A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos

FNM 2000: este Alfa Romeo à brasileira está à venda

Entre os carros colecionáveis brasileiros, um dos mais interessantes é sem dúvida o FNM 2000 JK – que pode ser considerado o primeiro Alfa Romeo vendido no Brasil, ainda que não tivesse a marca Alfa Romeo. Suvenir dos primórdios da indústria automobilística brasileira, o FNM 2000 não é tão lembrado pelas gerações mais novas, mas colecionadores que apreciam os automóveis da década de 1960 e anteriores o enxergam como um modelo essencial em qualquer acervo de carros nacionais.

Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicoshistórias de carros e pilotosavaliações e muito mais!

 

FLATOUTER

Plano de assinatura com todos os benefícios: acesso livre a todas as edições da revista digital do FlatOut e demais matérias do site, download de materiais exclusivos, participação em sorteios e no grupo secreto no Facebook (fique próximo de nossa equipe!), além de veiculação de até 7 carros no FlatOuters e até 3 anúncios no site GT40, bem como descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$20,00 / mês

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura na medida para quem quer acessar livremente todas as edições da revista digital do FlatOut e demais matérias do site1, além de veiculação de até 3 carros no FlatOuters e um anúncio no site GT402.

De R$14,90

por R$9,90 / mês

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.

Nosso Achado meio Perdido de hoje é um FNM 2000 JK de 1960, o primeiro ano de fabricação – quando ainda se usavam componentes importados, com a montagem feita no Brasil. Mas, antes de conhecê-lo melhor, vamos relembrar rapidamente esta história.

A Fábrica Nacional de Motores (FNM), fundada em 1942, era uma empresa majoritariamente estatal (o governo era dono de 53%) e, em seus primeiros anos, fabricava eletrodomésticos e equipamentos militares, como motores para aviões. Em 1949 começaram a ser produzidos sob licença os caminhões da Isotta-Fraschini. Pouco depois, em 1951, passaram a ser feitos os caminhões da Alfa Romeo, também sob licença.

Em 1960, a FNM decidiu colocar no mercado seu primeiro automóvel: o FNM 2000 JK. Em essência, tratava-se de um Alfa Romeo 2000 nacionalizado – um projeto recente, apresentado no Salão de Turim de 1957.

Lançado oficialmente em 1958, o Alfa Romeo 2000 original era um sedã, equipado com o lendário motor Twin Cam de dois litros e 105 cv, alimentado por um carburador Solex. Mas não demorou para que ele originasse outros modelos, como o roadster de luxo 2000 Spider e o cupê 2000 Sprint, que usavam versões de carburação dupla com 115 cv do motor 2.0 Twin Cam.

O conjunto parecia sob medida para o primeiro carro de passeio da FNM – a oportunidade perfeita para enfrentar uma concorrência formada basicamente por Aero-Willys e Simca Chambord, ambos já envelhecidos naquele começo de década. Apesar disto, era um carro raro de se ver nas ruas: além de custar caro, era produzido em baixo volume (uma média de 500 exemplares por ano) e a melhor forma de obtê-lo era receber a indicação de alguém importante, como um membro do governo.

O FNM JK foi produzido até 1968, quando o governo militar brasileiro decidiu privatizar a Fábrica Nacional de Motores, passando-a para a própria Alfa Romeo. Sob a tutela italiana, o FNM 2000 ganhou um novo motor de 2.132 cm³ com carburador de corpo duplo e 125 cv – e também um novo nome: FNM 2150. Foi assim até 1973, quando foi lançado o Alfa Romeo 2300.

O FNM JK anunciado no GT40 pertence a Leo, de São Paulo (SP). Como dissemos mais acima, trata-se de um dos 414 exemplares produzidos em regime CKD em 1960. E, de acordo com o proprietário, ele está simplesmente impecável.

Leo diz que o carro foi restaurado por Tom Villas Boas, reconhecido colecionador de Brasilia (DF), que em 2011 restaurou o Alfa Romeo Fúria – protótipo de corridas baseado no Bianco S com a mecânica do FNM 2150 que competiu na década de 1970. A restauração foi feita seguindo rigorosamente os padrões originais, deixando o FNM como novo.

Em 2012 o carro foi adquirido por seu atual dono, que é sócio do Clube Alfa Romeo do Brasil. Recentemente passou por uma nova restauração no interior, também de acordo com o padrão de fábrica. Nota-se pelas fotos que é verdade: carroceria, revestimentos e acabamentos estão em excelente estado, bem como a mecânica.

Tanto é que o carro coleciona alguns prêmios e honrarias: em 2008, foi premiado no Brasil Classic Show, em Araxá (MG); e em 2009 recebeu um prêmio no Encontro Paulista de Autos Antigos em Vinhedo (SP). E, em 2018, foi selecionado para exposição no Istituto Italiano di Cultura em São Paulo, celebrando as relações entre a Itália e o Brasil, incluindo no desenvolvimento da indústria brasileira.

Pela condição exemplar deste FNM 2000 e por seu histórico, o preço está convidativo – e o carro pode ser uma adição interessantíssima a uma coleção dedicada aos automóveis nacionais. Além do mais, com o esperto motor Twin Cam, guiá-lo também deve ser divertidíssimo, considerando que é um sedã de luxo.

Se você ficou interessado, pode clicar aqui para acessar o anúncio e entrar em contato com o proprietário.


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!

Matérias relacionadas

Este Mazda RX-7 pode ser sua oportunidade de ter um esportivo com motor Wankel no Brasil

Dalmo Hernandes

Duas portas, motor V6 e 276 cv: este raro Honda Accord Coupe de oitava geração está à venda no Brasil

Dalmo Hernandes

Este Mercedes-Benz C32 AMG com motor V6 supercharged de 354 cv é mais barato que um M3 — e pode ser seu

Dalmo Hernandes