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Zero a 300

Gol e Voyage com câmbio automático, Sandero com traseira nova, o trailer de Top Gear e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Gol e Voyage terão câmbio automático em 2018

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Agora que o Polo e seu sedã Virtus estão lançados, a Volkswagen poderá dar mais atenção à dupla Gol e Voyage para 2018. Para torná-los mais atualizados e competitivos, a fabricante irá fazer uma leve reestilização na dupla, e trará duas novidades mecânicas.

Conforme a apuração do jornalista Fernando Calmon, a primeira novidade para o Gol é a substituição do motor 1.6 8v pelo 1.6 16v MSI, e a segunda é a aposentadoria do câmbio i-Motion, que será substituído por um câmbio automático de verdade, com conversor de torque e trocas manuais (Tiptronic). Ele será fornecido pela Aisin, e é exatamente o câmbio usado nos demais modelos da marca no Brasil.

Essa mudança provavelmente se deve ao fato de a Volkswagen estar preparando a versão automática do Polo 1.6 MSI, o que ajuda a viabilizar a mudança pela economia de escala. Ainda segundo Calmon, a versão 1.6 automática do Polo está prevista para o final do primeiro semestre, enquanto Gol e Voyage chegam no segundo semestre.

 

Sandero terá reestilização na traseira

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Quem também muda para 2018 é o Renault Sandero. O hatch franco-romeno (e seu irmão Logan) terá leves retoques na dianteira para aproximá-los dos modelos franceses da Renault, e também ganhará novas lanternas traseiras.

Aparentemente elas também tentam evocar a identidade visual dos Renault europeus, embora lembrem muito as lanternas do Fiat Argo. As imagens que você vê aqui foram publicadas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial, e foram usadas para patentear o novo design do carro no Brasil.

Sob o capô o modelo não terá nenhuma novidade além do câmbio CVT do Duster/Oroch no lugar do automatizado Easy-R. A lista de equipamentos de série é quem deverá mudar: depois do lançamento do Kwid com airbags laterais, a Renault se vê obrigada a oferecer o mesmo equipamento no Sandero/Logan, uma vez que ambos estão posicionados acima do compacto. A lista de equipamentos também deverá contar com controles de tração e estabilidade.

 

Próxima geração do BMW M3/M4 terá 475 cv

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Mercedes-AMG C63 e Alfa Romeo Giulia QV já passaram dos 500 cv, e a BMW finalmente chegou a esta marca com o M4 GTS lançado em 2016. Embora ele seja a versão mais radical de sua linhagem, ele não representa a chegada do modelo ao seu novo patamar de potência como o Mercedes C63 Black Series representou.

Segundo o BMW Blog, a próxima geração do M4 (e do M3) terão “apenas” 475 cv, e não irá disputar números de potência com seus rivais. Curiosamente, o novo motor, batizado S58, também não fará sua estreia no cupê, e sim nos crossovers X3 M e X4 M.

Além disso, a próxima geração do esportivo será baseada na plataforma CLAR, já usada nas Séries 5 e 7, e também deverá ter um sistema elétrico de 48 volts, com um motor elétrico posicionado entre o câmbio e o motor, um arranjo que se tornará o padrão da indústria nos próximos anos e é chamado de “mild hybrid” (algo como “híbrido leve”).

 

Morreu no Japão o “pai” dos Wankel Mazda

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Os motores rotativos mais famosos do planeta ficaram órfãos neste final de 2017. Morreu no Japão aos 95 anos Kenichi Yamamoto, o engenheiro da Mazda que ajudou a fabricante a lançar não apenas seus motores rotativos, mas praticamente construiu a imagem da marca.

Nascido em Hiroshima em 1922, Yamamoto formou-se na Universidade Imperial de Tóquio em 1944, e gerenciou uma fábrica de aviões ainda durante a Segunda Guerra. A pedido de sua mãe, Yamamoto voltou para Hiroshima apenas um mês após o ataque nuclear dos americanos. Tendo perdido a irmã e com o pai debilitado pela contaminação radioativa, ele ingressou em uma fábrica local de transmissões chamada Toyo Kogyo como operário. Em dois anos ele foi promovido à divisão de motores, onde desenvolveu seu primeiro motor, que seria usado em uma pequena picape de três rodas vendida sob a marca Mazda.

Em 1960, já promovido a chefe de divisão ele desenvolveu um microcarro chamado R360 que acabou se tornando o primeiro carro da Mazda. No ano seguinte os japoneses iniciaram uma parceria técnica com os alemães da NSU, que estavam desenvolvendo um motor Wankel para uso em carros de rua.

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Deste projeto nasceu o Mazda Cosmo, o primeiro modelo com motor rotativo da Mazda, que deu início a uma linhagem que culminou no 787B que venceu as 24 Horas de Le Mans em 1991. Yamamoto se aposentou no ano seguinte.

 

O primeiro trailer da nova temporada de Top Gear

Enquanto a segunda temporada de “The Grand Tour” segue firme, a BBC decidiu revelar o primeiro trailer da 25ª temporada de “Top Gear”, a terceira após a saída do trio Clarkson, Hammond e May.

O vídeo de 30 segundos mostram que o trio de apresentadores continua o mesmo — Matt LeBlanc, Chris Harris, e Rory Reid — e que o programa continua com sua seleção matadora de supercarros em cenas explosivas, usados e abusados ao máximo. Neste primeiro programa, aparentemente, teremos Ken Block saltitando com seus Ford de rali, Chris Harris no McLaren 570S, Rory Reid no Jaguar F-Type SVR e LeBlanc em um Shelby Mustang.

O trailer não mostra muito mais que isso, mas considerando o entrosamento do trio e a boa qualidade da última temporada, a nova série tem tudo para ser, no mínimo, divertida. Isso, claro, se você não assistir a versão mutilada e dublada do Discovery Channel brasileiro.