Não vi ainda de onde pinga, pode ser de alguma conexão de mangueiras do turbo ou radiador de óleo (são várias). Seria interessante também trocar as mangueiras da tubulação do turbo e algumas de vácuo, pois devem estar ressecadas. Troquei algumas e o carro melhorou um pouco de rendimento, mas ainda não está 100% (deve ter algum pequena fuga da pressão do turbo). Os pneus (195/65 R15) também precisam ser trocados. Esta medida é a mais comum para aro 15 e são baratos.”

Dito isso, o dono garante que o carro está funcionando com perfeição e é bastante confiável, rodando uma vez por semana sempre com gasolina Pódium. E, caso exista a necessidade de trocar alguma coisa, o carro acompanha um lote de peças como cilindro mestre do freio, compressor do ar-condicionado (sobressalente, porque o que está no carro funciona perfeitamente), amortecedores, freios, lanternas, entre outras coisas — além dos manuais, chave reserva e outros itens que vieram na compra do carro.

saab-achados (3)

Aliás, este carro é bastante raro mesmo. O dono diz que apenas 34 foram importados oficialmente pela Chevrolet em 1991 (na época, a General Motors controlava a Saab) e que este é um dos seis que ainda devem estar rodando. E é o único que está à venda.

O próprio dono alerta: “gostaria de vender este carro para alguém que tenha interesse em mantê-lo, saiba de sua importância e possa cuidar dele”.

saab-achados (7)

É tentador para muitos entusiastas, sabemos. Mas o preço razoável para a compra também implica que a manutenção não deve ser das mais baratas. Contudo, certamente o atual dono tem alguns contatos e pode orientar o futuro dono em alguns aspectos.

Quem se habilita a levar este Saab 9000 para casa e tratá-lo como ele merece?

[ via OLX / Sugestão de Felipe Jooji, Anderson, Eduardo Palandi, Eduardo Wojcikiewicz e Ramsés Rodrigues ]


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! na qual selecionamos e comentamos anúncios de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de uma reportagem aprofundada e não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios – todos os detalhes devem ser apurados com o anunciante.

Matérias relacionadas

Uma das 19 limousines Willys Itamaraty Executivo sobreviventes está à venda!

Dalmo Hernandes

Quer um clássico brasileiro dos anos 90? Este VW Apollo GLS muito original está à venda

Dalmo Hernandes

Este Lotus Elan, raríssimo e bem cuidado, está à venda no Brasil

Dalmo Hernandes