A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Vídeos YoutuBR

Gustavo Borges no F-Type R, uma arrancada de Audi, um Chevette de drift e mais nos melhores vídeos da semana

Bem-vindo ao YoutuBR, uma seleção dos vídeos sobre carros que os canais favoritos dos entusiastas soltaram durante a semana — programação gearhead de primeira para o seu fim de semana, feita somente por canais brasileiros no Youtube. Sacou o trocadilho? Então se acomode, prepare as guloseimas e aperte o play!

Acelerados: no quadro “Dia de Aula”, Rubens Barrichello leva o ex-nadador e medalhista olímpico Gustavo Borges para dar uma volta no Jaguar F-Type R cupê e ensiná-lo algumas técnicas básicas de pilotagem no autódromo Velo Città. Como em uma versão brasileira do quadro Star in a Reasonably Priced Car, do Top Gear, a ideia é que os convidados façam o melhor tempo possível no circuito — a diferença é que podemos acompanhar as dicas do Rubinho.

E o carro também é bem mais potente do que um Chevrolet Lacetti ou um Kia Cee’d: o belíssimo F-Type R tem um V8 supercharged de cinco litros capaz de entregar 550 cv a 6.500 rpm, além de 69,3 mkgf de torque a 2.500 rpm — suficientes para chegar aos 100 km/h em 4,2 segundos, com máxima de 300 km/h. Detalhe: trata-se exatamente do mesmo carro que aceleramos em nossa avaliação, que você pode conferir aqui.

 

 

Amigos por Carros: no episódio de hoje Korn, Cadu e Leone discutem opções de compra por até R$ 50 mil — o tipo de conversa que sempre surge quando dois ou mais entusiastas se juntam, não é mesmo? Normalmente vemos os caras discutindo sobre superesportivos, mas desta vez os carros que surgem na mesa são bem mais acessíveis: BMW M3 E36, Fiat Punto T-Jet, Audi S3 (da primeira geração, com motor 1.8 20v turbo de 225 cv) e Ford Fiesta 1.6 Sport, entre outros. Aproveite para deixar sua escolha nos comentários!

 

Exclusivos no Brasil: novamente com dois vídeos, os caras do EnB nos presenteiam com uma disputade arrancada entre modelos esportivos da Audi na pista da Embraer — da emblemática perua RS2 ao raro R8 GT (versão com peso reduzido em 100 kg da qual só existem 333 unidades no mundo tod0), passando por RS6 Avant, R8 Spyder V10, pelo hot hatch RS3 (da geração passada, com um cinco-cilindros turbo de 2,5 litros e 340 cv) e pelo belíssimo RS7.

O outro vídeo é um onboard em duas Ferrari: uma 360 Modena, dotada de um V8 aspirado de 3,6 litros, capaz de entregar 405 cv a 8.500 rpm e 38 mkgf de torque a 4.750 rpm; e sua sucessora, a F430, cujo V8 de 4,3 litros entrega 450 cv a 8.500 rpm a 5.250 rpm (sendo que 80% deste torque já estão disponíveis a partir das 3.500 rpm). Detalhe: apesar de um aumento de quase um litro no deslocamento, o V8 da F430 pesa só 4 kg a mais do que o da 360 Modena.

 

Garagem do Bellote: dose dupla de super sedãs alemães esta semana! O primeiro vídeo traz um test drive com a versão mais nervosa do Mercedes-Benz Classe C W202: o C55 AMG, que é movido por um V8 de 5,5 litros capaz de entregar 350 cv a 5.500 rpm e 51,9 mkgf de torque entre a 4.500 rpm. Detalhe: o C55 era uma versão especial feita sob encomenda — você precisava comprar um C43 AMG e levá-lo para a Mercedes-Benz, onde os engenheiros da AMG se encarregariam de colocar o novo motor (vindo do E55 AMG W210) por um custo extra. Pouquíssimos exemplares foram construídos, e apenas um dele roda deste lado do Atlântico.

O outro carro é um BMW M3 E90 — a geração anterior, que era equipada com um brilhante motor V8 aspirado de quatro litros, capaz de entregar 420 cv a 8.300 rpm e 40 mkgf de torque a 3.900 rpm. Se, quando foi lançado em 2007, o M3 E90 foi criticado por abandonar o seis-em-linha da geração anterior (a E46), hoje os entusiastas sentem falta do V8 sei indução forçada, visto que o novo M3/M4 usa um seis-em-linha biturbo de três litros. Ah, e o câmbio é manual!

 

Marcelo Tonella: o mais recente vídeo do especialista em VW a ar Marcelo Tonella traz a montagem do motor do “Fusca Espetacular”, a instalação dos carburadores e os testes finais. Como sempre, a parte técnica do vídeo é uma verdadeira aula de anatomia do motor do Fusca (não duvidamos que alguém um dia monte um Fusca inteiro apenas com as informações do Tonella), enquanto a hora do teste é um verdadeiro deleite para os fãs do ronco de um boxer arrefecido a ar bem acertado.

 

Oficina Mecânica: no vídeo de hoje, Diego Ferrazza recebe em sua oficina um Fiat Brava 1.6 16v, cujo dono solicitou o orçamento de uma revisão completa. Trata-se de uma boa maneira de aprender um pouco mais sobre este motor, que traz como característica mais marcante o comando duplo no cabeçote (herança de Aurelio Lampredi) e que também equipou algumas versões do Fiat Palio de primeira geração.

 

Canal FUNDRIVE: hoje o FUNDRIVE traz a segunda parte da entrevista com Arved Kloumberg, um dos caras mais conhecidos da cena VW brasileira. No vídeo, ele conta a história de seu Golf GTI Mk4 — o carro responsável por seu mergulho no do it yourself — e conta alguns planos para o próximo Bubblegun Treffen, o maior encontro monomarca do Brasil (obviamente, focado no Grupo VW), que Arved ajudou a realizar desde sua primeira edição, em 2010.

 

Interstadual: a novidade da semana é o canal Interstadual, focado em projetos para drift, track day e arrancada. No vídeo de hoje, João Piana nos mostra seu projeto: um Chevrolet Chevette para drift — afinal, como sabemos o Chevette é um dos carros de tração traseira mais acessíveis e versáteis que se pode comprar no Brasil. No vídeo, é realizado o swap do motor original do Chevette por um AP turbinado (troca polêmica, porém bastante comum)… ainda que nem tudo saia como esperado. O importante, porém, é fazer tudo com as próprias mãos, e cercado de amigos.

Matérias relacionadas

Por que tantos motociclistas se acidentam no Brasil?

Leonardo Contesini

O Shelby Cobra voltará a ser fabricado exatamente como ele era em 1962 – incluindo o motor V8 260!

Dalmo Hernandes

Os dez carros mais caros leiloados em Pebble Beach

Dalmo Hernandes