

Bem-vindo ao Goodguys Temporada 3, uma iniciativa do FlatOut!
Campanha autorizada pelo Ministério da Economia. Certificado de autorização SECAP/ME nº 01.018860/2022

o que e um honda city para voce aqui no brasil o city e um fit transformado em seda basicamente um civic menor e nao e o primeiro carro que que um entusiasta procura quando quer dirigir um carro divertido [gt40 content search= honda widget= 1 ] no japao dos anos 80 porem o city era um carro legal de verdade ao menos na versao turbo feita especialmente para quem queria um hatchbacks pequenocom pegada esportiva e visual simpatico olha so para ele nao da vontade de entrar e sair acelerando a primeira geraçao do city foi lançada em 1981 como uma alternativa aos kei cars da honda era um carro para quem queria a praticidade de um kei no dia a dia mas nao curtia muito a ideia de ter um motor limitado a 60 cv e queria um pouco mais de espaço interno seu motor de 1 2 litro 1 231 cm³ com comando no cabeçote entregava 67 cv na versao naturalmente aspirada na epoca do lançamento o city era o menor carro nao kei da honda e tambem era muito leve com cerca de 700 kg nao demorou para que a honda entendesse o potencial do carrinho e em 1982 apresentou a versao turbo a ideia foi de hirotoshi honda filho de soichiro honda e fundador da preparadora mugen apesar da conexao familiar a mugen jamais foi parte da honda e sim uma companhia independente que no inicio dos anos 80 ja fazia sucesso preparando carros e motos de corrida mas ainda nao tinha muito espaço nas ruas o city turbo serviria justamente para construir uma reputaçao diz a lenda que o proprio hirotoshi fez o primeiro prototipo descolando um exemplar comum do city e o preparando com um turbocompressor e modificaçoes na suspensao o carro virou um verdadeiro foguete de bolso que ao ser apresentado a honda foi aprovado na hora a versao de produçao foi apresentada ainda em setembro de 1982 pouco mais de um ano depois do lançamento do city com apenas 3 4 metros de comprimento 1 57 metros de largura e 2 22 metros de entre eixos alem de suspensao independente do tipo mcpherson nas quatro rodas o city ja era um carro agil nas curvas e bastante estavel com o turbo desenvolvido pela ihi e um sistema de injeçao eletronica com computador de 8 bits quer algo mais anos 80 que isto o motor 1 2 passava a entregar 100 cv a 5 500 rpm e 15 mkgf de torque a 3 000 rpm acoplado a uma caixa manual de cinco marchas era suficiente para que o city turbo fosse de zero a 100 km/h em 8 6 segundos para se ter uma ideia o civic si com motor k20 de dois litros precisava de 7 9 segundos para fazer a mesma coisa nada mau para um hot hatch em miniatura de 35 anos atras nao [gt40 content rule=‘1’ widget= 1 ] em novembro de 1983 a honda apresentou o turbo ii que justificava o sobrenome ao receber um intercooler admissao retrabalhada novo coletor nova caixa de ar e um corpo de borboleta maior e um aumento na taxa de compressao o quatro cilindros de 1 2 litros passou a entregar 110 cv a 5 500 rpm e 16 3 mkgf de torque alem disso algumas modificaçoes esteticas foram realizadas o city turbo ii tinha para lamas e bitolas alargados 30 mm na dianteira e 20 mm na traseira para choques mais imponentes e uma nova grade por dentro todo honda city turbo tinha bancos com apoio excelente volante de tres raios e painel com conta giros velocimetro digital e manometro do turbo tambem digital no entanto sua caracteristica mais interessante era um opcional a honda motocompo uma scooter dobravel feita especialmente para caber no porta malas com um motor dois tempos de 49 cm³ e 2 5 cv cambio cvt um banco relativamente confortavel para uma pessoa so naturalmente guidao velocimetro setas farol e lanterna a motocompo surpreende por pesar apenas 45 kg e ser do tamanho de uma mala grande quando dobrada media apenas 1 18 m de comprimento 24 cm de largura e 54 cm de altura e voce ainda conseguia levar mais algumas coisas no porta malas do city a logica era simples por mais compacto que fosse o city nao conseguia ir a todos o lugares especialmente no japao onde espaço fisico e uma questao problematica ha decadas entao por que nao parar o carro um pouco mais longe pegar a scooter no porta malas e seguir ate seu destino chegando la era so dobrar a motinho de volta e colocar em algum canto a honda fez ate uma campanha com a banda inglesa de ska madness que fez sucesso nos anos 80 com a cançao our house e encorajava as pessoas a comprarem o city e a motocompo juntos embora a motoneta tambem pudesse ser adquirida separadamente [youtube id= vayd2ak53p8 width= 620 height= 350 ] o objetivo era vender 8 000 exemplares do carro e 10 000 exemplares da scooter por mes o city atingiu seu objetivo com louvor a motocompo nao atingiu a mesma popularidade no fim de sua produçao em 1983 mal havia atingido 3 000 unidades por mes o que tambem nao e nada mau considerando se tratar de uma ideia tao vanguardista para sua epoca hoje a maioria das motocompo virou item de colecionador [youtube id= yqk66gtpria width= 620 height= 350 ] talvez a honda estivesse a frente demais do seu tempo hoje em dia soluçoes de mobilidade como esta estao em voga no inicio do ano a coreana hyundai apresentou o ioniq scooter um patinete eletrico dobravel feito sob medida para caber na porta do hyundai ioniq seu hibrido/eletrico vendido desde 2016 [youtube id= vm6lzx0lvhi width= 620 height= 350 ] e claro que o conceito traz um twist o ioniq scooter nao ficaria apenas guardado na porta do carro ele tambem seria recarregado la o que nao torna a ideia da hyundai original claro
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.