todos conhecemos a historia de sucesso da lancia nos ralis que começou nos anos 70 com o stratos e culminou com seis titulos em sequencia entre 1987 e 1992 todos conquistados pelo delta hf ate hoje a lancia e a maior campea do wrc com dez titulos nem mesmo a citroen que dominou a competiçao nas decadas de 2000 e 2010 foi capaz de supera los os franceses conquistaram oito titulos entre 2003 e 2012 na primeira metade da decada de 1980 porem estava dificil vislumbrar um futuro tao brilhante embora tivesse sido bem sucedida em 1983 com o lancia 037 a fabricante sabia que aquele era um carro antiquado enquanto a maioria das rivais havia migrado para a traçao integral em um movimento iniciado pelo audi quattro o lancia 037 ainda tinha traçao traseira ele precisava urgentemente de um sucessor que levasse força para as quatro rodas so havia um problema a lancia ainda nao tinha um sistema de traçao integral pronto na verdade eles sequer haviam considerado esta possibilidade apos a conclusao do 037 entao foi preciso improvisar e o resultado e um carro relativamente desconhecido na trajetoria da lancia o trevi bimotore se voce nao conhece o lancia trevi nao precisa se culpar ele nao e muito famoso fora da italia o trevi era a versao de tres volume do lancia beta modelo vendido na decada de 1980 que tambem tinha carrocerias cupe e perua o nome tambem foi usado no lancia beta montecarlo cupe de motor central traseiro que compartilhava pouquissimos componentes com os outros beta e foi usado como base para o 037 do grupo b o trevi era um seda italiano tipico da epoca com uma carroceria predominantemente retilinea projetada pela pininfarina e motor dianteiro transversal alem de suspensao independente do tipo macpherson nas quatro rodas o interior trazia um painel de instrumentos que ficou conhecido como queijo suiço por trazer todos os mostradores e luzes espia alojados em buracos redondos e podia ser um problema para quem sofria de tripofobia ele foi fabricado por relativamente pouco tempo entre 1980 e 1984 antes de ser substituido pelo lancia prisma versao seda do delta e foi em 1984 que a lancia decidiu usar o trevi como base para o substituto do 037 a ideia ousada partiu de giorgio pianta piloto de testes e diretor da equipe abarth duplicar o conjunto mecanico do carro instalando um segundo motor para mover o eixo traseiro duplicando a potencia e conseguindo traçao nas quatro rodas de forma instantanea a escolha por um seda nao parecia muito logica para um carro de rali mas o plano contou com o apoio imediato de cesare fiorio o diretor da equipe hf squadra corse responsavel pelos esforços da lancia no wrc era o sinal verde de que o projeto precisava foi usada como base a versao de topo do lancia trevi a vx que era movida por um motor 2 0 com comando duplo no cabeçote e supercharger alimentado por um carburador weber 36 era bastante para entregar 135 cv ou seja com dois motores a potencia chegaria aos 270 cv no caso do trevi bimotore como ficou conhecido o prototipo o motor dianteiro permanecia em seu devido lugar inalterado o que os engenheiros da lancia fizeram foi instalar um segundo motor bem como seu cambio em posiçao central traseira na transversal os mesmos suportes usados na dianteira foram adaptados para a traseira bem como os componentes de suspensao e arrefecimento a carroceria de tres volumes afinal de contas mostrou se perfeita para a aplicaçao possibilitando que um generoso tanque de combustivel fosse montado no porta malas e ainda ajudava a despistar as concorrentes enquanto o trevi bimotore era testado em vias publicas embora as entradas de ar nas portas traseiras denunciassem que havia inusitado naquele seda havia outros detalhes mais discretos como as saidas de escape uma na lateral direita outra na traseira; e as rodas speedline do tipo 2 piece calçadas com pneus pirelli feitos sob medida para o projeto as duas transmissoes eram ligadas a um mesmo trambulador enquanto a atuaçao dos aceleradores era feita por um unico pedal com um sistema drive by wire ainda bem rudimentar este sistema tambem cumpria a funçao de abrir a borboleta traseira com um pequeno atraso o que ajudava a reduzir a tendencia ao sobre esterço ao retomar a aceleraçao nas saidas de curva havia dois conta giros no cluster de instrumentos principal um deles no lugar do velocimetro este foi realocado no console central proximo a mao do piloto [gallery type= grid link= file columns= 4 size= medium ids= 224565 224570 224574 224573 ] os primeiros testes indicaram que o carro era razoavelmente rapido com velocidade maxima de 230 km/h no entanto o bimotore era pesado demais afinal ele tinha o dobro dos componentes mecanicos e tambem sofria muito com o superaquecimento do segundo motor nao eram defeitos surpreendentes considerando o contexto do projeto e o pouco tempo que a equipe teve para executa lo alem disso os sistemas eletronicos experimentais usados para sincronizar os motores eram propensos a falhas especialmente nos primeiros minutos de funcionamentocom isto o projeto foi abortado ainda naquele ano e a lancia começou a trabalhar naquele que veio a ser de fato o sucessor do 037 o delta s4 https //www youtube com/watch v=mi08znx49p4 apesar disto o conceito do trevi bimotore era interessante demais para cair totalmente no esquecimento por isso a lancia decidiu manter o prototipo em seu acervo sempre em condiçoes de rodar hoje o carro esta no fca heritage hub o museu recem aberto dedicado a carros historicos da fiat da lancia da alfa romeo e da abarth
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