A Gurgel é uma fabricante que divide opiniões. Há quem diga que seus carros eram simples demais e que não estavam em condições de concorrer com automóveis das gigantes multinacionais. Mas há quem pense que, mais importante do que os aspectos técnicos dos Gurgel era a coragem do empresário João do Amaral Gurgel ao enfrentar rivais com muito mais recursos e tradição no mercado. E, se você é um admirador dos carros da Gurgel, certamente já pensou em colocar um na garagem. Pois anunciada no GT40 temos a oportunidade: um Gurgel BR-800 fabricado em 1990, verdadeiro fruto de seu tempo, todo original e custando um valor bem acessível.
Dizemos que o Gurgel BR-800 é um fruto de seu tempo porque os acontecimentos que coincidiram com sua chegada foram responsáveis por seus trunfos e por suas fraquezas – e estas últimas pesaram mais e tornaram a vida da Gurgel bem difícil.
Em 1990, o governo brasileiro adotou duas medidas que mudaram radicalmente o mercado automotivo. A primeira foi a reabertura das importações de automóveis, que estava proibida desde 1976. A segunda foi a redução de impostos sobre carros com motor de 800 cm³ a 999 cm³ – de 37% para 20%.
A Gurgel, como muitos sabem, foi fabricante fundada em 1969 por João do Amaral Gurgel, na cidade de Rio Claro, interior de São Paulo. João começou fabricando veículos de nicho, como o jipe Xavante, lançado em 1973 como um rival tanto para o Jeep Willys quanto para os bugues com mecânica Volkswagen; e o utilitário Carajás, com mecânica Volkswagen, dos anos 80. Havia também o pequeno Xef, um subcompacto de três volumes com motor traseiro, três lugares e visual inspirado nos Mercedes-Benz, lançado em 1982.
No fim dos anos 80, porém, João Gurgel queria colocar em prática o antigo sonho de fabricar um carro compacto, econômico, barato e 100% nacional. Este carro foi o BR-800, projeto apresentado pela primeira vez 1987 como “Projeto CENA” – sigla para Carro Econômico Nacional. O carro usava uma estrutura tubular de aço sob uma carroceria de fibra de vidro, tinha um motor boxer de dois cilindros e 792 cm³ e 33 cv na dianteira. Batizado Enertron, o motor era baseado no boxer 1600 de quatro cilindros da Volkswagen, porém com bloco de liga de alumínio-silício e ignição eletrônica, e era acoplado a um câmbio de quatro marchas.
O BR-800 tinha quatro lugares, 3,90 m de comprimento e entre-eixos de apenas 1,90 m, pesando 650 kg, e cerca de 10.000 exemplares foram vendidos nos primeiros anos. O deslocamento do motor garantiu que ele tivesse impostos reduzidos a partir de 1990, o que poderia ter ajudado o BR-800 a continuar no mercado. Contudo, a chegada dos carros populares com motor 1.0 feitos por suas rivais gigantes, começando pelo Fiat Uno Mille, acabaram colocando a Gurgel em desvantagem. A situação financeira da companhia ruiu, e um pedido de concordata foi formalizado em 1993.
O Gurgel BR-800 anunciado no GT40 é um bom documento daquela época. O carro está na região do ABC, em São Paulo, e de acordo com o anunciante é um exemplar bem cuidado. A maior parte da pintura bege é original de fábrica, bem como o revestimento dos bancos, os retrovisores, todos os emblemas, faróis e lanternas e até mesmo as calotas. O interior tem um toca-fitas Pioneer Precision da metade dos anos 1990.
O anunciante conta que o carro foi comprado de seu segundo dono, e que atualmente tem 89.000 km rodados. O proprietário anterior era mecânico e mantinha o BR-800 sempre em ordem, rodando com ele apenas ocasionalmente.
Trata-se, como dissemos, de um verdadeiro símbolo dos tempos de mudança que a indústria automotiva brasileira vivia há 30 anos. O motor 0.8 de 33 cv não é potente, o 0-100 km/h é de quase 35 segundos e a velocidade máxima é de sofridos 112 km/h, mas o bom estado de conservação e o preço tornam este Gurgel BR-800 uma opção interessante para entusiastas da marca ou fãs de antigos em geral que procuram algo diferente que possa ser usado aos fins de semana sem muita preocupação.
Se você ficou interessado, já sabe o que fazer: clique aqui para acessar o anúncio e pegar os contatos do proprietário.
“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!