A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos

Este raro VW Santana Sport está impecável e bom de preço, e pode ser seu novo colecionável

O Santana, com suas linhas retas e mecânica tradicionalíssima, é um daqueles carros de “tiozão” ou “vovô”, além de ter sido um dos modelos favoritos dos taxistas. Mas ele teve algumas versões bastante desejáveis, como Executivo (ou EX), Exclusiv e Sport. O achado de hoje é um Santana Sport de segunda geração, lançado em 1993 — e pode  vir a ser um belo investimento em pouco tempo.

O Santana lançado em 1984 no Brasil nada mais é do que a segunda geração do Volkswagen Passat, mas com outro nome. Como o primeiro Passat foi descontinuado em 1988, dá para dizer tranquilamente que as duas gerações conviveram no Brasil por quatro anos.

santana-sport (4)

Passando por uma reestilização bastante abrangente em 1990, o Santana ganhou novas dianteira e traseira, além de um interior totalmente atualizado. O carro ficou bem mais moderno e aerodinâmico, mas a plataforma era basicamente a mesma — algo que fica evidente quando se nota que as portas de todo Santana e Quantum são idênticas nos modelos de quatro portas. O Santana permaneceu em produção até 2006, com um facelift mais discreto em 1999.

O Santana Sport de 1993 era uma versão de apelo mais esportivo. Enquanto os modelos básicos usavam motores de 1,8 e dois litros com carburadores e 92 e 112 cv, respectivamente, o Sport pegava emprestado o 2.0 com injeção eletrônica multiponto e 114 cv Bosch do Santana GLSi — o mesmo que estreara no Gol GTi em 1988 e, em 1989, fora usado no Santana EX. Do GLSi também vinha o sistema de freios ABS.

santana-sport (7)

Oferecido apenas em preto ou branco e com carroceria de duas portas, o Santana Sport trazia também bancos Recaro forrados em veludo, interior equipado com direção assistida, trio elétrico, lanternas escurecidas, spoiler traseiro e um detalhe que divide opiniões: rodas “Orbital” de 14 polegadas.

O carro das fotos é um Santana Sport 1993 — raro de se encontrar à venda. E está em excelente estado, a julgar pelas fotos, com todos os acabamentos e detalhes (como os adesivos) em seus devidos lugares — até mesmo as rodas. Segundo o anúncio, o carro já rodou 101.000 km — o que é um bom sinal em carros bem conservados, porém com certa idade, pois significa que provavelmente sua manutenção foi feita rigorosamente em dia. De fato, é o que o vendedor diz na descrição do anúncio no Webmotors: “Possuo todo o histórico de manutenção em notas fiscais“.

santana-sport (3)

E quanto pedem por ele? R$ 15 mil. Para um Santana 1993, talvez seja muito — normalmente este é o preço de exemplares bem mais novos. Contudo, este é um Sport, que é mais raro e difícil de encontrar nestas condições. Além disso, a esta altura duvidamos que seu preço caia — daqui para frente, ele só deverá valorizar e recuperar o investimento (ainda que não estejamos entre aqueles que colocam “carro” e “investimento” na mesma frase com tanta frequência). Em outras palavras, você pode estar diante de um futuro colecionável.

O que você acha?

[ via Webmotors ]


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! na qual selecionamos e comentamos anúncios de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de uma reportagem aprofundada e não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios – todos os detalhes devem ser apurados com o anunciante.

Matérias relacionadas

Direto dos EUA: esta GMC Sonoma norte-americana está à venda no Brasil

Dalmo Hernandes

Este VW Fusca 1976 bem cuidado e modificado com muito bom gosto pode ser seu!

Dalmo Hernandes

Este Nissan GT-R Black Edition com 1.200 cv no motor está à venda no Brasil!

Dalmo Hernandes