A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
História

GAZ GL-1: a história do hot rod mais rápido da União Soviética

Quando se fala em carros da União Soviética, à primeira coisa que vem à cabeça são os modelos Lada que tivemos por aqui no começo dos anos 1990 — e que já eram produzidos desde os anos 1970 por lá. Ninguém imagina que nos anos 1930 os soviéticos já tinham carros nacionais (e estrangeiros) e disputavam corridas com eles. Os primeiros carros soviéticos foram fabricados pela GAZ e pela Prombrom com base em projetos Ford no fim dos anos 1910, mas também havia alguns carros estrangeiros por lá — especialmente por que a URSS ainda não estava em uma guerra fria contra os EUA. Um desses carros era o Cord 812, que quase bateu o recorde soviético de velocidade em uma das corridas dessa época. O V8 americano de 126 cv chegou a 141,5 km/h e seu piloto teve sorte em não ser mais rápido, pois certamente acabaria considerado como inimigo da pátria e ganharia uma passagem só de ida para a Sibéria. E sem cobertores. Mas como evitar o risco de um carro estrangeiro ser o recordista de velocidade e

Matérias relacionadas

Além do M3: as versões esportivas do BMW Série 3 E30 que você não conhecia

Dalmo Hernandes

Tucker Torpedo: a história do carro que prometeu o futuro em 1948

Dalmo Hernandes

Citroën 2CV: como nasceu o carro que motorizou a França

Dalmo Hernandes