

Bem-vindo ao Goodguys Temporada 3, uma iniciativa do FlatOut!
Campanha autorizada pelo Ministério da Economia. Certificado de autorização SECAP/ME nº 01.018860/2022

no primeiro post sobre a historia dos modelos amg do classe c vimos como a preparadora independente se transformou na divisao esportiva oficial da mercedes depois de construir dois modelos que definiram como um mercedes esportivo deve ser agora nesta segunda parte veremos como o classe c amg evoluiu ao longo dos anos e finalmente voltou a rivalizar com o bmw m3/m4 no imaginario dos gearheads de todo o mundo c32 w203 — 2001 2005 em 2001 a classe c ganhou uma nova geraçao e no mesmo ano a amg ja colocou as maos no novo modelo mas depois de instalar um v8 de 5 5 litros no menor seda da mercedes qual seria o passo seguinte o v8 de seis litros da classe s um v12 6 5 nada disso desta vez a amg olhou para tras e acabou adotando uma receita que a primeira vista faria mais sentido em 2015 do que em 2001 para ficar mais proximo do m3 e46 que usava um seis em linha de 3 2 litros e melhorar a distribuiçao de peso a amg usou o motor v6 3 2 da familia m112 e adicionou um compressor mecanico tipo twin scrowl para extrair 354 cv e 45 8 mkgf como sua antecessora ela foi oferecida somente com cambio automatico de cinco marchas com trocas manuais na alavanca e mesmo assim acelerava de zero a 100 em 5 2 segundos a velocidade maxima era limitada em 250 km/h mas o carro chegava aos 280 km/h sem o limitador eletronico o modelo foi oferecido como seda em todo o mundo e tambem como perua em alguns mercados alem disso pela primeira e unica vez o classe c amg foi oferecido como hatchback o c32 amg sportcoupe poderia ser feito por encomenda especial ao amg studio contudo ele foi oferecido somente em 2003 e o numero de unidades e desconhecido c55 w203 — 2005 2007 em seu quarto ano de vida a terceira geraçao da classe c ganhou um facelift e com o novo visual a amg aproveitou para fazer um upgrade mecanico na versao esportiva com o fim do problematico v6 m112 em 2005 eles voltaram a usar um v8 de 5 4 litros para fazer o segundo c55 amg apesar de ter o mesmo nome e a mesma cilindrada o novo motor era uma evoluçao daquele usado no fim dos anos 1990 desta vez a potencia subiu para 367 cv e o torque para 51 9 mkgf combinado ao mesmo cambio automatico de cinco marchas dos antecessores com essa combinaçao a aceleraçao de zero a 100 km/h caiu para 4 7 segundos e a velocidade maxima continuava limitada a 250 km/h nao ha registros de velocidade maxima sem limitador pela primeira e unica vez a amg adotou componentes estruturais especiais para um modelo preparado o c55 amg tambem foi o primeiro classe c amg a usar quatro saidas de escape e radiador para o oleo do diferencial novamente ele foi oferecido como seda em todo o mundo e tambem como perua no mercado europeu como comparaçao os dois modelos foram cronometrados em nurburgring nordschleife o c32 completou a volta em 8 37 enquanto o c55 foi impressionantes 15 segundos mais rapido graças a suspensao mais firme e ao maior torque no brasil estes sao os modelos mais raros da amg depois da c55 w202 uma condiçao observada em todo o mundo na epoca a cada 10 bmw m3 vendidas a mercedes vendia apenas uma c32 c63 amg w204 — 2007 2014 com a chegada da nova geraçao da classe c a amg decidiu fazer as coisas de um jeito diferente em vez de usar peças de prateleira eles desenvolveram o novo modelo do zero exclusivamente para ser um carro de alto desempenho e nao uma conversao mais potente por isso a amg adotou a suspensao dianteira do clk 63 amg black series e uma caixa de direçao exclusiva para o amg de modo que fosse mais rapida e tivesse melhores respostas aos comandos o motor cresceu para 6 2 litros e veio dos demais modelos amg porem calibrado para produzir menos potencia que nos irmaos maiores 457 cv e 61 2 mkgf — numeros finalmente maiores que os da sua rival bmw m3 o cambio de cinco marchas deu lugar a um de sete velocidades com tres modos de trocas — comfort sport e manual este ultimo permitia que o motorista chegasse ao limite de velocidade do motor perto das 8 000 rpm [youtube id= dazexdthhjy width= 620 height= 350 ] com o novo conjunto mecanico o c63 amg baixou novamente o tempo de aceleraçao precisando de 4 5 segundos para chegar aos 100 km/h a velocidade maxima e limitada a 250 km/h como sempre mas desta vez por uma razoavel quantia a mercedes aumentaria o limite para 280 km/h nesta quarta geraçao o c63 amg voltou a ser oferecido como perua outras novidades introduzidas na c63 amg foram os pacotes opcionais e versoes especiais como o performance package plus que adiciona 30 cv ao motor chegando a 487 cv discos de freio feitos de composito spoiler de fibra de carbono na traseira e volante em couro nappa com alcantara em 2011 quando o classe c ganhou um facelift e uma versao cupe a amg adotou a nova carroceria e tambem substituiu o cambio automatico 7g tronic pelo speedshift tambem automatico porem com um sistema de embreagem multipla no lugar do conversor de torque a potencia subiu para os mesmos 487 cv do performance package — isso por que eles preparavam algo ainda mais especial para o c63 ainda naquele ano a amg lançou uma versao especial de 20 unidades no reino unido batizada de c63 amg dr 520 ela vinha equipada com o performance package plus mas a potencia foi elevada para 525 cv ele foi oferecido como seda e perua mas somente tres haviam sido vendidos ate 2013 mas este ainda nao era o algo especial reservado ao modelo c63 amg black series w204 — 2012 2014 o que eles reservaram de especial foi uma versao radical do cupe ainda mais potente e com visual mais agressivo o c63 amg black series e ele nao era apenas um nome com jeitao de malvado ele era de fato o lado negro da força o motor v8 ganhou 30 cv e chegou a 517 cv e 63 mkgf que passaram a empurrar o c63 amg ate os 100 km/h em 4 2 segundos a velocidade maxima era limitada em 300 km/h limitada em 300 km/h [youtube id= lhftjugwko8 width= 620 height= 350 ] na traseira ele ganhou o difusor negro do sls amg gt3 suspensao esportiva programa de estabilidade com tres modos bancos concha da amg acabamento em microfibra preta volante de base achatada cintos vermelhos o banco traseiro foi removido para reduzir o peso do carro que chegou aos 1 710 kg no começo do ano avaliamos o c63 amg black series em um post especial com fotos exclusivas e um encontro de geraçoes com o primeiro e o ultimo dos classe c v8 aspirados — esses dois da foto acima voce pode e deve ler o texto neste link se voce ainda nao leu a parte 1 desta historia confira neste post
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.