Quando falam em carros conversíveis que foram vendidos no Brasil nos anos 90, os primeiros modelos que me vêm à cabeça são caras como o Ford Escort XR3 e o Chevrolet Kadett GSi. Deve ser força do hábito. No entanto, estamos falando exatamente da época quando as importações voltaram a ser permitidas no Brasi, e o Honda CR-X Del Sol foi um dos vários conversíveis importados a entrar no País de forma oficial. Então, se você procura um carro bacana para andar a céu aberto, pode ser que curta este exemplar que está anunciado no GT40.
O mais bacana é que, no caso do CR-X, o teto targa é apenas uma das várias coisas legais. Isto porque, como parte da quinta geração da família Civic, ele já tem um comportamento dinâmico afiado inerente a seu projeto, com suspensão dianteira por braços sobrepostos na dianteira e eixo multilink na traseira. E, mais do que isto, ele veio com o mesmo motor do Civic VTi – o famoso B16, com comando duplo variável VTEC no cabeçote, disposição para girar (redline: 8.600 rpm!) e nada menos que 160 cv. Com 100 cv/litro, foi por muito tempo o motor naturalmente aspirado de maior potência específica do mundo.
Assim, o Honda CR-X Del Sol traz todas as boas características do Civic VTi, e ainda adiciona o entre-eixos mais curto – são 2,37 m contra 2,57 m do hatchback, que contribui para reduzir a inércia polar e, consequentemente, permitir que o carro mude de direção mais rápido. Isto sem falar no visual bem atraente do cupê targa, com linhas limpas e proporções agradáveis, além do apelo de ser um dois-lugares com capota elétrica.
O carro em questão pertence a Eduardo Augusto, de São Paulo/SP. Ele comprou o carro em 2013, com cerca de 76.000 km no hodômetro. Hoje, são cerca de 97.000 km, e o dono garante que o carro está em excelente estado para seus 23 anos de idade.
Eduardo conta que comprou o CR-X de um amigo que, por sua vez, era dono do carro desde o ano 2000 – ou seja, a procedência é conhecida. Ele diz que o Honda era totalmente original, e que as modificações começaram quando o carro veio parar nas suas mãos. É, acontece…
Dito isto, não são mudanças radicais. O motor, assim como o câmbio, é original em suas especificações, recebendo apenas alguns acessórios: tampa de válvulas personalizada, com recortes para ajuste de polias; tampa dos cabos de vela de fibra de carbono; coletor de admissão Simota, também de fibra de carbono; e sistema de escape direto em inox, com ponteira dupla.
As modificações estéticas incluem o para-choque dianteiro modificado, com inspiração no CR-X de 1997; o spoiler dianteiro do tipo lip usado no Civic Type-R EK9; mudflaps (também conhecidas no Brasil como “para-barros”) e o spoiler traseiro do Honda Integra DC2. Além disso, foram instaladas lanternas traseiras com lentes lisas, bancos Recaro do tipo concha revestidos em suede vermelho e um volante Momo Corse.
As rodas são König Feather Gold, pesando 6,6 kg cada uma. Eduardo diz que elas nunca foram reformadas, e que estão calçadas com pneus Maxxis MaZ1 na dianteira e Momo Outrun na traseira.
Eduardo afirma que a última revisão completa, com troca de correias, rolamentos e tensores, foi feita há cerca de três anos, e que desde então o carro rodou por volta de 16.000 km. No entanto, ele diz que troca o óleo do motor religiosamente a cada seis meses, incluindo o filtro.
Dito isto, Eduardo faz algumas observações. O ABS não funciona por motivo desconhecido – ele diz que já comprou o carro assim e optou por não investigar, por não interferir no funcionamento normal dos freios. Os pneus já estão com menos de meia vida sobrando, e o amortecedor dianteiro do lado direito começou a bater há alguns dias. Um par de amortecedores novos da Cofap já foi comprado, e acompanha o carro (instalado ou não).
Ele também diz que os componentes originais, como bancos, para-choques e volante. Se o novo dono fizer questão, o carro pode ser entregue todo original, com valor a combinar.
Se você curtiu o carro e quer entrar em contato com o dono, pode clicar aqui para acessar o anúncio e pegar todos os detalhes!
“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!