A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
História

GAZ GL-1: a história do hot rod mais rápido da União Soviética

Quando se fala em carros da União Soviética, à primeira coisa que vem à cabeça são os modelos Lada que tivemos por aqui no começo dos anos 1990 — e que já eram produzidos desde os anos 1970 por lá. Ninguém imagina que nos anos 1930 os soviéticos já tinham carros nacionais (e estrangeiros) e disputavam corridas com eles. Os primeiros carros soviéticos foram fabricados pela GAZ e pela Prombrom com base em projetos Ford no fim dos anos 1910, mas também havia alguns carros estrangeiros por lá — especialmente por que a URSS ainda não estava em uma guerra fria contra os EUA. Um desses carros era o Cord 812, que quase bateu o recorde soviético de velocidade em uma das corridas dessa época. O V8 americano de 126 cv chegou a 141,5 km/h e seu piloto teve sorte em não ser mais rápido, pois certamente acabaria considerado como inimigo da pátria e ganharia uma passagem só de ida para a Sibéria. E sem cobertores. Mas como evitar o risco de um carro estrangeiro ser o recordista de velocidade e

Matérias relacionadas

Estas são as camadas da pista de Indianápolis depois 108 anos de história (e reformas)

Dalmo Hernandes

Giacomo Agostini: a trajetória do maior piloto de motovelocidade da história

Carlos Eduardo Almeida

408 4RM: os protótipos de tração integral que a Ferrari fez nos anos 80 (e você não conhecia)

Dalmo Hernandes