A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos

Jensen Interceptor Mark III: um legítimo muscle car britânico à venda no Brasil

A indústria automotiva britânica dos anos 70 não tem a melhor das reputações. Boa parte disto se deve à British Leyland, conglomerado que chegou a responder por 40% do mercado de carros no Reino Unido e reuniu sob seu guarda-chuva companhias como Rover, Land Rover, Jaguar e Mini.

Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicoshistórias de carros e pilotosavaliações e muito mais!

 

FLATOUTER

Plano de assinatura com todos os benefícios: acesso livre a todas as edições da revista digital do FlatOut e demais matérias do site, download de materiais exclusivos, participação em sorteios e no grupo secreto no Facebook (fique próximo de nossa equipe!), além de veiculação de até 7 carros no FlatOuters e até 3 anúncios no site GT40, bem como descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$20,00 / mês

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura na medida para quem quer acessar livremente todas as edições da revista digital do FlatOut e demais matérias do site1, além de veiculação de até 3 carros no FlatOuters e um anúncio no site GT402.

De R$14,90

por R$9,90 / mês

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.

Na época da British Leyland, a maioria dos carros britânicos usava componentes elétricos Lucas – que eram um tanto problemáticos, comprometendo a confiabilidade de todos os modelos de forma bem democrática, do Mini Cooper ao Jaguar XJ12.

Mas existem opções que são, digamos, mais seguras. Por exemplo: um esportivo britânico com mecânica importada dos Estados Unidos – motor e câmbio de muscle car, robustos e duráveis, em uma embalagem com design e refinamento típicos dos ingleses. Um carro como o Jensen Interceptor – que é nosso Achado meio Perdido de hoje.

Fundada em 1922, Jensen era uma companhia independente especializada em carros esportivos, feitos sobre componentes mecânicos de outras fabricantes – inicialmente, eles usavam motores V8 Ford flathead. Um de seus clientes famosos foi o ator Clark Gable, que encomendou em 1934 um modelo sob medida com motor Ford que deu origem a uma série limitada.

Já na década de 1950 a Jensen conseguiu notoriedade por ser uma das primeiras companhias europeias a construir carros de fibra de vidro – o Jensen 541, de 1955, que usava um seis-cilindros Austin; e o C-V8, de 1962, que tinha um V8 Chrysler de 6,3 litros e 270 cv.

No entanto, para o sucessor do C-V8 – o Interceptor – a Jensen optou pelo aço, com desenho assinado pelo estúdio italiano Carrozzeria Touring.

Fabricado entre 1966 e 1976, o Jensen Interceptor oferecia uma alternativa aos britânicos mais conhecidos, como o Jaguar E-Type e o Aston Martin DB5. Como eles, o Interceptor trazia um visual elegante, e proporções típicas de grand tourer, mas ele também apostava nos V8 Mopar.

O Interceptor passou por duas atualizações ao longo de sua vida – ou seja, existem três versões diferentes, conhecidas como Mark I, II e III. As diferenças estéticas entre as três são mínimas, como o desenho da grade e dos faróis. O MkI tinha um V8 de 383 pol³ (6,2 litros) com potência de variava entre 250 cv. O MkII, que veio em 1969, tinha 270 cv. O câmbio era sempre manual de quatro marchas ou o automático TorqueFlite da Chrysler, que tinha três marchas.

Nosso Achado meio Perdido de hoje é um Interceptor MkIII, que foi o primeiro a usar o motor V8 440 da Chrysler, com carburador de corpo quádruplo e 305 cv – força o bastante para ir de zero  a 100 km/h em 7,8 segundos, com velocidade máxima de 217 km/h. A partir de 1972, a potência que foi reduzida para 284 cv por questões de economia e emissão de poluentes.

O nosso Achado meio Perdido de hoje é um Interceptor 1971, o que significa que ele é anterior à redução de potência. Esta versão é raríssima no Brasil – segundo vendedor, que é especializado em clássicos europeus, existem apenas dois Interceptor MkIII em nosso País.

O carro aparenta estar em bom estado de conservação e bom nível de originalidade, embora a carroceria possivelmente já tenha sido repintada na tonalidade azul metálico original. O interior tem painel com detalhes em madeira e bancos em couro creme com canaletas bordô, e possui todos os mostradores e itens de acabamento originais e em bom estado. O mesmo vale para todos os emblemas e lanternas.

As rodas, porém, são um jogo de Magnum, frequentemente usadas em muscle cars – talvez sejam um aceno à origem americana do motor. Originalmente, o Interceptor MkIII usa rodas GKN, de fabricação britânica.

Em termos de manutenção, o Interceptor está em ordem, de acordo com o vendedor – e, neste aspecto, o motor V8 americano também representa uma vantagem, pois isto facilita bastante o acesso a peças de qualidade. E também abre mais possibilidades de preparação, caso você esteja disposto a modificar um clássico deste calibre. Isto posto, quando se compra um carro antigo, nunca é má ideia investir em uma revisão geral.

Se você ficou interessado, pode clicar aqui para acessar o anúncio, onde estão os contatos do vendedor.

inbanner-fim-post


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!

Matérias relacionadas

Leilão de clássicos no Rio Grande do Sul arrecada mais de R$ 1 milhão, veja os destaques

Dalmo Hernandes

Este Celta LT tem um motor 1.8 sob o capô e pode ser seu novo pocket rocket

Dalmo Hernandes

Este Gol Star 1989 é raro, bem cuidado e original – e está à venda

Dalmo Hernandes