

Bem-vindo ao Goodguys Temporada 3, uma iniciativa do FlatOut!
Campanha autorizada pelo Ministério da Economia. Certificado de autorização SECAP/ME nº 01.018860/2022

se voce esta interessado em um supercarro voce nao pode ignorar os atributos do ensign six tenho certeza de que voce nunca ouviu falar de um supercarro chamado ensign six certeza absoluta porque o ensign six nunca foi um supercarro ele foi lançado e deixou de ser produzido quase quarenta anos do inicio da era dos supercarros o ensign six era uma resposta da standard ao bentley speed six aquele de le mans vencedor das ediçoes de 1929 e 1930 um grande carro mas bem longe de ser o que conhecemos como um super carro o termo so voltaria a ser usado nos anos 1950 quando a mercedes lançou o 300sl de rua w198 com o mesmissimo conjunto mecanico do 300sl de corrida w194 com direito ao chassi spaceframe e ao motor de 215 cv liquidos com injeçao direta mesmo assim a era dos supercarros so começou de verdade em 1966 quando a lamborghini mostrou o miura ao mundo definindo as regras de um supercarro e dando inicio a uma revoluçao tecnica que culminou nos atuais hipercarros de 430 km/h a expressao hipercarro por outro lado foi aplicada retroativamente aquele que e considerado por muitos o primeiro exemplar desta especie o mclaren f1 o termo surgiu somente nos anos 2000 depois que o bugatti veyron apareceu com seus 1 001 cv e velocidade superior aos 400 km/h e se consolidou apos o lançamento dos supercarros hibridos laferrari mclaren p1 e porsche 918 como forma de diferencia los dos supercarros convencionais a origem do hipercarro contudo e controversa eu proprio acabei de considerar o mclaren f1 como o primeiro de todos mas ha quem considere o bugatti veyron o primeiro dos hipercarros enquanto ate mesmo o lamborghini countach e um candidato ao posto segundo alguns autores a razao pela qual aponto o mclaren f1 como o primeiro hipercarro da historia e uma so ele era claramente superior aos seus rivais em todos os aspectos e isso e um feito e tanto se consideramos que ele surgiu em 1993 e foi produzido ate 1998 ele foi o grande supercarro da decada de 1990 a decada dos supercarros veja so em 1990 a ferrari ainda produzia a f40 para atender o mercado americano a lamborghini estava lançando o diablo para finalmente aposentar o countach depois de quase 20 anos romano artioli ja estava bancando o desenvolvimento do renascimento da bugatti que aconteceria em 1991 com o eb110 naquele mesmo ano claudio zampolli e giorgio moroder sim aquele giorgio moroder apresentavam o excentrico cizeta moroder v16t e a jaguar finalizava o acerto do xj220 o supercarro que havia sido apresentado em 1988 para ser equipado com um v12 semelhante ao usado pela marca em sua vitoriosa incursao no mundial de carros esporte wsc o ancestral do atual wec mas acabou lançado em 1992 com um v6 biturbo do grupo b [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 279582 279580 279579 279581 ] foi um periodo revolucionario a f40 fechou a decada ultrapassando a marca de 320 km/h — o primeiro carro produzido em serie a conseguir esse feito entao em 1990 o lamborghini diablo veio e chegou aos 325 km/h depois de acelerar de zero a 100 km/h em 4 5 segundos em seguida em 1993 o bugatti eb110 chegou com seu v12 quadriturbo e sua traçao integral e baixou o tempo de aceleraçao para 3 4 segundos e seguiu ate os 336 km/h no ano seguinte martin brundle e o pessoal da jaguar realizaram um teste com o xj220 e quebraram o recorde mundial de velocidade maxima segundo o guinness book 349 4 km/h foi neste contexto que o mclaren f1 surgiu e se impos sobre todos os demais supercarros sem usar um unico turbo sem tracionar mais que as duas rodas traseiras o primeiro teste de velocidade do mclaren f1 em agosto de 1993 no circuito de nardo registrou uma velocidade maxima de 372 km/h porem em apenas uma direçao a imprensa bem tentou mas faltou asfalto todos unanimemente afirmavam que o mclaren era capaz de passar dos 370 km/h com base em suas experiencias pessoais e tambem em detalhes tecnicos como a relaçao de marchas e as simulaçoes de gordon murray https //youtu be/qzqm79r1c30 foi somente em 1998 que o f1 foi submetido a um teste de velocidade maxima definitivo que o colocaria em duas direçoes para descobrir qual o seu potencial com andy wallace ao volante na pista de ehra lessien da volkswagen a mesma dos recordes do veyron e chiron o mclaren f1 chegou aos 391 km/h em um dos sentidos encerrando o teste com uma velocidade maxima media de 386 4 km/h era indiscutivelmente o carro mais rapido do planeta o primeiro a colocar no imaginario popular a possibilidade de se atingir os 400 km/h de repente em menos de uma decada a barreira dos 320 km/h havia sido superada a dos 350 km/h tambem ficava para tras a proxima fronteira seria a marca de 400 km/h infelizmente o mclaren f1 nunca conseguiu atingir esta marca — embora fosse possivel com uma relaçao de marchas mais longa segundo gordon murray quem fez isso pela primeira vez foi o bugatti veyron em 2005 que nao apenas atingiu os 400 km/h como os superou e chegou muito perto de esbarrar nos 410 km/h mas a historia — dos recordes de velocidade e dos hipercarros — poderia ter sido diferente se a ford — sim a ford — tivesse tido um pouco mais de ousadia https //youtu be/jyqub1znbpo em 1995 em plena agitaçao do mundo dos supercarros a ford levou ao salao de detroit um carro conceito que poderia te la colocada no topo do mundo mais uma vez como fizera trinta anos antes em le mans alias o lançamento deste conceito poderia novamente ofuscar a festa da ferrari que lançava sua ediçao de aniversario a f50 naquele mesmo ano mas a falta de ousadia da ford manteve o conceito no futuro do preterito fazendo dele o carro que poderia ter sido mas nao foi naquele ano o primeiro dos ford gt40 completava 30 anos e a ford achou que seria um bom momento para lançar um sucessor para o supercarro que dominou le mans entre 1966 e 1969 ele tinha ate elementos de design que remetiam ao seu ancestral como as portas com recorte no teto as proporçoes gerais dianteira curta traseira longa o motor central traseiro e uma releitura das rodas halibrand contudo a linguagem de design escolhida era bem diferente e muito contemporanea — um tanto ousada para a epoca era um conceito que combinava curvas suaves abruptamente cortadas por linhas retas que ficou conhecido como new edge e chegou aos modelos da marca lançados a partir de 1996 como o ford ka o ford mondeo reestilizado e o ford focus [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 279576 279575 ] o gt90 havia sido desenvolvido em segredo por uma pequena equipe de engenheiros em tempo recorde de sua aprovaçao ate o prototipo final com motor transmissao e suspensao 100% funcionais decorreram apenas seis meses seis meses para fazer um supercarro do zero incluindo seu motor um v12 quadriturbo inedito o que ajudou os engenheiros foi o fato de eles terem usado diversos componentes do jaguar xj220 caso da transmissao de cinco marchas e elementos do chassi que era um monocoque de colmeia de aluminio coberto por paineis de fibra de carbono o v12 era uma derivaçao do v8 modular o motor usado pelo mustang gt na epoca que teve dois cilindros extras incluidos em cada uma das bancadas resultando em um v12 de 90 graus para manter o projeto em sigilo este motor foi testado em um lincoln town car talvez o modelo mais discreto da linha ford na epoca o motor era todo de aluminio deslocava 5 9 litros e com os quatro turbos garrett t2 desenvolvia 730 cv embora fosse pouco girador — o limite de rotaçoes era 6 300 rpm o calor dos coletores era tao intenso que ele poderia derreter a fibra de carbono da carroceria entao a ford aplicou placas de ceramica semelhantes as usadas no onibus espacial da nasa — uma aplicaçao de materiais tao exotica quanto o folheamento de ouro do cofre do mclaren f1 segundo a ford o carro era capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 3 1 segundos e seguir em frente ate os 407 km/h — praticamente o mesmo numero que o bugatti veyron atingiria dez anos mais tarde na epoca a ford deu a entender que o gt90 acabaria produzido — especialmente pela boa recepçao do publico que deixava claro que ele seria muito bem vindo mas ainda no fim daquele ano a ford admitiu que jamais pensou em dar continuidade ao projeto e o gt90 acabou engavetado antes mesmo de começarmos a sonhar com ele uma grande prova de que o carro poderia ter mudado a historia foram as impressoes dos jornalistas que tiveram a chance de pilotar o carro — como jeremy clarkson que disse que o gt90 era o paraiso na terra e john mccormick da motor trend que disse que mesmo com menos potencia a ford limitou o v12 a 400 cv para os testes o carro era extremamente rapido e tinha um comportamento dinamico perfeito https //youtu be/8rjznuz8ums alem disso o gt90 acabou marcando epoca para os jovens entusiastas dos anos 1990 sendo um dos principais poster cars de seu tempo um carro extremamente popular como modelo em miniatura alem de um icone dos games — ele foi incluido em nada menos que 12 titulos de diferentes produtoras e plataformas need for speed ii sega gt 2002 sega gt online ford racing 2 ford racing 3 gran turismo 2 rush 2 extreme racing usa toca race driver 2 toca race driver 3 top drives project gotham racing 3 e ford street racing https //youtu be/hptrzjvzfiq por ultimo a maior prova de que o gt90 poderia ter sido um grande sucesso nas ruas veio de um dos engenheiros de seu projeto fred goodnow se tivessemos um programa de desenvolvimento de dois ou tres anos sem duvida teriamos feito um carro muito competitivo disse recentemente em uma entrevista a revista top gear faça as contas o carro começou a ser desenvolvido no segundo semestre de 1994 tres anos de desenvolvimento o colocariam nas ruas em 1998 pronto para ocupar o lugar deixado pelo mclaren f1 que teve sua produçao encerrada naquele mesmo ano e nao deixou um sucessor — nem da mclaren nem de qualquer fabricante o que teria sido da historia do supercarro ou do hipercarro se a ford nao tivesse sido tao acanhada
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