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Car Culture

Golf 1.0 TSI é lançado no Brasil com 125 cv e câmbio manual de seis marchas por R$ 75.000

Depois de mostrar ao Brasil o que um motor 1.0 downsized é capaz de fazer com o up! TSI, a Volkswagen agora está lançando no Brasil seu segundo modelo equipado com o propulsor, o Golf 1.0 TSI, que chega com 125 cv e câmbio manual de seis marchas.

Partindo de R$ 74.990, mais conhecidos como R$ 75.000, o Golf 1.0 TSI agora ocupa a posição de entrada da linha, e não substitui o 1.6 MSI como se imaginava.

Não pense que a Volkswagen apenas reprogramou a ECU do motor 1.0 TSI do up! para fazer o turbo trabalhar com pressão mais elevada. Esta é apenas uma das várias modificações feitas pela fabricante para extrair mais 20 cv e 3,6 mkgf dos três cilindros. Enquanto as válvulas de escape do up! TSI são sólidas, no Golf 1.0 TSI elas são preenchidas com sódio para auxiliar o resfriamento. O turbocompressor também é diferente: no up! o componente fabricado pela Borg Warner tem carcaça de alumínio fundido, enquanto no Golf ela é feita de liga de aço para maior resistência. Como no up! TSI, o intercooler também é integrado à admissão (uma forma de reduzir o lag do turbo) e também tem um radiador auxilar, contudo o sistema foi redimensionado no Golf.

 

Desempenho e consumo

Sim, a potência é a mesma do Golf MSI, porém o torque é maior e já 100% disponível em baixas rotações. É isso, somado ao câmbio de seis marchas, que ajuda o Golf 1.0 TSI a acelerar de zero a 100 km/h em 9,7 segundos e ir à máxima de 197 km/h — o 1.6 16v faz a aceleração de zero a 100 km/h em 10,4 segundos e chega a, no máximo, 188 km/h.

Além de andar mais que o 1.6, o 1.0 TSI também bebe menos, como esperado. Com gasolina o modelo faz 11,9 km/h na cidade e 14,3 km/l em percurso rodoviário. Com etanol as marcas são 8,4 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada. Com o motor 1.6 16v as médias urbanas são 7,0 km/l com etanol e 10,1 com gasolina, e as rodoviárias são 9,2 km/l com etanol e 10,1 km/l com gasolina. Todas as medições foram feitas pelo programa de etiquetagem do Inmetro.

Apesar de ser o modelo de entrada, o Golf 1.0 TSI é oferecido na versão Comfortline, que traz um pacote razoavelmente generoso de equipamentos de série, com sete airbags (frontais, laterais, cortina e de joelho para o motorista), direção elétrica, rodas de liga leve de 16 polegadas, freio de estacionamento com sistema “Hill Assist”, sensores de estacionamento, retrovisores com aquecimento/desembaçador e função tilt down, sistema multimídia compatível com Apple CarPlay e Android Auto, e controle de tração e estabilidade.

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Os opcionais estão divididos em três pacotes: Elegance, Exclusive e Comfort. O primeiro traz volante multifuncional revestido de couro, controlador eletrônico de velocidade de cruzeiro, rodas de 17 polegadas “Geneva” com pneus 225/45 R17, sensor de chuva, e retrovisor interno eletrocrômico. O Exclusive é vinculado ao Elegance, e acrescenta o sistema multimídia “Discover Media” com navegação via satélite. Por último, o pacote Comfort pode ser combinado a qualquer um dos anteriores, e traz ar-condicionado digital com duas zonas, resfriamento e revestimento dos bancos. Teto solar também é um opcional, porém independente de pacotes.

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O Golf Comfortline 1.0 TSI será oferecido em oito opções de cores: Branco Puro, Preto Ninja, Vermelho Tornado (sólidas),Prata Sargas, Prata Tungstênio, Azul Night, Platinum Gray (metálicas) e Preto Mystic (perolizada). As vendas começam no fim de outubro.