FlatOut!
Image default
Automobilismo História

Grupo C: a história da categoria mais icônica das 24 Horas de Le Mans


O anúncio da categoria Hypercars para a temporada de 2020/2021 do WEC, o Campeonato Mundial de Endurance, foi uma tentativa da FIA de reacender o interesse do público e das fabricantes na categoria. Deu certo – e como não daria? O prospecto da volta dos especiais de homologação por si só (mesmo que eles não sejam obrigatórios, como explicamos aqui) já foi suficiente para que todos nós voltássemos a ficar ansiosos. O marasmo da classe LMP1, que tinha tecnologia de ponta e carros extremamente velozes, mas não muito carismáticos, tem tudo para ficar para trás. Com o início iminente de mais uma grande era nas provas de longa duração, decidimos revisitar aquela que, para muitos, foi a primeira grande categoria dos protótipos-esporte: o Grupo C – que, de certa forma, pode ser visto com a versão de "asfalto" do Grupo B de rali, com carros extremamente potentes e avançados para sua época, beirando a irresponsabilidade. Mesmo sem a necessidade de homologar os protótipos usando carros d