A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos Zero a 300

Este Volvo 850 Turbo com 360 cv e câmbio manual está à venda

Os carros da Volvo costumam ser lembrados por estarem entre os mais seguros do mundo, e muitoss não-entusiastas sequer sabem que a companhia sueca também fabrica automóveis, além dos caminhões. Quem perde são eles, porque os entusiastas sabem que a Volvo tem muitos carros bacanas, e que isto inclui esportivos. Um deles é o Volvo 850 T-5, que originalmente usava um motor cinco-cilindros de 2,3 litros com turbo e 228 cv. E não deixava de ser um dos carros mais seguros de seu tempo.

Nosso Achado meio Perdido de hoje é um Volvo 850 T-5, e mais: trata-se de um raro exemplar com com cãmbio manual de fábrica, preparado para render 360 cv no motor. O carro está anuncido no GT40, e nós vamos conferir mais detalhes a respeito dele agora.

850turbo (1)

O Volvo 850 foi lançado em 1991 como sedã, enquanto a perua chegou em 1993. Ainda que o perfil da carroceria fosse muito semelhante do Volvo 240, seu antecessor, o Volvo 850 era um carro bem mais moderno, com uma nova plataforma, eixo traseiro com suspensão semi-independente e, dianteira com aspecto mais moderno e, talvez o mais importante, um cinco-cilindros montado em posição transversal movendo as rodas dianteiras – o Volvo 240 ainda tinha motor longitudinal e tração traseira. O Volvo 850 também foi o primeiro modelo da marca com barras de proteção nas laterais e com cintos de segurança ajustáveis na dianteira.

WhatsApp Image 2018-05-11 at 20.36.34

Todas as versões do Volvo 850 usavam motores de cinco-cilindros, incluindo um motor turbodiesel de 2,5 litros e 140 cv. De início os motores a diesel começavam em um 2.0 naturalmente aspirado de 143 cv, enquanto a versão mais potente era exatamente o 2.3 turbo de 228 cv. Este só foi superado em 1996, quando foi lançado o Volvo 850 R com motor 2.5 turbo de 250 cv. Também naquele ano foi lançada uma versão com motor 2.5 turbo de 195 cv e tração nas quatro rodas.

850turbo (7)

Este Volvo 850 T5 com motor 2.3 turbo, fabricado em 1993, anunciado no GT40 pertence a Igor, de Itapecerica da Serra/SP. Como já dissemos, o carro não é original – ele foi preparado e entrega 360 cv no motor, ou 132 cv a mais que a potência de fábrica.

Igor é um entusiasta do Volvo 850 e possui outros dois exemplares do modelo, porém ambos são peruas – o exemplar azul metálico anunciado no GT40 é o único sedã. O proprietário do carro diz que o comprou há cerca de quatro anos, atraído pela rara configuração de motor 2.3 turbo e câmbio manual, pois a maioria dos 850 encontrados no Brasil é equipada com câmbio automático.

volvointerior 850turbo (5) 850turbo (4)

De acordo com Igor o carro precisava de cuidados quando foi adquirido, e que todos os serviços necessários para deixá-lo confiável e pronto para a preparação foram feitos imediatamente.

O projeto foi montado, segundo Igor, há menos de 15.000 km. O cinco-cilindros turbinado recebeu um sistema de injeção eletrônica programável FuelTech FT300, acertado para etanol; o turbo ganhou o conjunto rotativo do Subaru Impreza WRX STi; pistões e bielas foram trocados por componentes forjados e o cabeçote teve o fluxo retrabalhado. O motor também tem injetores de 80 lb, mangueiras de arrefecimento em silicone, velas NGK mais frias, filtro K&N, dutos de admissão de 3 polegadas e escape também com dutos de 3”, feito na Giba Escapes.

A suspensão teve molas e amortecedores retrabalhados pela Impacto Suspensões, enquanto os freios ganharam discos frisados IPD, com pastilhas de cerâmica. A embreagem é nova.

850turbo (6)

As modificações estéticas são poucas: o Volvo 850 recebeu os para-choques e as rodas de 17 polegadas escurecidas da versão T5R. No mais, o visual do carro é totalmente original, o que é um deleite para os fãs das formas retilíneas e escandinavas do sedã turbinado.

Se você ficou interessado, já sabe o que fazer: basta clicar aqui e acessar o anúncio para pegar os contatos do proprietário.

inbanner-fim-post


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!

Matérias relacionadas

24 Horas de Le Mans 2017: assista ao vivo com os FlatOuters!

Leonardo Contesini

Seguradoras deixam de vender seguros de automóveis no Rio de Janeiro, Fiesta ganha cara nova (mas não muito), Ferrari 488 Speciale pode ter vazado e mais!

Leonardo Contesini

Este “Uno gigante” é na verdade um SUV de luxo com motor V8

Dalmo Hernandes